NOVIDADES LITERÁRIAS

Estante P1: Abril de 2022

view of floating open book from stacked books in library

por Sónia Valente // abril 29, 2022


Categoria: Cultura

Temas: Estante P1

minuto/s restantes

Título

A Tatuadora de Jaipur

Autora

Alka Joshi

Editora

ASA

Sinopse

Aos dezassete anos, Lakshmi foge de um casamento arranjado e ruma a Jaipur, a vibrante metrópole cor-de-rosa. É lá que se reinventa como artista, conseguindo tornar-se tatuadora de hena das mulheres mais ricas da cidade, que a buscam atraídas pelo talento mas também pelos seus poderes de curandeira e pela sua discrição como confidente. Mas embora muitos segredos lhe sejam revelados, os dela têm de permanecer guardados a sete chaves.

À medida que a popularidade de Lakshmi aumenta, também os seus esforços para proteger a reputação e a carreira se intensificam. A ameaça, porém, não tarda a bater-lhe à porta: o marido encontrou-a, tem um plano, e não está sozinho, vem acompanhado de uma menina de treze anos, Radha, a irmã que a Lakshmi não sabia ter.

Radha é curiosa e rebelde, uma combinação perigosa que preocupa Lakshmi. Agora que as vidas de ambas estão intrinsecamente ligadas, será ela capaz de manter a liberdade que conquistou a pulso e, ainda assim, proteger a irmã?

Exótico e envolvente, A Tatuadora de Jaipur é um retrato fulgurante de um país e de uma mulher. Há algo de mítico (e místico) na sabedoria ancestral de Lakshmi e na sua ânsia por liberdade numa sociedade que oscila ainda entre as velhas tradições e a modernidade, um mundo que é simultaneamente sumptuoso e fascinante, austero e cruel.

 Esta é uma história de amor-próprio e perseverança, de vingança… e perdão.

Título

Cuidado com o cão

Autor

Rodrigo Guedes de Carvalho

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Em plena pandemia, um médico reformado está confinado na casa onde vive só, atormentado por recordações dolorosas, quando lhe bate à porta uma mulher que ele nunca viu, mas que garante conhecê-lo bem. Duas irmãs que nunca se separaram um único dia caem num inesperado abismo e, por causa de um incidente, passarão sete anos sem se ver. E quatro cães desempenham papéis importantes nas vivências das personagens principais, cujas vidas acabam por se cruzar da forma mais inesperada.

Cuidado com o Cão é uma narrativa comovente sobre amor e redenção. Um livro carregado dos mais fortes e inconfessáveis sentimentos, e onde subitamente surge o enfermeiro Luís Gustavo e onde o carismático médico Pedro Gouveia assume um papel preponderante.

Sem constituírem nenhuma série, O Pianista de Hotel, Jogos de Raiva e Cuidado com o Cão têm a particularidade de tecer uma rede de personagens que se cruzam continuamente. Mas se é verdade que cada um destes romances tem uma história autónoma e se basta a si próprio, também é verdade que no seu conjunto constroem algo maior, um universo único onde estamos sempre desejosos de regressar.

Título

É tempo de reacender as estrelas

Autor

Virginie Grimaldi

Editora

Marcador

Sinopse

Anna, Chloé, Lily. Três mulheres, três gerações, três vozes que dialogam. Uma história plena de humor, amor e humanidade, que nos faz querer dizer aos nossos entes queridos que os amamos.

No dia em que tudo desmorona sobre ela, Anna percebe que está prestes a perder o que mais ama no mundo e pelo qual suportou o cansaço e a frustração: as filhas. Superando medos e ataques de pânico, toma uma decisão louca e imprudente: mete-se com as filhas numa autocaravana e parte numa viagem para a Escandinávia.

É o início de uma aventura cheia de surpresas hilariantes e encontros comoventes, um corpo a corpo que verá mãe e filhas colidirem no presente e discutirem os segredos do passado, para depois aprenderem a conhecer-se e a ouvir-se.

Título

Espermagedão

Autor

Niels Christian Geelmuyden

Editora

Casa das Letras

Sinopse

Cada vez mais casais não conseguem ter filhos ou lutam para conseguir tê-los. A fertilidade está em declínio em todo o mundo. O que até nos pode fazer pensar que está tudo bem, por já sermos muitos a habitar a Terra, mas o problema é que homens com esperma pobre também têm vidas mais curtas e sofrem mais doenças e problemas de saúde do que os homens com esperma saudável.

