Novidades Literárias

Estante P1: Novembro de 2022

view of floating open book from stacked books in library

por Redacção PÁGINA UM // Dezembro 10, 2022


Categoria: Cultura

Temas: Estante P1

minuto/s restantes

Título

A aldeia das almas desaparecidas: a floresta do avesso

Autor

Richard Zimler 

Editora

Porto Editora

Sinopse

Corre o ano de 1671 e Isaaque Zarco, um rapaz de nove anos, leva uma existência tranquila na pacata aldeia de Castelo Rodrigo.

No entanto, nem mesmo esse recanto perdido no Norte de Portugal escapa à sombra de uma força nefasta poderosíssima, que alastra, insidiosa, no peito de uma população até então pacífica. E, em pouco tempo, com o desaparecimento misterioso de uma família amiga e o assassinato de um vizinho, os pilares que haviam sustentado o mundo de Isaaque começam a ruir, pondo em risco a sua própria vida. A avó Flor, velha parteira e curandeira castelhana, revela-lhe então o que ninguém se atrevera a dizer: que ele e a sua família são afinal judeus secretos – e, por conseguinte, sujeitos a denúncias e aprisionamentos.

Retomando a família Zarco, num romance comovente e arrebatador, dividido em dois volumes, Richard Zimler explora os efeitos devastadores da intolerância religiosa na aldeia de Castelo Rodrigo e povoações adjacentes. Recorrendo a nomes reais, datas de prisão e outros detalhes sobre os aldeãos que foram levados pela Inquisição, apresenta ao leitor um trabalho de pesquisa exaustivo que faz desta obra um romance magistral e um testemunho inigualável.

Título

O diabo

Autor

Gonçalo M. Tavares

Editora

Bertrand Editora

Sinopse

O diabo, pela mão de Gonçalo M. Tavares, vem juntar-se ao mundo literário das Mitologias, um universo habitado por personagens que se movem num tempo e espaço indeterminados onde o referencial é aquilo que nos vai sendo contado.

Aqui a verdade científica e a sua lógica pouco importam. Dotados dessa ampla liberdade, os leitores deambulam entre narrativas fantásticas que tanto actualizam explicações para um mundo em que vivemos como retratam traços marcantes da natureza humana que o habita.

É um espaço imaginário onde, entre muitos outros, se entrecruzam o diabo, a escola, os corvos e o trator, as palas com todas as suas limitações e virtualidades, o cemitério de aviões e a loucura, os direitos dos homens, o Grande-Armazém, o Povo-Armazenado, os três fios vermelhos, os Doze-Apóstolos, a canalização, os piolhos, o crânio de Olga, os nomes, Paris, os Nómadas, o Comboio e os Meninos, o Homem-que-Quando-Fala-Não-se-Entende-Nada, o crescimento de Alexandre (a linha recta).

É um mundo de histórias e possibilidades quase infinitas em que um espaço ou uma máquina se podem transformar em personagem, mas é também um universo onde encontramos valores fundamentais, território privilegiado do mito, como o bem e o mal, o medo e a coragem, a tranquilidade e a violência, o desconhecido e o familiar.

Título

Feras e homens: a fauna no Portugal medieval

Autores

Miguel Brandão Pimenta e Paulo Caetano

Editora

Bizâncio

Sinopse

Em Feras e homens, os autores desafiam o leitor para uma misteriosa jornada rumo às florestas de medos, repleta de seres fantásticos e assustadores, que caracterizavam Portugal na Idade Média.

Com base em documentos da época (forais, inquirições, ordenações e tantos outros) ficaremos a conhecer os seres assustadores, mas simultaneamente imprescindíveis, com que o homem se relacionava nesses tempos: o urso, o lobo, o javali, o mítico zebro e tantos outros.

Como se enfrentavam as feras na nobre arte da caça, como faziam parte da alimentação (as mãos de urso, por exemplo, eram um requintado pitéu reservado à mesa do rei ou dos senhores das terras), como ajudavam a ditar modas, geravam tradições e costumes que chegaram aos nossos dias e estão ainda bem presentes na toponímia e na heráldica. 

Um relato apaixonante e surpreendente que a cada página nos desafia.

Título

Larga o ácido 

Autor

David Perlmutter

Editora

Lua de Papel

Sinopse

O que têm em comum a obesidade, diabetes, fígado gordo, hipertensão, resistência à insulina, doenças cardiovasculares e neurológicas? Todas são exponenciadas por elevados níveis de ácido úrico.

