Novidades Literárias

Estante P1: Junho de 2022

view of floating open book from stacked books in library

por Sónia Valente // Julho 7, 2022


Categoria: Cultura

Temas: Estante P1

minuto/s restantes

Título

A história do bichinho-de-conta

Autor

Tiago Rebelo

Editora

ASA

Sinopse

A história de Isabel Juliana, jovem herdeira de 14 anos obrigada a casar com o filho do marquês de Pombal, mas que nunca desistiu do seu verdadeiro amor.

Decorre o ano de 1768. D. José reina e o Marquês de Pombal manda.

Sebastião José de Carvalho e Melo decide casar o seu segundo filho, José Francisco, de 14 anos, com Isabel Juliana de Sousa Coutinho Paim, da mesma idade e herdeira de uma imensa fortuna. Mas Isabel Juliana ama Alexandre de Sousa Holstein.

Os dois cresceram juntos, apaixonaram-se, juraram amor eterno. Contudo, a vontade do marquês de Pombal e da avó dela pode mais e os dois jovens vêem-se separados para a vida.

Esta é a história da menina que o marquês de Pombal apelidou de Bichinho-de-Conta e que ousou afrontar o omnipotente ministro numa época em que Portugal inteiro se dobrava à sua vontade.

Forçada a casar, Isabel Juliana não se rendeu. Exemplo de coragem e perseverança em nome do amor, sofreu durante anos enclausurada nos piores mosteiros do reino.

 Apesar de terem tudo e todos contra eles, Isabel Juliana e Alexandre nunca desistiram um do outro, mas estariam destinados a acabar juntos?

Romance baseado em acontecimentos verídicos, A História do Bichinho-de-Conta narra o pesadelo de Isabel Juliana no contexto da sociedade portuguesa na segunda metade do século XVIII. Uma das histórias de amor mais extraordinárias e emocionantes da nossa História.

Título

A minha cura é a tua cura

Autoras

Inês Gaya, Rute Caldeira e Lisa Joanes

Editora

Albatroz

Sinopse

Somos sombra e luz, raiva e compreensão, revolta e amor.
É urgente que possamos acolher e respeitar tudo o que somos, sem a exclusão de qualquer uma das nossas partes.

Cada um de nós guarda em si uma história de dor, uma ferida a precisar de cicatrizar, um padrão a precisar de ser libertado. Quando olhas para os desafios como oportunidades, aprendes a ver as feridas como a semente da cura e a escuridão como o portal da luz.

Ao abraçares as feridas da tua alma, abraças as feridas da Humanidade, contribuindo para um planeta mais justo, amoroso e equilibrado.

Honra as feridas da tua alma e ativa o infinito poder de cura e de transformação que tens em mãos.

Título

A repartição do yin e do yang

Autor

Eduardo Mendoza

Editora

Porto Editora

Sinopse

Na primavera de 1975, Franco tem os dias contados. Inquieto e estimulado pelos ares de mudança que se começam a respirar em Espanha, Rufo Batalla prepara o seu regresso a Barcelona. Quando está prestes a deixar Nova Iorque, recebe uma peculiar proposta do príncipe Tukuulo relacionada com o disparatado plano de reconquista do trono da Livónia, um país hoje inexistente.

Sabendo que Tukuulo aparece na sua vida tão alegremente como desaparece e que o manipula a seu bel-prazer, Rufo deixa-se levar pela admiração e sincero afeto que sente por ele, aceitando uma missão muito incerta no Oriente. Ali chegado, descobre que aquele não é o último nem o único destino de tão louca aventura.

Em A repartição do yin e do yang, Eduardo Mendoza dá continuidade à tarefa iniciada anteriormente em O rei recebe – a de percorrer de forma bastante lúcida e com grande sentido de humor alguns momentos históricos, culturais e sociais do século XX.

