TRANSPARÊNCIA: PÁGINA UM APRESENTA 25.ª INTIMAÇÃO
Luís Montenegro é apenas um dos muitos sócios de sociedades de advogados que beneficiaram da liberalidade do Banco Português de Fomento (BPF), que distribuiu dezenas de ajustes directos para serviços jurídicos e de consultadoria. Perante a recusa do banco público em facultar provas da execução dos serviços que justificaram pagamentos de cerca de 2,3 milhões de euros desde finais de 2021, o PÁGINA UM intentou esta quinta-feira uma intimação junto do Tribunal Administrativo para apurar se existem ou não contratos fictícios com desvio de verbas públicas. No lote destes contratos inclui-se ainda uma estranha adjudicação da Universidade Católica para contratar “observadores”, por motivos de urgência e durante três anos, no valor de 700 mil euros. Grande parte da documentação enviada pelo BPF ao PÁGINA UM foi mutilada a negro.
CORREIO MERCANTIL
Brás Cubas dá um piparote no suposto 'livre processo' de escolha dos candidatos do partido LIVRE, através um intrincado Regulamento das Primárias. E, já agora, também em Rui Tavares.
PÁGINA UM
AJUSTES DIRECTOS SEM RASTO DE TRABALHO
Não é caso único – e essa é a parte mais grave. Desde Novembro passado, o PÁGINA UM tem vindo a pressionar o Banco Português de Fomento para apresentar provas da execução de ajustes directos de consultoria e serviços jurídicos no valor de 2,3 milhões de euros, incluindo um que beneficiou a sociedade do actual primeiro-ministro.
ARRANHADELAS
Aparentemente, as unhas do Serafim nem 'desfiam' ninguém, desta vez; na verdade, até estamos perante, 'provavelmente', um elogio à qualidade da edição em papel do Expresso.
19 MILHÕES EM AJUSTES DIRECTOS DESDE 2021
A Unidade Local de Saúde do Hospital de Santa Maria entregou mais um ajuste directo à ITAU, uma empresa do sector da alimentação que, em 2011 chegou a estar na mira da Autoridade da Concorrência por cartelização. Este contrato de 'mão-beijada' soma a mais 10 nos últimos quatro anos, envolvendo 19 milhões de euros.
EDITORIAL DE PEDRO ALMEIDA VIEIRA
POLÍTICOS DE CENTRO-DIREITA EM PESO NUM MOVIMENTO QUE SE DIZ CÍVICO
A associação Honrar Portugal parece tudo menos espontânea. Em poucos dias, fez um site, tem agenda de presenças de Gouveia e Melo, e os estatutos mostram ter sido pensada para recolher apoios financeiros para o antigo líder da Marinha, embora tenha sede numa espécie de 'albergue espanhol' empresarial.
ALTERAÇÕES MEDIÁTICAS
A Matemática pode não ser o forte de muitos jornalistas, mas na Lusa exagera-se e nem se consegue contar até 10 para imprimir rigor a uma notícia....
Pedro Almeida Vieira
Luís Gomes
Jorge Silva Paulo
Elisabete Tavares
OPINIÃO
REGULADOR DOS MEDIA 'ENSINA' A FAZER NOTÍCIAS PAGAS SEM PROBLEMAS
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) condenou a Impresa Publishing a uma coima de apenas 2.000 euros, mas dá 'dicas' aos media para continuaram a fazer publicidade travestida de notícias.
Ruy Otero
Clara Pinto Correia
Tiago Salazar
PÁGINA UM COLOCA NOVA INTIMAÇÃO NO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO
São centenas de dados eliminados em actas do Conselho Superior da Magistratura, segundo critérios incompreensíveis, usando, em muitos casos, o célebre 'XXX'. Nomes de juízes castigados, com más classificações ou com processos em atraso, são expurgados, sem que advogados e arguidos saibam o que se passa. O PÁGINA UM interpôs uma intimação contra o CSM no Tribunal Administrativo de Lisboa, através do seu FUNDO JURÍDICO, para aceder às actas integrais.
CRISE NA IMPRENSA
Foi a galinha de ovos de ouro, depois passou a ser a vaca que dava leite; agora mostra mais ser uma cabra vampirizada até à última gota de sangue – este pode bem ser um possível retrato alegórico da SIC, a empresa televisiva da Impresa, e a história de uma ‘mãe’ que está a matar a ‘filha’.
Antecipe as notícias que vão sair no P1.
32 MESES DE LUTA CONTRA O OBSCURANTISMO CIENTÍFICO
Foi preciso uma sentença, um acórdão e um pedido de aplicação de sanção pecuniária compulsória. O PÁGINA UM revela (e apresenta uma avaliação individual) dos 52 relatórios do Instituto Superior Técnico escondidos durante 32 meses pelo seu presidente, Rogério Colaço.
PRESIDENCIAIS
Pitagórica questionou 400 pessoas, mas votos ‘de certeza’ somam 1032. Regulador tinha um prazo legal de oito dias para deliberar sobre uma queixa do PÁGINA UM. Já passou...
As unhas do Serafim 'desfiam', desta vez, em Filipe Froes que nem sequer sabe Matemática básica.
CONCERTO DE DARDUST
Crítica ao concerto de Dardust no Capitólio, em Lisboa, no dia 22 de Março de 2025.
NOVELAS IMPROVÁVEIS: ROMMEL EM JERUSALÉM
MENDO CASTRO HENRIQUES - Quinto episódio
REVÓLVER VACILANTE
Paulo Vero revisita memórias de uma infância e uma peculiar matrícula.
PINDORAMA
Um conto do escritor brasileiro Lourenço Cazarré, sempre aos domingos, quinzenalmente.
TEM DIAS
Um conto de Sílvia Quinteiro.