Apesar da retracção do mercado automóvel em tempos de pandemia, as vendas de veículos eléctricos cresceram em 2021. Só na China, União Europeia e Estados Unidos venderam-se cerca de 6,2 milhões de unidades. Com a “urgência climática” adivinha-se um negócio ainda mais florescente nos próximos anos.
As vendas de carros eléctricos aumentaram 50 vezes na última década. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), no ano passado venderam-se em todo o Mundo 6,6 milhões destes veículos, número que contrasta com os cerca de 130 mil adquiridos em 2012. Nos últimos três anos, as vendas triplicaram.
Apesar da queda no consumo de grande parte dos bens e serviços causada pela pandemia, que fez também tremer o sector automóvel, o mercado dos denominados “carros ecológicos” registou um aumento significativo. Em 2019, as vendas de carros eléctricos totalizaram 2,2 milhões de unidades, perfazendo 2,5% do total dos veículos transacionados. No ano seguinte, as vendas subiram para os três milhões. Ao longo de 2021, os 6,6 milhões vendidos representaram 9% do mercado global deste sector.
Os veículos eléctricos, porém, não circulam de igual forma nos quatro cantos do Mundo. Nove em cada 10 destes automóveis estão na China, países europeus e Estados Unidos. Significa que, nas restantes regiões, as vendas são ainda pouco expressivas.
As vendas do ano passado reforçam este padrão: cerca de metade (3,4 milhões de unidades) dos novos carros eléctricos circulam agora nas estradas chinesas. O Governo da China ambiciona chegar a uma participação de 20% no mercado global até 2025.
O bom desempenho das vendas na China estará associado também a razões fiscais. Com efeitos a partir de 2022, o governo de Xi Jinping decidi reduzir em 30% os subsídios para a compra destes veículos, já depois de uma descida de 10% no ano passado. Estes subsídios serão mantidos, pelo menos, por mais dois anos.
Também na Europa as vendas dispararam, com um crescimento no ano passado de quase 70%, totalizando 2,3 milhões de unidades. Metade eram híbridos.
Pela primeira vez no Velho Continente, as vendas dos carros eléctricos bateram as dos veículos a gasóleo, atingindo uma fatia do mercado da ordem dos 21% em Dezembro passado. Os países europeus com maiores quotas no mercado eléctrico são agora a Alemanha (com 25%), a França e o Reino Unido (ambos com cerca de 15%), a Itália (com quase 9%) e Espanha (com 6,5%).
Num cenário em que as vendas do sector automóvel na Europa registaram uma descida de 25% entre 2019 e o ano passado, este aumento em contra-ciclo no sector dos eléctricos acentua a tendência de preferência dos consumidores em detrimento dos carros a diesel ou a gasolina. Mas há outras razões.
As políticas da União Europeia para redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) – num contexto em que alterações climáticas começam a estar no centro do debate político – também explicam esse alento nos veículos eléctricos.
Recorde-se que a Comissão Europeia pretende reduzir a zero as emissões de CO2 para carros novos a partir de 2035, o que implica o fim da comercialização de veículos com motores a gasóleo ou a gasolina.
A acompanhar esta tendência, várias marcas de automóveis, como a Ford e a Volkswagen, garantiram que, até 2030, metade das unidades vendidas serão veículos eléctricos. A Volvo, por sua vez, comprometeu-se a vender exclusivamente este tipo de automóveis a partir do final da presente década, tendo anunciado um investimento de 955 milhões para a produção de novos modelos eléctricos.
Nos Estados Unidos, as vendas de veículos eléctricos no ano passado superaram a marca do meio milhão. Entre Janeiro e Junho de 2021, de acordo com o Green Car Reports, estes veículos tiveram um crescimento de 117,4% face ao período homólogo do ano anterior, embora continuem a ser ainda muito minoritários nas estradas norte-americanas. Naquele período representaram apenas 2,4% de todos os novos registos automóveis.
A Tesla, empresa fundada por Elon Musk, domina o mercado norte-americano, com 66,3%, apesar de ter visto a concorrência crescer, mas ainda a grande distância. As outras duas marcas que ocupam o pódio são a Chevrolet (9,6%) e a Ford (5,2%).
Também em Portugal, a Tesla manteve-se como a marca de eleição dos condutores na categoria dos veículos 100% eléctricos (BEV), tendo vendido 1.612 unidades no ano passado, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE). Em segundo lugar ficou a Peugeot, seguida da Renault, com 1.545 e 1.182 unidades, respectivamente.
Saliente-se que, em Novembro do ano passado, as vendas de veículos ligeiros 100% eléctricos representaram uma quota de mercado de 18,1%, ultrapassando, pela primeira vez, os veículos com motor a gasóleo (quota de 17,7%).
No segmento dos híbridos plug-in (PHEV), as fabricantes de automóveis alemãs lideraram o mercado: Mercedes-Benz, com 3.783 unidades, e a BMW com 3451. A sueca Volvo, a terceira marca mais vendida, contabilizou 2.195 unidades.
Como em outros países, no nosso país o crescimento do mercado de veículos de baixas emissões de CO2 (híbridos ou 100% eléctricos) tem razões fiscais que o suportam. No caso nacional, porém, os apoios têm sido modestos. Por exemplo, no ano passado o Orçamento de Estado previa um subsídio de 3.000 euros na compra de veículos 100% elétricos, desde que o preço de compra não ultrapasse os 62.500 euros, mas aplicado apenas aos primeiros 700 veículos.
Texto editado por Pedro Almeida Vieira