Título

Aves de Portugal Continental

Autores

Gonçalo Elias e José Frade

Editora

Arena

Sinopse

De dois dos maiores especialistas em aves do país, surge o mais completo guia fotográfico de aves de Portugal Continental.

Este livro é, no essencial, um guia de identificação com o objectivo de ajudar os leitores a fazer a correcta identificação das várias espécies de aves que ocorrem no nosso país.

Em Portugal Continental já foram registadas 466 espécies de aves selvagens, das quais 294 são regulares e as outras 172 são raras.

As 294 espécies de aves de ocorrência regular compõem a parte mais importante deste livro. Aqui encontrará três fotos de cada espécie, um mapa de distribuição para cada uma e um texto explicativo com vários dados sobre a ave em questão, incluindo os biométricos.

Com mais de mil fotografias, a grande maioria de José Frade, este é um guia obrigatório para todos os que se interessam pelo maravilhoso mundo das aves.

Título

Diários e escritos autobiográficos

Autor

Fernando Pessoa

Editora

Assírio & Alvim

Sinopse

Perante o poeta que se desdobrava em heterónimos e afirmou, pela voz de Álvaro de Campos, "Fingir é conhecer-se", é difícil saber o que, por detrás das muitas máscaras, "realmente" pensava e sentia. No entanto, é possível distinguir entre o autor literário e o homem civil, quotidiano, por mais que os dois se confundam.

Os diários, cartas, apontamentos e alguns poemas reunidos neste volume esboçam um retrato de Fernando Pessoa que, embora aproximativo e incompleto, tem a virtude de ser feito com as suas próprias palavras.

E esse retrato interessa, não apenas para satisfazer a nossa curiosidade e ajudar-nos a compreender a natureza e evolução do génio do escritor, mas também para podermos apreciar melhor a sua vasta obra, na medida em que refere ou implica, direta ou veladamente, as suas experiências de vida.

Título

Negociação: tudo o que precisa de saber

Autor

Peter Sander

Editora

Marcador

Sinopse

Com este guia prático, Negociação - Tudo o que precisa de saber pode abdicar de um MBA na arte da negociação e encontrar respostas inteligentes para potenciar os seus objetivos, com a promessa de que não lhe damos as partes entediantes que adormecem qualquer CEO.

Título

Oh, William!

Autora

Elizabeth Strout

Editora

Alfaguara

Sinopse

No regresso da personagem Lucy Barton — protagonista dos romances O Meu Nome é Lucy Barton e Tudo é possível —, encontramos, desta vez, uma mulher madura, que conquistou fama e sucesso enquanto escritora.

Um acontecimento inesperado traz de volta à vida de Lucy o seu primeiro marido, William, alguém que foi sempre um mistério para ela. Misteriosa é também a forte ligação que os une ainda. Lucy acaba de ficar viúva, William atravessa uma crise no seu terceiro casamento, enquanto procura descobrir um segredo do passado da mãe. É a Lucy que William pede apoio e companhia. Juntos iniciam um périplo geográfico e emocional que os levará para longe de Nova Iorque.

Ao evocar o passado de ambos — os tempos da faculdade, o nascimento das filhas, a dissolução do casamento e as vidas refeitas com novos companheiros —, Strout compõe o retrato de uma convivência de décadas, conturbada e cúmplice. à medida que a narrativa avança, entrevemos as forças silenciosas que mantêm Lucy e William unidos. Percebemos também que, para se habitar em pleno uma nova vida, é preciso sarar feridas e celebrar o que se conquistou.

Oh, William! — saga familiar cujo esqueleto vai sendo desmontado em camadas — assenta num ponto nevrálgico: a voz indómita de Lucy Barton, veículo para uma reflexão profunda e delicada sobre a existência, qualidade presente em todos os livros da magistral Elizabeth Strout. Um romance luminoso sobre o amor, a perda e os segredos de família que regressam sem aviso e nos deixam aturdidos.

