Novidades Literárias

Estante P1: Fevereiro de 2023

view of floating open book from stacked books in library

por Redacção PÁGINA UM // Março 9, 2023


Categoria: Cultura

Temas: Estante P1

minuto/s restantes

Título

Punições

Autor

Franz Kafka 

Editora

Cavalo de Ferro

Sinopse

Volume que reúne em nova tradução três clássicos da Literatura universal - A sentença, A metamorfose e Na colónia penal - e recupera o projecto unitário desenhado por Franz Kafka com o título Punições.

Um pai que julga e condena o filho à morte; um caixeiro-viajante que acorda transformado num bicho monstruoso; um explorador que testemunha o uso de uma elaborada máquina de tortura na execução de sentenças.

Estes três textos célebres poderão ser familiares até para quem nunca os leu, ou não fosse Franz Kafka um autor que ao revolucionar a literatura do século XX se tornou universal.

São textos escritos, respetivamente, em 1913, 1915 e 1919, que testemunham um autor no auge da sua força expressiva e que levam até às últimas consequências o desespero do homem moderno e a sua solitária condenação a uma existência absurda, e que, segundo a vontade de Kafka, deveriam ter sido coligidos num único volume com o título Strafen (Punições) pelas afinidades que apresentam e pelas novas leituras que esse diálogo trinitário pode suscitar.

Um projecto que, no entanto, nunca chegou a concretizar.

Título

Liliputine

Autor

Ernesto Rodrigues

Editora

Guerra & Paz

Sinopse

O nome Liliputine conjuga Swift e Putin(e). Inspira «liliputinar», cujo tempo ou modo (presente do conjuntivo ou imperativo) significa: «reduza Putin à sua pequenez ou insignificância». Olha-se ao complexo de quem, no seu metro e sessenta e oito, se sonha um novo Pedro, o Grande, com dois metros e três.

À luz da invasão da Ucrânia, Magda Baptista, docente de Estudos Europeus, relata a experiência familiar nas sublevações de Budapeste 1956 e Praga 1968 até à desintegração da União Soviética, esboçando um perfil dúplice e cruel de novo Estaline. Às capitais sacrificadas do «socialismo real» e seus fracassos opõe o direito à escolha plural e liberdade de expressão que só uma democracia solidária permite.

Momentos vívidos dos últimos 70 anos, lembrando que a História se repete, animam este romance-reportagem, proposta incomum na literatura portuguesa.

Título

Essa vozinha na sua cabeça

Autor

Mo Gawdat 

Editora

Lua de Papel

Sinopse

Autor do bestseller A equação da felicidade, o autor trabalhou durante anos em empresas de tecnologia de ponta e teve sempre uma visão muito clara dos problemas: para consertar uma máquina é preciso saber o que está avariado; de igual modo, para “solucionar” a infelicidade é preciso saber o que a provocou.

A boa notícia é que a infelicidade, mesmo que tenha raízes em acontecimentos reais, só se enraíza por força dos pensamentos. Logo, é preciso aprender a calar Aquela vozinha na sua cabeça, que insiste em deitá-lo abaixo.

Baseado na sua experiência enquanto programador e nos seus conhecimentos de Neurociência, Mo mostra-nos como os nossos cérebros, apesar de altamente complexos, se comportam de forma tão previsível. Se conseguirmos perceber os nossos padrões de comportamento, podemos trabalhar de forma eficaz na nossa felicidade.

O que vão encontrar aqui é, pois, um método que permite, através de exercícios de uma simplicidade absoluta, reprogramar o funcionamento do seu cérebro. Ou seja, torná-lo imune aos pensamentos negativos.

Título

Onde o lobo espreita 

Autora

Ayelet Gundar-Goshen

Editora

Elsinore

Sinopse

Longe da sua terra natal há quase duas décadas, Lilakh Schuster reconstruiu a sua vida em São Francisco, com o marido, Mikhael, e o filho, Adam. Vivem o sonho americano, alicerçado na segurança e na liberdade que Israel nunca lhes conseguiu oferecer.

Porém, essa sensação de segurança vai dando lugar à suspeita e ao terror quando um colega de liceu de Adam aparece morto numa festa em circunstâncias pouco claras.

Um acontecimento que abala toda a comunidade e sobretudo Lilakh, para quem o seu filho, acusado de ódio racial e alvo de uma investigação policial, se tornou um desconhecido.

Exímia em avolumar densidade emocional e psicológica num enredo de suspense, Ayelet Gundar-Goshen regressa com um romance repleto de tensão construído à volta do medo — o medo do futuro e do outro, mas também daqueles que nos são mais próximos e que se podem tornar num estranho, num lobo à espreita.