Ao consultar a literatura científica, o Dr. David Perlmutter descobriu provas de que o excesso de ácido úrico provoca vários malefícios – mas a maioria dos médicos não presta muita atenção a esse indicador. A não ser que alguém sofra de gota ou de pedras nos rins, qualquer alteração desses níveis passará despercebida.

Ciente disso, o Dr. Perlmutter mostra-nos como fazer o nosso próprio diagnóstico e ensina-nos o método para: reduzir o consumo de frutose e de alimentos ricos em “purinas”; diminuir os níveis de ácido úrico com truques como tomar vitamina C, café e quercetina; identificar os fármacos que aumentam o ácido úrico; verificar em casa os nossos níveis do mesmo.

Com questionários, um programa de 21 dias para baixar os níveis de ácido úrico e 35 receitas, Larga o ácido oferece as informações necessárias para combatermos este perigo escondido e vivermos uma vida mais longa e saudável.

Título

Ganhar, poupar, investir

Autora

Sara Antunes

Editora

Manuscrito

Sinopse

Como está a saúde das suas finanças? "Está péssima", "não consigo poupar", "a inflação está terrível", "o preço da gasolina não pára de subir".

Se se identifica com estas respostas, não desespere: os maiores especialistas do país em finanças pessoais estão aqui para o ajudar. Se, pelo contrário, as suas finanças estão saudáveis mas gostava de ganhar mais dinheiro, poupar e investir, fique desse lado também.

Depois de apoiarem milhares de famílias com os seus conselhos, os 180 especialistas que compõem a consultora Doutor Finanças juntaram-se e reuniram todo o seu conhecimento em livro. Agora é a sua vez de ser ajudado! Com esta prescrição médica revolucionária, vai vencer a crise, transformar as suas finanças e ainda aprender a poupar e investir.

Título

Chegar novo a velho

Autor

Manuel Pinto Coelho

Editora

Oficina do Livro

Sinopse

Chegar novo a velho é já uma das grandes referências para os leitores portugueses. Foi o primeiro livro a trazer novas abordagens de prevenção das patologias mais comuns e forma de envelhecer de maneira tranquila, feliz e saudável.

A celebrar cinquenta anos de prática clínica o Doutor Manuel Pinto Coelho pretende com esta nova edição revista e aumentada trazer informações e estudos mais atualizados, as últimas pesquisas, bem como os seus ensinamentos adquiridos através da literatura mais recente, acompanhamento dos seus pacientes e com a sua própria prática e estilo de vida saudável.

Envelhecer com qualidade, prevenindo as principais patologias, melhorando hábitos e vivendo em pleno!

Título

Grito de liberdade na Rua da Cale

Autor

Manuel da Silva Ramos

Editora

Parsifal

Sinopse

Estimado leitor, tem em mãos um livro sobre o malogro português. De novo, Manuel da Silva Ramos reincide a questionar o país, agora através de uma narrativa que liga três tempos históricos.

O que une um falsário do século XVIII, que copiou as notas do Erário Régio, uma dona de um bordel, que legou parte da sua fortuna aos pobres, mas que que não foi tomada em conta quando se abriram as suas disposições testamentárias, e três artistas com dificuldades em impor a sua criação e verem reconhecidos os seus talentos? A insanidade mental portuguesa, que através das tetas da Nação tem alimentado os medíocres e os oportunistas rebocados.

Com a acção a desenrolar-se numa cidade do interior, Grito de liberdade na Rua da Cale assume um cunho universal, que relata não apenas a liberdade, mas também a condição humana, aqui presa, amordaçada, desprezada. Político, poético e frontal, com gravidade e humor, um grande livro de um escritor sem medo – Manuel da Silva Ramos.

Título

Autor

Scott Stuart 

Editora

Porto Editora

Sinopse

Estar só pode ser difícil.

É por isso que a Terra está à procura de um amigo. Mas fazer amigos não é fácil, especialmente quando os outros são tão diferentes de nós.

Um dia, algo misterioso e em chamas aproxima-se da Terra, e ela teme o pior... Mas poderá ser um sinal de que algo maravilhoso está prestes a acontecer?

Título

Roteiro afetivo das palavras perdidas

Autor

António Mega Ferreira

Editora

Tinta da China

Sinopse

Que mistério envolve o envelhecimento e a obsolescência das palavras? Porque caem em desuso termos como trampolineiro, infernizar e larápio, mesmo quando as realidades que nomeiam se mantêm presentes, ainda que sob outras formas?