Título

Stranger things: Max, a fugitiva

Autora

Brenna Yovanoff

Editora

Nuvem de Tinta

Sinopse

Max Mayfield simplesmente não se consegue encaixar. Não é delicada ou cheia de folhinhos, como a sua mãe gostaria. Nunca parece dizer a coisa certa. E prefere passar os seus dias no salão de jogos mais do que em qualquer outro lugar. Quando vivia na Califórnia, tinha amigos e o seu pai estava a apenas uma viagem de autocarro de distância. Mas foi então que a mãe de Max se casou com Neil, e o seu meio-irmão, Billy, entrou em cena.

Agora, Max e a sua nova família vivem em Hawkins, Indiana. O seu padrasto trata-a por Maxine, Billy está fora de controlo e a sua mãe não é capaz de intervir. Max continua a pensar que encontrou amigos para substituir os que deixou na Califórnia, mas todos eles erguem barreiras assim que se começam a sentir vulneráveis. Isto é, até que Max descobre o quão sérias — e estranhas — as coisas realmente são em Hawkins.

Max não tarda a perceber que é a mais nova personagem numa história bizarra com democães, um perigoso Devorador de Mentes e uma Maga de verdade. Terá de fazer algumas escolhas sérias se pretende salvar Hawkins das partes mais sombrias do Mundo Invertido — presumindo que o violento, louco e descontrolado Billy não se atravesse primeiro no seu caminho.

Título

Zelensky: o herói improvável

Autores

Andrew L. Urban e Chris McLeod

Editora

Ideias de Ler

Sinopse

A 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo lançou aquilo a que chamou uma «operação militar» para invadir a Ucrânia. O objetivo era que a invasão se concretizasse rapidamente e sem oposição.

No entanto, interpondo-se firme no seu caminho, encontrou Volodymyr Zelensky, o popular comediante que se tornara o presidente improvável da Ucrânia apenas três anos antes. As ofertas para abandonar o seu país foram céleres, mas ao contrário do que muitos esperariam deu uma resposta que perdurará no tempo: "Preciso de munições, não de uma boleia."

Zelensky é atualmente o líder inesperado de uma geração, cuja força reuniu cidadãos comuns para defenderem as suas casas, saírem para a rua e lutarem pela sua independência. Mas quem é ele? Como adquiriu as suas capacidades de liderança? Porque é que entrou na política? Que ideologia defende? E como é que se transformou no grande herói do nosso tempo?

Zelensky – O Herói Improvável oferece-nos a história do líder ucraniano, desde a infância, passando pela família e não esquecendo a surpreendente trajetória pública, de personalidade televisiva a primeiro presidente judeu da Ucrânia, revelando-nos todos os altos e baixos que moldaram o maior protagonista do atual panorama mundial, o homem que uniu o seu povo e o mundo inteiro sob uma única bandeira.

Título

Glória

Autores

Pedro Lopes e Paulo M. Morais

Editora

Oficina do Livro

Sinopse

“Esta é uma obra de entretenimento, mas também uma obra reveladora do nosso passado recente”, escreve Pedro Lopes, sobre uma história que o acompanha desde sempre, ouvida da boca do avô: o centro de retransmissão de rádio, a Rádio Free Europa, instalada numa pequena terra perdida do Ribatejo, ao serviço da informação e propaganda norte-americana que, por motivos aparentemente técnicos e geográficos, transforma a pequena aldeia de Glória no improvável cenário da História Mundial e da Guerra Fria.

