RECENSÃO

As delícias de uma boa conspiração

stack of books on shelf

por Bernardo Almeida // maio 1, 2022


Categoria: Cultura

minuto/s restantes

Título

Teorias da conspiração

Autor

Fernando Neves

Editora

Oficina do Livro

Cotação

17/20

Recensão

“O universo das teorias da conspiração está recheado de histórias inacreditáveis. Na maior parte dos casos, essas narrativas obedecem a um discurso que se assume como fora do sistema, uma espécie de contracorrente revolucionária.”

Com um longa carreira feita em várias rádios portuguesas, Fernando Neves, que é também Mestre em Ciências da Comunicação e Tecnologias de Informação pelo ISCTE, escreveu um livro que funciona como o corolário dos mais de 120 episódios emitidos na Antena 1 sobre o tema das teorias da conspiração, disponíveis na RTP Play e também na plataforma Spotify.

São histórias para todos os gostos, como a Área 51, as elites e extraterrestres que mexem os cordelinhos das nossas vidas rumo à Nova Ordem Mundial, ou mesmo sobre a (in)existência de Shakespeare.

Há ainda a curiosidade particular da história de Joseph Gregory Hallett, que disse ter-lhe sido revelado, por entidades divinas, que existiram dois Jesus Cristos, primos, e  que viveram no Algarve, mais precisamente no Palácio de Carvalhal.

Com algum humor à mistura, Fernando Neves demonstra uma pesquisa árdua na descoberta das origens e dos protagonistas de muitas destas teorias, muitas que fazem já parte do nosso quotidiano, e outras ainda menos conhecidas, como é o caso da alegada primeira tentativa de ida à Lua séculos antes de russos ou americanos gravitarem em redor da Terra.

Esta é assim uma viagem fascinante que se propõe desvendar mistérios e encontrar respostas alternativas a grandes e pequenas perguntas feitas pela Humanidade ao longo dos tempos. Alguns desafiando a Ciência e a narrativa dominante, oferecendo outras possibilidades, por vezes rocambolescas, mas que, de alguma forma ou por insondáveis motivos, mantêm-se e conquistam adeptos um pouco por todo o Mundo.

Ao longo de 430 páginas pode-se aprender, rir, assustar-se e ponderar até onde vai a distância entre a conspiração real e a imaginação humana, que consegue ser, muitas vezes, demasiado fértil.

Este é alias o grande feitiço desta obra: ao percorrer todas as suas histórias, fica-se com a sensação de que nem todas as teorias da conspiração são fantasias, que vêm preencher um qualquer vazio explicativo que alicia um espectador menos informado. Algumas delas, mostram-se mesmo assustadoramente reais.

Há livros que, segundo as Teorias da Conspiração, não devem ser lidos, sob pena de infortúnios, episódios psicóticos ou mesmo a morte. Este não é um desses livros. Aqui corre-se apenas o risco de saber mais, e ficar mais bem informado. 

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

TítuloEspermagedão: a fertilidade masculina em queda livreAutorNIELS CHRISTIAN GEELMUYDEN (tradução: Maria de Fátima Carmo)Editora (Editora)Casa das Letras (Abril de 2022)Cotação17/20RecensãoEspermagedão – ...