Com a sua estrutura fragmentária, embora alfabeticamente ordenada, este Roteiro afetivo de palavras perdidas resgata algumas experiências (verbais e vitais), contribuindo para a arqueologia mental de uma geração lisboeta, a que nasceu em torno do ponto médio do século XX.

Sem pretensões lexicográficas, este é um exercício de introspeção e de memória que transporta o leitor para viagens, episódios de infância, livros, sortidos finos, grandes lanches na casa da tia Lídia e um certo Portugal. É apenas um livro, que não substitui nenhuma experiência vivida, a não ser porque é vivido por dentro da cabeça.

Título

Para uma História Política da raça 

Autor

Jean-Frédéric Schaub

Editora

Tinta da China

Sinopse

A questão do racismo voltou ao centro da arena política quer nas sociedades europeias, quer nos Estados Unidos da América. É por isso fundamental compreender os conceitos de «raça» e de racismo. Mas será que de facto os compreendemos?

Numa abordagem simultaneamente provocadora e original, o consagrado historiador Jean‑Frédéric Schaub demonstra que não, e que precisamos de reequacionar o pressuposto de que o racismo é essencialmente uma forma moderna de discriminação baseada na cor da pele e noutras diferenças visíveis.

Pelo contrário, defende Schaub, no Ocidente, o ponto de viragem na história política da raça ocorreu não com o tráfico transatlântico de escravos e com a escravatura no continente americano, mas sim muito antes, na Península Ibérica do século XV, com a racialização dos cristãos de origem judaica e muçulmana.

Título

José Saramago: o pássaro que pia pousado no rinoceronte

Autor

Fernando Gómez Aguilera

Editora

Porto Editora

Sinopse

"Muitas vezes os seres humanos são ilhas, fazem parte de um arquipélago comum – a humanidade – porém, não levantam as pontes necessárias para a comunicação e assim vão deixando passar o tempo, de solidão em solidão. 

José Saramago não teve esse problema: chegou a Lanzarote e encontrou Fernando Gómez Aguilera, ou seja, encontrou a possibilidade de conversar e nunca se sentiu só. Fernando Gómez Aguilera foi, durante dezasseis anos, o seu interlocutor, a pessoa em quem o escritor português ia depositando firmemente a sua confiança, com satisfação, sempre em amizade.

Este livro é a prova de que José Saramago e Fernando Gómez Aguilera nunca foram ilhas e também de que a ilha de Lanzarote, pela intervenção construtiva de ambos, é um continente povoado na experiência de leitura de muitos homens e mulheres pelo mundo." 

Do Prólogo de Pilar del Río

Título

A Love me do: a ascensão dos Beatles

Autor

Michael Braun

Editora

Guerra & Paz

Sinopse

O ano é 1963. Love me do é o primeiro single de sucesso dos Beatles. Please, please me leva-os ao n.º 1 dos tops. John, Paul, George e Ringo celebram esse primeiro sucesso com uma digressão de seis semanas. É o início da Beatlemania. E Michael Braun está lá.

Está lá durante meses, em Londres, nas digressões a Paris, aos Estados Unidos: nas conversas privadas dos Beatles, nas gravações recheadas de incidentes e piadas muito impróprias, na fuga às hordas de fãs aos gritos. Mas, em vez da imagem betinha das revistas de fãs, Love Me Do mostra os Beatles a nu. "Éramos uns sacanas", jura Lennon, elogiando este livro como o mais verdadeiro que se escreveu sobre eles.

Este é um retrato da absoluta loucura dos quatro Beatles e é, também, o retrato do ambiente eufórico que então se viveu. Palavrões, bebida sem limite, opiniões controversas foram a resposta à pressão sufocante que a banda sofria, o que faz deste livro uma obra muito à frente do seu tempo. Love me do mostra quatro seres humanos imperfeitos e geniais: até no sono o autor os acompanha.

Não admira que a revista Rolling Stone, o considere o melhor livro de todos os tempos sobre os Beatles. Um clássico.

Título

História do riso

Autor

Abílio Almeida

Editora

Guerra & Paz

Sinopse

De acordo com Umberto Eco, o riso pode ser visto como uma imagem de um pequeno e repetido prazer carnal

Este é um livro atrevido. Um investigador português decidiu contar-nos a história do riso da Antiguidade Clássica à actualidade. De Platão a Nietzsche, chegando às actuais formas de comunicação de massas, este livro lança questões perturbantes e sedutoras, a saber:

Será que Cristo nunca se riu ou, afinal, Cristo riu-se? O riso, como sugeria Nietzsche, é uma coisa de sábio? O "fato, gravata e cara de mau" é o espelho contemporâneo do ideal platónico? E o riso será um "pecado"?