João Vidal, filho de um político da ditadura, trabalha como engenheiro na rádio controlada pelos americanos, mas o que nem a família nem os patrões sabem é que o jovem de aparência imperturbável, embora profundamente traumatizado pela Guerra Colonial, é um agente ao serviço do KGB. Envolto numa teia de traições, mentiras e morte, João vai questionar as suas lealdades e pôr em risco a própria vida…

Título

O rei de ferro

Autor

Maurice Druon

Editora

Marcador

Sinopse

Jacques de Molay passara os últimos sete anos nos cárceres da Inquisição. Aquele homem, outrora poderoso grão-mestre da Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários, tinha suportado a tortura e a humilhação de ser acusado de heresia. Ele, que brandira a espada no fragor das cruzadas e pusera a vida ao serviço da fé católica, estava agora, naquele 18 de março de 1314, prestes a morrer na fogueira perante uma multidão ansiosa por assistir ao sinistro espetáculo.

Mas o fogo que lhe consumia o corpo não conseguira vergar-lhe o espírito e, recorrendo às suas últimas forças, lançou uma última maldição: «Malditos, malditos! Sereis malditos até à 13ª geração!» Nenhum dos presentes duvidou de que a maldição se dirigia expressamente a Filipe, o Belo, o rei de lendária beleza, senhor absoluto da França. E a maldição cumpriu-se.

Durante mais de meio século, os reis sucederam-se no trono de França, mas sempre por pouco tempo. Desde intrigas palacianas a mortes súbitas e inexplicáveis, batalhas entre dinastias e guerras desastrosas, tudo parecia fatalmente regido pelo trágico destino dos reis malditos.

Título

Um passo em falso

Autor

António Lopes

Editora

Parsifal

Sinopse

Joana dos Santos é uma jovem com uma vida tranquila, prestes a terminar os seus estudos. Um dia, essa tranquilidade é quebrada quando o pai, Joaquim dos Santos, ex-militar da Guerra Colonial agora especialista em logística, é contratado por uma organização internacional que está envolvida num estranho negócio à escala global.

Qual o papel de João Rodrigues, uma figura enigmática, que teve o poder de recrutar o ex-capitão do Exército para tão problemático empreendimento?

E o de Ana Ferreira, jornalista de investigação à procura de mais um furo que confira protagonismo à estação de televisão em que trabalha? Quem terá, afinal, os meios necessários para enfrentar um poderoso grupo internacional, num negócio discreto, mas que envolve muito, muito dinheiro?

Num ritmo narrativo intenso, António Lopes envolve-nos numa aventura que tem todas as condições para acabar mal.
Ou não…

Título

300 mil anos de ansiedade

Autor

Gustavo Jesus

Editora

Lua de Papel

Sinopse

Imagine-se a passear numa rua escura e isolada. De repente, ouve alguém a aproximar-se… o coração acelera, a respiração fica mais rápida, sente as mãos frias e suadas. Já está prestes a fugir, mas é apenas uma das suas vizinhas a fazer jogging. O medo que sentiu é absolutamente natural.

Durante perto de 300 mil anos, os antepassados reagiram da mesma maneira a ameaças que punham em causa a sua sobrevivência. Essa resposta aos perigos foi transmitida de geração em geração até hoje. o mesmo se passou com a ansiedade e com a depressão. Acontece que os tempos mudaram. E é notório o desajuste entre o modo como fomos programados e as exigências da vida contemporânea.

Um simples exame de Matemática ou uma fila no trânsito são percebidos como uma ameaça (predadores!) e podem desencadear respostas excessivas (como ataques de pânico). Em 300 Mil Anos de Ansiedade, Gustavo Jesus explica-nos porque ainda hoje temos stress, ansiedade e depressão. Fala-nos dos fatores ambientais e genéticos por detrás das perturbações psicológicas, das hormonas, do funcionamento do cérebro, da farmacologia, da atividade física e da alimentação. Assim, mais facilmente percebemos quando precisamos de pedir ajuda - ou quando é preciso ajudar alguém que nos é próximo.

Título

No limiar da história

Autor

Patrick Wyman

Editora

Objectiva

Sinopse

Entre 1490 e 1530, o Ocidente renasceu.

