OPINIÃO & DENÚNCIAS

VOZ P1, para dar voz aos leitores

black megaphone pendant

por Pedro Almeida Vieira // março 10, 2022


Categoria: Opinião

Temas: Voz P1

minuto/s restantes


O PÁGINA UM pretende, com o VOZ P1, ser mais do que um jornal de investigação. De igual modo, deseja ser uma plataforma cívica de participação, bem como de denúncia.

Não um local de participação inócua, nem de denúncia fútil, mas antes um jornal que promove o activismo dos cidadãos como forma de contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa e para uma democracia amadurecida, transparente e ao serviço dos cidadãos.

Nessa linha, o VOZ P1 pretende constituir um espaço de apresentação, de reflexão e de denúncia de qualquer pessoa ou entidade, dentro de um espírito democrático.

Nessa medida, o PÁGINA UM aceitará, dentro de critérios de equilíbrio, e seguindo escrupulosamente o seu Estatuto Editorial, e atendendo ao Código de Princípios e à Declaração de Transparência, todos os textos e artigos de opinião de quaisquer pessoas ou entidades.

Esses textos devem ser exclusivamente enviados através deste FORMULÁRIO.

Se houver denúncias (não anónimas) sobre determinados processos, o PÁGINA UM poderá, com a concordância da autora do texto (pessoa ou entidade), contactar a entidade pública e/ou privada em causa para eventual obtenção de uma reacção, cuja resposta, se houver, será integralmente acrescentada no fim do texto original.

Em todo o caso, o PÁGINA UM reserva o direito de não publicar os textos na secção VOZ P1 nas seguintes circunstâncias:

a) Se a qualidade do texto, do ponto de vista gramatical e/ou ortográfico, for manifestamente deficiente, convidando-se o autor a reformular. Em situações excepcionais, poderá ser feita uma edição, que será publicada após a concordância do autor;

b) Se o conteúdo utilizar termos difamatórios ou linguagem desrespeitosa, obscena ou grosseira;

c) Se o conteúdo defender princípios inconstitucionais ou lesivos dos direitos humanos;

d) Se, de forma clara, contiver pressupostos ou assuntos já abordados recentemente pelo mesmo autor ou por outros autores;

e) Se não for incluído, no caso de denúncias, provas documentais suficientemente fortes (documentos, fotos, vídeos, etc.) que, numa análise credível, aparentem ser inquestionáveis relativamente à sua veracidade.

O PÁGINA UM pode exigir, para a publicação do texto no VOZ P1, que lhe seja enviado um comprovativo de identidade, pelo que se solicita que, aquando do primeiro envio, seja indicado obrigatoriamente um endereço electrónico, sem o qual o texto nem sequer será analisado.

A rapidez na publicação dos textos será em função do cumprimento daquilo que se refere nas alíneas acima expostas.

O FORMULÁRIO a preencher será similar ao usado para denúncias anónimas (neste caso, obviamente, sem identificação), de modo a garantir que apenas o director do PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira, tenha acesso.

Em circunstâncias especiais, o texto enviado pode ser publicado na secção OPINIÃO, sendo tal aceite implicitamente pelo seu autor.

Quaisquer dúvidas, por favor, coloque-as através do formulário.

Contamos com a sua participação para a melhoria constante da democracia.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.