Abílio Almeida leva-nos pelos climas emocionais, do medo à tristeza, da raiva à alegria, que o riso atravessa. Do cinema à rádio, da televisão à Internet, viajamos com o autor às diversas formas e mecânicas que o riso assume.

Será o riso um fármaco? E, neste tempo de total democratização do riso, será que quanto mais se ri, melhor?Uma recolha inédita de contos, em que a celebrada autora de Viagens nos dá a conhecer os espaços infinitos que escapam à nossa razão, estabelecendo correspondências insólitas entre o real e o imaginário.

Título

As conspirações que mudaram o Mundo

Autor

Frederico Duarte Carvalho

Editora

Oficina do Livro

Sinopse

Da Bíblia até hoje. Uma viagem aos poderes na sombra. O mundo é um lugar cada vez mais estranho. Todos os dias ocorrem mudanças que não conseguimos compreender e que nos confrontam com uma ideia preocupante de regressão civilizacional.

As notícias falam de guerras inaceitáveis e brutais, cisões no plano geoestratégico, ameaças à economia global, escassez de recursos energéticos, catástrofes naturais, destruição galopante do planeta e novas e perigosas doenças, consolidando o medo generalizado dos cidadãos e fazendo crescer a suspeita de que caminhamos a passos largos para o mergulho no abismo.

Na origem deste cenário negro, feito de perigos reais que pervertem a noção de progresso e colocam em causa a nossa sobrevivência e o futuro das próximas gerações, encontramos uma longa sucessão de forças na sombra que, agora como no passado, desprezam o bem-estar da Humanidade e são movidas por ambições inconfessáveis.Neste livro empolgante, simultaneamente um despertar de consciências e um desafio aos céticos, Frederico Duarte Carvalho leva-nos uma viagem pela história a esses múltiplos poderes obscuros e às conspirações por eles orquestradas - as quais moldaram, irremediavelmente, a realidade hostil em que vivemos hoje.

Com base numa investigação sólida e aprofundada, a que o autor se dedicou ao longo de três décadas enquanto jornalista, As conspirações que mudaram o Mundo explora as intrincadas formas de atuação de sociedades secretas, lobbies políticos, famílias influentes e indústrias tão poderosas como a do armamento, convocando para esta narrativa fluida e apaixonante dezenas de figuras controversas – de Napoleão Bonaparte a Richard Nixon e George Bush Sr., passando por Adolf Hitler, Rudolf Hess ou Vladimir Putin – e célebres vítimas de conspirações, como os irmãos John e Robert Kennedy, Martin Luther King, o Papa João Paulo I, a princesa Diana Spencer e os governantes portugueses Francisco Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa.

Um livro inquietante, esclarecedor e especialmente oportuno, numa altura em que a possibilidade de uma III Guerra Mundial, até há pouco tempo encarada como absurda, volta a pairar no horizonte.

Título

O Citroën que escrevia novelas mexicanas

Autora

Joel Neto

Editora

Marcador

Sinopse

Neste volume de contos, originalmente publicado em 2002, Joel Neto revela-nos perspetivas inusitadas das vidas de homens e mulheres comuns e, no entanto, únicos nas suas múltiplas singularidades. 

Título

História da Rússia 

Autor

Orlando Figes

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Nenhum país está tão dividido sobre o seu passado quanto a Rússia. Nenhum outro tem alterado a sua história tão frequentemente. O que os russos dizem dela, e como a reinventam ao longo do tempo, é um aspeto fundamental da sua memória, cultura e crenças.

De forma a compreender o que o futuro da Rússia reserva – descortinar o que o regime de Putin significa para o seu povo e para o mundo – primeiro temos de compreender as ideias e significados dessa história.

Em A História da Rússia. Orlando Figes põe em evidência as vibrantes personagens que integram o riquíssimo passado daquele país, e o que elas fizeram que permanece determinante para que a atual maior nação do mundo faça sentido – da coroação de Ivan, o Terrível aos 16 anos numa catedral iluminada à luz das velas, à surpreendente prisão por parte de Catarina a Grande do marido no palácio dele, e ao fim trágico dos Romanov.