É um problema que não afeta apenas os casais diretamente, mas sim, de uma forma ou outra, todas as pessoas, uma vez que a mesma tendência foi detetada em peixes, anfíbios, insetos, aves, répteis e mamíferos. Qual será a causa desse declínio na reprodutividade? Haverá alguma coisa que possamos fazer para reverter esta tendência? Ou poderá este fenómeno pura e simplesmente causar a extinção da humanidade e de outras formas de vida?

Neste livro pejado de factos inéditos e terrivelmente oportuno, Niels Christian Geelmuyden destaca as pesquisas atuais sobre o tema. É um livro que nos interessa a todos: a si, aos seus filhos e aos seus netos, coisa que poucos livros podem reivindicar — a importância de alertar diferentes gerações para um mesmo problema.

Título

Constança: traída por Pedro e Inês

Autor

Isabel Machado

Editora

Manuscrito

Sinopse

Quando chegou a Portugal, em agosto de 1340, Constança vinha disposta a tudo para ser feliz. Repudiada pelo primeiro marido, Afonso XI de Castela, que chegou mesmo a prendê-la num castelo em Toro, Zamora, a jovem castelhana estava cansada de sofrer. Agora, depositava todas as suas esperanças no casamento com o infante D. Pedro, futuro rei de Portugal.

 No seu séquito de aias, porém, vinha uma jovem galega: Inês de Castro. Constança acabaria duplamente traída: pelo marido, a quem jurou amor eterno, e pela aia, que via como uma irmã. Personagem esquecida da nossa História, Constança Manuel teve uma vida marcada pela dor. No entanto, era também uma mulher inteligente, astuciosa e, levada ao limite, capaz de ponderar o impensável.

Isabel Machado traz-nos o outro lado da história de amor mais conhecida da nossa História. Num romance intenso e apaixonante, a autora oferece-nos a perspetiva da vítima do amor de Pedro e Inês, apresentando-nos uma trama de grande densidade psicológica, centrada na complexidade da condição humana: as ambições, as expectativas, os medos e as inseguranças, mas também a necessidade de amor.

Título

Caricaturas portuguesas dos anos de Salazar

Autor

João Abel Manta

Editora

Tinta da China

Sinopse

Foi lançado originalmente no Natal de 1978, pelas Edições O Jornal - o primeiro livro totalmente do seu autor, já então ilustrador e cartoonista de referência, e com aquele nome no título, «Salazar», simbólico de como a revolução libertou o artista. Caricaturas Portuguesas dos Anos de Salazar é um livro-testemunho da excelência a vários níveis de João Abel Manta: representou o regresso do celebrado desenhador, uma afirmação artística, uma prova de resistência política e um testamento pessoal e geracional. Foi e continua a ser tudo isso - agora reeditado tal como existiu na sua ambiciosa primeira edição, porque é essencial que o trabalho de Abel Manta continue vivo e volte a estar disponível nas livrarias.

Título

Herbário

Autor

José Guardado Moreira

Editora

Porto Editora

Sinopse

Esta é uma escuta da terra, exercício telúrico que coloca o humano diante do advento imparável, paulatino e culto, da Natureza.
José Guardado Moreira foi sempre poeta de detalhe subtil, atento, feito de uma delicadeza que lhe confere uma especial condição que eu diria ser marcada pelo gentil e pela inteligência de reparar.
Este Herbário é mais do que elogio ao funcionamento poderoso das coisas naturais, é uma aspiração à harmonia, à inclusão do humano nesse universo do qual, por prepotência suicida, tantas vezes tendemos a querer vermo-nos excluídos.
Não creio que seja por força nostálgica que se escreve assim. É, acima de tudo, resistência. Uma lucidez que reclama para a grandeza de existir a completude que só é possível através do respeito pelos ciclos fundamentais da vida.
Valter Hugo Mãe

Título

Aprenda a ser carismático

Autor

Olivia Fox Cabane

Editora

Casa das Letras

Sinopse

Existe um mito sobre o carisma segundo o qual este atributo é como um talento que nasce connosco — ou se tem, ou não se tem. Mas, como todos os mitos, não é verdade. Virtudes como o carisma e o magnetismo pessoal não são um exclusivo de acesso reservado a homens e mulheres especialmente bonitos, brilhantes, sagazes ou extrovertidos. São qualidades que podem ser aprendidas, treinadas e aplicadas com sucesso por qualquer um de nós.