No limiar narra a história de um período charneira para a história da Europa e do mundo. A massificação da imprensa, a globalização assente na exploração humana, o ensino humanístico, a introdução da pólvora no material bélico e um conflito religioso generalizado tiveram consequências disruptivas a curto prazo e modificariam, para sempre, o mundo em que vivemos.

Ao longo de quatro décadas intensas, lançaram-se as bases para o Milagre Europeu: entre a travessia do Atlântico por Cristóvão Colombo e a ignição da Reforma Protestante por Martinho Lutero, ganhava forma o mundo moderno que reconhecemos e em que vivemos hoje.

Através das histórias de vida de 10 pessoas reais - de Cristóvão Colombo ao banqueiro Jakob Frugger, Patrick Wyman traz à luz um momento decisivo em que a Europa se liberta definitivamente da Idade Média e a história do mundo é para sempre alterada. Um caminho de conhecimento, de curiosidade insaciável, de experiência e de descoberta que preparou o mundo para um futuro globalizado sem precedentes.

Uma história de inovação e de rutura e de como a vontade humana não pode ser contida.

Título

O abismo vertiginoso

Autor

Carlo Rovelli

Editora

Objectiva

Sinopse

Uma perspetiva surpreendente da teoria quântica, do autor de Sete Breves Lições de Física e A Ordem do Tempo.

Em Helgoland, uma ilha no Mar do Norte, no mês de junho de 1925, o jovem físico alemão Werner Heisenberg pôs em marcha a mais radical revolução científica do nosso tempo: a física dos quanta.

Um rasgo de génio com quase um século, que descreve na perfeição o mundo que observamos, da cor do céu aos neurónios do nosso cérebro, do funcionamento dos computadores à origem das galáxias, e que está, também, na origem de inúmeras descobertas e avanços tecnológicos.

Aliando ciência, filosofia e história, Carlo Rovelli reconstrói com admirável clareza o controverso debate em torno do sentido desta teoria, argumentando que as suas aparentes contradições podem ser explicadas com uma mudança radical de perspetiva: tudo o que existe é fundamentalmente composto, não por matéria, mas por interações.

Uma interpretação arrojada, por um dos físicos mais brilhantes da atualidade, que sugere que a realidade é muito diferente daquilo que imaginamos. 

Título

Lições de química

Autor

Bonnie Garmus

Editora

ASA

Sinopse

Elizabeth Zott não é uma mulher comum. Aliás, Elizabeth Zott seria a primeira a dizer que a mulher comum não existe. Mas estamos no início dos anos sessenta e a sua equipa de trabalho no Instituto de Pesquisa Hastings é exclusivamente masculina.

Elizabeth pode ter sido uma das melhores alunas do curso de Química (foi), mas todos os colegas esperam que seja ela a ir buscar cafés ou fazer fotocópias (não será). Há, porém uma exceção: Calvin Evans, um jovem brilhante que se apaixona por ela. Entre eles, a química é a sério.

Mas tal como na ciência, a vida nem sempre segue uma linha reta. Anos mais tarde, Elizabeth é mãe solteira e a estrela relutante do programa de culinária mais amado da América, o Jantar às Seis. A sua abordagem à cozinha é extravagante ("combine uma colher de sopa de ácido acético com uma pitada de cloreto de sódio") e revolucionária (mais do que apresentar receitas, ela está a incentivar um número crescente de mulheres a desafiar o mundo). A sua popularidade irrita muita gente.

Longe dos holofotes, Elizabeth também usa a ciência para alimentar o corpo irrequieto e a mente subversiva da filha de quatro anos, Madeline, bem como o espírito crítico de Seis e Meia, o cão. Mas o seu destino parece eternamente adiado. Conseguirá ela cumprir o que em tempos um grande amor profetizou num sussurro?

Elizabeth Zott, ainda vais mudar o mundo.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

No dia 21 de Dezembro de 2021 nasceu o PÁGINA UM. A ilustração de Bruno Rama celebra o nosso terceiro aniversário. ...