O porteiro da Secreta dorme em serviço
![Author avatar](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsrv700518.hstgr.cloud%2Fwp-content%2Fuploads%2F2022%2F12%2Fjose-ramos-e-ramos-150x150.jpg&w=1200&q=75&dpl=dpl_C31QXDUKfV4ug4qHcUz47DNZzgsG)
A recente venda de milhares de imóveis do Novo Banco ao desbarato continua a deixar uma interrogação sobre a utilidade dos serviços secretos portugueses.
O SIS nasceu com uma mãozinha do MI-5 inglês e da Mossad israelita, e é uma agência muito considerada internacionalmente. Não é um organismo policial. Assim como o “Caso BES” também não é um caso de polícia.
Os negócios do Novo Banco têm deixado boquiabertos milhares de portugueses, que não conseguem pagar as rendas ou as prestações das suas casas.
![person holding white and red card](https://srv700518.hstgr.cloud/wp-content/uploads/2022/08/utwypb8_fu8-1024x683.jpg)
Mas nada se sabe dos esforços das secretas, nada se sabe dos esforços para desvendar o rasto dos muitos mil milhões de euros desaparecidos.
Dizia-me um juiz que é apenas uma questão de vontade política!
O sector bancário tornou-se opaco. Tem custado rios de suor aos portugueses. Trabalha-se mais horas e paga-se mais impostos para assim tapar buracos financeiros.
O património do Novo Banco foi vendido, segundo consta, a um accionista… do Novo Banco (um fundo de pensões americano), que pediu parte do crédito ao… Novo Banco. Bonito!
Têm-se afirmado que não se sabe bem quem são os verdadeiros accionistas do tal fundo americano.
![person using magnifying glass enlarging the appearance of his nose and sunglasses](https://srv700518.hstgr.cloud/wp-content/uploads/2022/08/uafjfsms3yy-1024x683.jpg)
Em boa verdade, não há Governo que tome decisões difíceis sem ouvir os “zunzuns” do Conselho de Segurança. Em Portugal, nessa mesa, sentam-se a GNR, Polícia Judiciária, PSP, SEF e, obviamente, o SIEDM (Serviço de Informações Estratégicas e Defesa) e o SIS (Serviço de Informações e Segurança).
Os serviços secretos podem não ter abordado o assunto com clareza na reunião, mas o director do SIS já terá esclarecido o primeiro-ministro.
As relações económicas são, desde há muito, o verdadeiro objectivo das secretas em todo o Mundo. Paulo Portas foi até mais longe. Pediu aos diplomatas para serem “antenas” de Portugal em qualquer país onde metessem os pés.
A Economia escapou ao controle político em todo o Mundo, mas não escapa ao controle da comunidade das secretas.
O mundo inteiro está sobre escuta. Nos telefones, SMS e Internet.
![white and black water pipe](https://srv700518.hstgr.cloud/wp-content/uploads/2022/08/i_nioscdhv4-1024x683.jpg)
O gigantesco big-wacth tem até um nome: Echelon. Uma rede de vigilância global operada pelos signatários do Tratado de Segurança UK-USA.
Há mais de 10 anos, o antigo eurodeputado Carlos Pimenta fez perguntas sobre o Echelon. Sem se perceber porquê.
Eles sabem tudo. Escutam todos.
E se disserem que não, a culpa será do porteiro do SIS, apanhado a dormir em serviço.
José Ramos e Ramos é jornalista (CP 214)
N.D. Os textos de opinião expressam apenas as posições dos seus autores, e podem até estar, em alguns casos, nos antípodas das análises, pensamentos e avaliações do director do PÁGINA UM.