A autora Olivia Fox Cabane, recorrendo a técnicas que desenvolveu para a Universidade de Harvard e para o MIT, explica-nos neste livro as várias componentes do carisma e lembra-nos que, para desenvolver esta competência, não é preciso alterar os fundamentos da nossa personalidade. Basta adotar e aperfeiçoar uma série de práticas e comportamentos que encaixam na pessoa que já somos.

Aprenda a Ser Carismático oferece um treino concreto, claro e científico destinado a todos os que querem tornar-se mais influentes, persuasivos e inspiradores, seja na esfera social e dos afetos, seja no mundo do trabalho.

Título

Slow Horses: covil de espiões

Autor

Mick Herron

Editora

Marcador

Sinopse

Slough House é o reino de Jackson Lamb, um local de desterro para agentes dos serviços secretos britânicos que comprometeram as suas missões ao esquecerem-se de um DVD ultrassecreto num comboio ou ao deixarem-se detetar num trabalho de vigilância. São os parentes pobres do serviço secreto - os cavalos lentos - e o mais amargo entre eles é River Cartwright, cujos dias são passados a transcrever conversas de telemóvel.

Mas quando um jovem é raptado e os seus raptores ameaçam decapitá-lo em direto na Internet, River vê uma oportunidade de se redimir. A vítima é quem parece ser? E qual é a ligação entre os raptores e um jornalista caído em desgraça? À medida que o momento da execução se aproxima, River descobre que todos os envolvidos têm os seus próprios planos… E a menos que os cavalos lentos consigam provar que não são tão inúteis como se pensa, a morte de um jovem vai ecoar pelo mundo.

Covil de Espiões é o primeiro livro da série Slough House.

Título

O lírio das sombras

Autor

Johanna Mo

Editora

Porto Editora

Sinopse

Jenny regressa a Öland e percebe que a casa está vazia. O marido, Thomas, e o filho de 14 meses, Hugo, desapareceram.
Será que Thomas partiu de livre e espontânea vontade, levando consigo o filho de ambos? Ou há algo mais sinistro em jogo? Quando o homem é encontrado morto, toda a ilha se mobiliza para encontrar o pequeno Hugo, antes que seja demasiado tarde. A inspetora Hanna Duncker vê-se assim envolvida em mais uma investigação que irá revelar segredos há muito escondidos.
E, mais uma vez, o passado vem assombrar o trabalho de Hanna: o que aconteceu, de facto, 16 anos antes, quando o seu pai foi condenado por homicídio? Alguém na ilha recorre a medidas extremas para impedir que ela descubra a verdade.
O lírio das sombras é a segunda parte de Os Crimes de Öland, uma série policial que nos mostra como é viver à sombra de um crime, e como é difícil cortar o vínculo com o lugar onde nascemos.

Título

Música, só música

Autor

Haruki Murakami e Seiji Ozawa

Editora

Casa das Letras

Sinopse

Seis deliciosas conversas que inflamam a paixão e o prazer de escutar música. Toda a gente sabe que Haruki Murakami gosta tanto de música moderna e de jazz como de música clássica. Esta paixão não só o levou a ser dono de um clube de jazz em Tóquio, o famoso Peter Cat, como a impregnar de referências e vivências musicais a maioria dos seus romances e contos.

Neste livro, o escritor japonês mais famoso do mundo partilha com os leitores os seus gostos, as suas opiniões e, sobretudo, o desejo de saber tudo e mais alguma coisa sobre a arte da música, elemento de união entre milhões de pessoas espalhadas pelo mundo.

Ao longo de dois anos, Murakami e o seu amigo Seiji Ozawa, antigo diretor da Orquestra Sinfónica de Boston, mantiveram estas conversas, deliciosas a todos os títulos, sobre conhecidas peças de Brahms e Beethoven, Bartók e Mahler, sobre diretores de orquestra como Leonard Bernstein e solistas fora de série como Glenn Gould, sobre peças de música de câmara e sobre ópera.

Enquanto os dois ouvem discos e comentam diferentes interpretações, os leitores assistem a sumarentas curiosidades e confidências que por certo os contagiarão e despertarão neles o entusiasmo e o prazer infindável de desfrutar da música com novos ouvidos.

 Prefácio de Martim Sousa Tavares.