Magnificamente escrita e baseada numa vida de estudo e de investigação, A História da Rússia é uma inultrapassável e definitiva obra do atual grande contador da história da Rússia: arrebatadora, profunda, magistral.

Título

Querubim, o filho da puta

Autor

António Garcia Barreto

Editora

Guerra & Paz

Sinopse

João dos Passos conhece uma mulher jovem, elegante, que se aproxima dele numa esplanada em Annecy. Malvina Bleck diz ser hospedeira de bordo, o que uma omnipresente mala preta comprova. Quando o convida para viver com ela, em Londres, ele hesita, mas sente-se atraído por essa aventura. Malvina despede-se e deixa-lhe o seu contacto. Aventura ou cilada?

João vai para Londres. Apartamento, sexo, vida livre, bons restaurantes, tudo isso Malvina lhe oferece. A troco de quê? De silêncios, segredos, mistérios. O que transporta Malvina naquela mala preta, quando viaja em serviço? O que esconde essa mulher que o seduz e que se deixa seduzir? Quem a persegue?

João apenas sabe que, além de ser hospedeira, ela tem uma ligação a um marchand de arte, em Lisboa. Pinturas e esculturas que não cabem na mala preta.

Este é um amor que se alimenta de sexo, silêncios e mistérios.

Título

Surrender: 40 canções, uma história

Autor

Bono

Editora

Objectiva

Sinopse

Surrender compõe as memórias literárias de Bono escritas ao longo de quase 7 anos. Com uma voz única, Bono leva-nos numa viagem pela sua juventude em Dublin, pela perda súbita da sua mãe aos 14 anos e pelo momento em que conhece a futura mulher, pouco depois, passando pelo improvável percurso dos U2 até se tornarem uma das bandas de rock mais influentes do mundo, sem esquecer os mais de 20 anos de ativismo dedicados, a luta contra a SIDA e a pobreza extrema.

Num exercício de franca autoanálise e com uma dose saudável de humor, Bono reflete sobre a sua vida até aos dias de hoje, e sobre a família, os amigos e a fé em que se apoiou e que o desfiaram e moldaram.

Um livro notável, escrito por um artista combativo, que descobre o melhor de si mesmo quando aprende a render-se. Episódico e irreverente, introspetivo e esclarecedor Surrender é a história da vida de Bono, organizada — mas pouco — à volta de quarenta canções dos U2.

Filho de pai católico e mãe protestante, Bono cresceu no lado norte de Dublin, numa altura em que a violência sectária recrudescia na Irlanda. A perda precoce da mãe, aos catorze anos, constituiu a ausência que haveria de determinar a forma como buscou uma outra família. Nos primeiros tempos, sentiu-se mediano, mas a sua vida acabaria por mostrar que nenhum de nós é mediano.

A sua criatividade é caótica, mas constante... em estúdio, em palco, numa manifestação, nos corredores do Congresso dos Estados Unidos, ou na esquina de um bar. Tomamos conhecimento da sua dificuldade em lidar com a raiva, que tempera o que escreve sobre o amor e a não-violência, ao mesmo tempo que assume ter um ego «muito maior do que a autoestima».

O subtítulo de Surrender, "40 canções, uma história", é um piscar de olho aos 40 capítulos que compõem o livro, cada um evocando uma música dos U2.

Bono criou ainda 40 desenhos originais para este livro e um vídeo, narrado por si, baseado nas suas ilustrações e divulgado hoje nas plataformas digitais dos U2 a partir do excerto de um dos capítulos do livro, "Out of control", no qual narra o episódio da composição do primeiro single dos U2, a 10 de Maio de 1978.

Título

O muro

Autor

Joseph Fort Newton

Editora

Porto Editora

Sinopse

Nesta história, um Rei decide expulsar do seu Reino todos aqueles que são diferentes dele e construir um muro para os manter afastados. No entanto, este Rei rapidamente se apercebe de que, sem pessoas com diferentes talentos e conhecimentos, o seu Reino não poderá continuar a prosperar.

Este livro, com texto e ilustrações simples e simbólicos, está repleto de significado e mensagens positivas sobre o valor da diversidade, aceitação das diferenças e integração.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

Caminhar à beira-mar ao início da manhã. É a maneira mais natural de começar muitos dos meus dias. Olho distraído, sem ...

Diziam que o poeta vivia num mundo só dele. Não era verdade. O poeta trabalhava, tinha prazos, contas para pagar, e ...