Título

As fogueiras do mar

Autor

Luís Fagundes Duarte

Editora

Companhia das Ilhas

Sinopse

De cunho testemunhal e lírico, concebidas semanalmente, entre 1999 e 2014, para o jornal Diário Insular, e agora compiladas com o selo da Companhia das Ilhas, estas crónicas do filólogo e escritor Luiz Fagundes Duarte (Terceira, 1954) remetem, com o poder metonímico do seu título - As Fogueiras do Mar -, tanto para a origem geológica das ilhas sobre as quais se debruça, como para a condição existencial de quem nelas nasce, habita, ou delas parte, ou nelas aporta. Não se conte, porém, encontrar aqui apenas o lugar sentenciado ao abandono e ao isolamento, geografia de danados e esquecidos.

As ilhas destas crónicas apresentam-se-nos com as suas particularidades paisagísticas, sociológicas, linguísticas, mas não se esquece o cronista, agnóstico meditabundo, de religar essas propriedades com o imaginário literário que o velho mundo ocidental urdiu até à contemporaneidade. O elemento marítimo surge nestes textos sobretudo como caminho de abertura, de desbravamento dos universos derredor e não é, por isso, de espantar que o leitor, na visitação da paisagem e das reflexões insulares, tropece em Ulisses ou em Rafael Hitlodeu, ou se depare com o mundo ficcional de Nemésio, ou até com a lírica de José da Lata.

Aqui temos, em exercícios textuais enxutos, mas não secos, memorialísticos, mas sem ceder à proporção maçuda, a mestria discursiva de um autor que conjuga os saberes erudito e popular, as dimensões histórica e mitológica, impregnando-as com o seu olhar íntimo, a sua vivência pessoal feita de cartapácios e de apanhar feijão e batatas, e aproximando a experiência da leitura de um itinerário cultural que promete a chegada a uma ilha que o leitor não encontrará no mapa, mas dentro de si.

Título

A arte de bem descansar

Autor

Claudia Hammond

Editora

Ideias de Ler

Sinopse

Hoje em dia, associamos o prestígio a uma vida muito ocupada. Queremos estar sempre ativos, ter a agenda cheia, mas ao mesmo tempo sentimo-nos exaustos e não descansamos o suficiente.
Fala-se muito da importância da qualidade do sono, mas o descanso é algo diferente: é o que nos permite abrandar o ritmo, relaxar a mente e carregar as baterias do corpo.
Partindo de um estudo realizado em 135 países sobre os hábitos de descanso e baseado em investigação científica, este livro revela as dez atividades consideradas mais repousantes e explica como podemos tirar mais partido dos seus benefícios.
Saiba como descansar mais e melhor, porque o descanso não é um luxo, mas uma necessidade vital.

Título

Depois da queda

Autor

Julie Cohen

Editora

Porto Editora

Sinopse

Quando um infeliz acidente força Honor a ficar com a sua nora viúva, Jo, e com a sua única neta, Lydia, ela mal pode esperar para recuperar o suficiente e voltar para a sua própria casa. No entanto, quanto mais tempo ela passa com Jo e Lydia, mais se sentem como uma família a sério. Mas cada uma das três mulheres guarda segredos que ameaçam destruir as suas vidas, tais como elas as conhecem.
Num dia de verão, os segredos da avó, mãe e filha serão revelados num único momento dramático que nos deixará a todos com a eterna questão: será que existem segundas oportunidades?

Título

O livro dos cinco anéis

Autor

Miyamoto Musashi

Editora

Ideias de Ler

Sinopse

“Quem é sábio deve saber deduzir muito a partir do pouco. Se conhecer o Caminho da Arte do Combate, não há nada que não possa vislumbrar.”


Escrito por volta de 1645, O Livro dos Cinco Anéis, ou Go Rin No Sho, é um dos mais reconhecidos tratados sobre estratégia alguma vez escritos. Pensado como um compêndio do estilo de combate que Miyamoto Musashi – o mais famoso dos samurais – desenvolveu ao longo da vida, a obra acabou por se tornar uma referência intemporal. Através de diversas técnicas e raciocínios simples, mas poderosos, e de um valioso conjunto de princípios morais, este livro revela-se um guia que, mais de três séculos e meio após ser escrito, continua a orientar todos aqueles que desejam vencer, seja ao nível dos negócios, da carreira ou da vida pessoal.

“Construa-se a si mesmo com mil dias de aprendizagem e aprimore-se com dez mil dias de prática.”

Título

A arte da guerra

Autor

Sun Tzu

Editora

Ideias de Ler

Sinopse

A Arte da Guerra é, por certo, o mais famoso tratado sobre estratégia alguma vez escrito. Porém, muito mais do que ter inspirado grandes mestres guerreiros, como os samurais japoneses, ou génios militares, como Napoleão Bonaparte, é a referência essencial para todos os que desejam atingir o sucesso nos negócios, na carreira e na vida. Esta nova tradução, do original chinês para a língua portuguesa, oferece ao leitor uma forma renovada de ler A Arte da Guerra, sem as reinterpretações que a descaracterizaram ao longo dos tempos, recuperando uma obra que mantém uma incrível atualidade e importância.

Título

Contra-terrorismo: tópicos sssenciais e a unidade CT "ideal"

Autor

Frederico Cortez

Editora

Diário de Bordo

Sinopse

O livro é um importante contributo para a compreensão do fenómeno do terrorismo e criminalidade associada, numa visão holística e actualista, que consegue, por um lado, abordar, uma análise das questões que dividem muitos teóricos na construção dogmática do conceito de terrorismo, e, por outro, uma visão focada para a vertente operacional e organização policial.

"Frederico Cortez tem uma grande paixão pela temática CT, tratando-se de um respeitado investigador criminal da Polícia Judiciária(…), alguém que não só estudou os tópicos expostos, académica e cientificamente, como também lidou com eles diária e profissionalmente." João Melo

Título

A força das mulheres

Autor

Denis Mukwege

Editora

Objectiva

Sinopse

Do Prémio Nobel da Paz e activista dos direitos humanos, um testemunho da força e resiliência das mulheres.

Aquele a quem chamam «o homem que cura as mulheres», o ginecologista e cirurgião Denis Mukwege consagrou a sua vida às mulheres vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo. Num lugar onde a violação é considerada uma arma de guerra, Mukwege move montanhas contra a violência mais monstruosa, muitas vezes colocando a própria vida em risco.

Escrito na primeira pessoa, A Força das Mulheres é uma homenagem à coragem e à força daquelas que «carregam dentro de si a humanidade» e um convite à reflexão sobre o mundo que queremos ajudar a construir. Argumentando a importância de dizer «não» à indiferença e analisando as causas para o flagelo da violência sexual que assola o mundo, responsabiliza os governos no seu papel de reconhecer e compensar as vítimas e apela a que se quebre o tabu em torno da violação, construindo um sistema que apoie as mulheres e as incentive a denunciar a violência de que são alvo.

Neste livro, Mukwege defende a urgência da construção de uma sociedade mais equilibrada, que envolva homens e mulheres numa verdadeira mudança de paradigma e na luta que deve ser a de todos, por justiça e por paridade.

 No centro de a força das mulheres estão as vozes de todas as mulheres que, apesar do trauma e da violência, persistem e resistem e lutam. No final, a mensagem do prémio Nobel da Paz é clara: todos temos o potencial individual para fazer parte da mudança.

Título

Sábado

Autor

Oge Mora

Editora

Fábula

Sinopse

Hoje é Sábado!

O dia preferido da Eva e da mãe. Têm tudo planeado! Mas, infelizmente, o plano corre mal… a mãe quase desespera, mas a Eva recorda-lhe o que torna os sábados tão especiais.

Uma história cheia de amor para ler todos os dias da semana.

Um livro que ajuda a saber lidar com os imprevistos num mundo cheio de imperfeições, mas também repleto de possibilidades.

As colagens deste livro foram criadas com tinta acrílica, marcadores de tinta-da-china, papel estampado e recortes de livros antigos. Os títulos foram manuscritos, tornando este um livro de grande originalidade e beleza.

Livro selecionado para as listas de melhores livros do ano de várias publicações prestigiadas.

 Autora premiada e reconhecida pela crítica.

Título

Aventureira Marielle e o dia da fotografia

Autor

Nuna (texto) e Lala Berekai (ilustrações)

Editora

Nuvem de Letras

Sinopse

«Até àquele momento, sempre pensara que os seus pompons lhe ficavam muito bem.

A mãe e o pai queixavam-se dos buracos que a Marielle fazia na roupa quando jogava à bola, mas diziam que ela tinha o cabelo mais lindo da família.»

 Marielle é uma menina orgulhosa do seu afro, até ao dia em que alguém lhe diz que, para o dia da fotografia na escola, tem de pôr o cabelo lindo e arranjado.

Um livro delicioso sobre amor-próprio, tolerância, inclusividade e orgulho.

Título

O gigante com pés de princesa

Autor

Pedro Fernandes

Editora

Porto Editora

Sinopse

Esta é a história do Tobias, um menino gigante que nasceu na Grandelândia, uma grande cidade na Terra dos Gigantes. Tudo é grande na Grandelândia: as casas, as ruas, as cadeiras, os garfos... Tudo exceto os pés do Tobias. Esses parecem teimar em não querer acompanhar o crescimento do corpo, para sua grande tristeza. E por isso toda a gente gozava com ele. O Tobias é o único gigante com pés de princesa. Farto de ser motivo de troça, um dia o Tobias fugiu. Nunca mais ninguém o viu. Mas tu não podes deixar que esta história acabe assim.
Os pés crescem, os dentes nascem, as borbulhas desaparecem.
Tu és sempre tu. E não deixes que te digam que não és importante.
Lembra-te de que serás sempre GIGANTE!

Título

O Crespos

Autor

Adolfo Luxúria Canibal

Editora

Porto Editora

Sinopse

Há exactamente trinta e quatro anos, seis meses e sete dias que todas as tardes, entre as catorze e as quinze horas, o Crespos se senta na mesma cadeira à mesma mesa da velha Brasileira. Até que, certo dia, algo muda, e a vida na cidade nunca mais será a mesma...
O Crespos é uma oportuna reflexão sobre a invisibilidade e a solidão na sociedade contemporânea, respondendo com o desassombro característico de Adolfo Luxúria Canibal a uma questão premente: o que fica de nós, quando já cá não estivermos?

Título

As pessoas invisíveis

Autor

José Carlos Barros

Editora

Leya

Sinopse

Em 1980, é encontrado em Berlim um caderno que relata a descoberta, em terras portuguesas, de uma jazida de ouro, segredo que levará o leitor aos anos da Segunda Guerra Mundial, à exploração de volfrâmio e à improvável amizade de um engenheiro alemão com o jovem Xavier Sarmiento, que descobre ter o dom de curar e se fascina com a ideia de poder. É a sua história, de curandeiro e mágico a temido chefe das milícias, que acompanharemos ao longo do romance, assistindo às suas curas e milagres, bem como aos amores clandestinos e à fuga intempestiva para África.

Percorrendo episódios da vida portuguesa ao longo de cinco décadas - das movimentações na raia transmontana durante a Guerra Civil de Espanha à morte de Francisco Sá Carneiro -, As Pessoas Invisíveis é também a revisitação de um dos eventos mais trágicos e menos conhecidos da nossa História colonial: o massacre de um grande número de nativos forros, mostrando como o fim legal da escravatura precedeu, em muitas dezenas de anos, a sua efectiva abolição.

 Entre realismo e magia, poder e invisibilidade, ignomínia e sobressalto, o presente romance, de uma maturidade literária exemplar, foi o vencedor do Prémio LeYa em 2021.

Título

Como Travar o Fascismo

Autor

Paul Mason

Editora

Objectiva

Sinopse

Do autor de Pós-Capitalismo e Um Futuro Livre e Radioso, um manual para resistir coletivamente ao avanço da extrema-direita.

Num momento de tensão geopolítica e de incerteza económica global, uma ideia transforma-se em evidência: o fascismo não é uma coisa do passado. À medida que a situação da Humanidade se agrava, os movimentos de extrema-direita ganham força, como um pesadelo coletivo recorrente.

Para combater este sistema, temos de compreender o seu percurso, as suas raízes psicológicas na sociedade, a teoria política que lhe dá forma e as condições que o permitem. Acima de tudo, diz Mason, temos de entender o fascismo como um sintoma do inquestionável falhanço do capitalismo.

Em Como Travar o Fascismo, Paul Mason, jornalista, professor universitário e activista britânico, conta a história deste fenómeno político, faz um retrato arrepiante do seu movimento contemporâneo e traça um plano radical e optimista para derrotar a extrema-direita no século XXI.

Das cinzas de um mundo destroçado por uma pandemia, temos a oportunidade única de criar uma sociedade mais justa e igualitária. Para que isso aconteça, temos de nos perguntar: em que tipo de mundo queremos viver? E o que estamos dispostos a fazer?

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

TítuloEspermagedão: a fertilidade masculina em queda livreAutorNIELS CHRISTIAN GEELMUYDEN (tradução: Maria de Fátima Carmo)Editora (Editora)Casa das Letras (Abril de 2022)Cotação17/20RecensãoEspermagedão – ...