Título

O perigo de estar no meu perfeito juízo

Autora

Rosa Montero

Editora

Porto Editora

Sinopse

Na tradição de A louca da casa, um livro brilhante e sagaz sobre criatividade e loucura "Sempre soube que na minha cabeça alguma coisa não funcionava muito bem", diz nos logo ao início Rosa Montero.

Voltando ao solo fértil que alimentou A louca da casa, esta sua convicção encontrou eco em estudos científicos e dados concretos, mas sobretudo na observação da sua própria vida e nas biografias desses «loucos» e «estranhos» seres dedicados, como ela, à arte da escrita, almas que transformaram o sofrimento pessoal em matéria literária.

Sylvia Plath, Emily Dickinson e muitos outros estão presentes nestas páginas repletas de empatia pelos dramas humanos e, ao mesmo tempo, de admiração por toda a beleza daí resultante. O perigo de estar no meu perfeito juízo prova a capacidade extraordinária de Rosa Montero de misturar ficção, autobiografia e ensaio, resultando numa obra perspicaz, tocante e bem-humorada sobre o custo da "normalidade" e o valor da diferença.

Título

A guardiã de histórias

Autora

Sally Page

Editora

Porto Editora

Sinopse

Janice, empregada de limpeza, sabe que é através das histórias que as pessoas nos contam que as conhecemos verdadeiramente.

Quando começa a trabalhar para a Sra. B – uma mulher astuta de 92 anos –, Janice encontra, finalmente, alguém que quer conhecê-la a sério. Mas Janice não se deixa enganar: coleciona as histórias dos outros, mas não quer revelar a sua. Porque nela se esconde um segredo que não está preparada para partilhar.

Mas a Sra. B é muito perspicaz e sente que a mulher que lhe limpa a casa tem muito que se lhe diga. Afinal, todos temos uma história para contar, certo?

Título

A história secreta dos alimentos 

Autor

Matt Siegel 

Editora

Casa das Letras

Sinopse

De forma divertida e controversa, Matt Siegel desvenda toda uma nova perspetiva sobre os alimentos, desmontando mitos e abordando histórias e tradições mal contadas.

Será o azeite realmente italiano, ou estaremos a mergulhar o pão em óleo de candeeiro? Porque é que, de forma algo masoquista, nos sentimos atraídos por alimentos que nos podem fazer mal, como as malaguetas? Apesar de ser um clássico americano, será a tarte de maçã originalmente... inglesa?

«Como espécie animal, estamos geneticamente programados para ser obcecados por comida», explica Matt Siegel enquanto revela o lado oculto de tudo aquilo que metemos nas bocas. Siegel explora várias temáticas: os mitos – e realidades – sobre uma fruta afrodisíaca, como uma das mais raras e exóticas especiarias do mundo (baunilha) passou a ser sinónimo de tendências sexuais inesperadas e qual o papel da comida nos contos populares. E ainda consegue argumentar como é que o gelado ajudou a derrotar os Nazis.

A história secreta dos alimentos é uma rica e prazerosa exploração das subculturas históricas, culturais, científicas, sexuais, e, sim, culinárias, deste tão essencial reino que são os alimentos. Pode comparar-se a destreza culinária de Siegel à de Anthony Bourdain, pelo que, ao invés da faca de chef, surge equipado com um conhecimento gastronómico que foi beber a manuscritos medievais, pergaminhos chineses antigos e revistas obscuras de culinária.
Divertido e fascinante, é um livro essencial para todos os foodies.

Título

A vida airada de Dom Perdigote

Autor

Paulo Moreiras

Editora

Casa das Letras

Sinopse

Por ocasião do baptizado do filho varão, Felipe III de Espanha e II de Portugal promove festejos imperdíveis na cidade de Valladolid, sede da Corte e capital do império. E, se para aquele umbigo do mundo – onde desaguam todos os vícios, velhacarias e vilanias – concorrem nobres e ladrões, damas e rameiras, será mais do que certo que, depois de um périplo por Badajoz, Sevilha, Trujillo ou Toledo, siga também para lá Tanganho Perdigão Fogaça, conhecido por Dom Perdigote, a fim de cumprir o seu destino.

Mas nem tudo se apresenta de feição a este espadachim nascido no ano em que morre Camões; claro que, entre as muitas peripécias vividas, encontra o amor da sua vida e conhece o pintor El Greco, o escritor Quevedo e até o autor do Quixote; porém, será envolvido na tentativa de assassinar um dramaturgo que integra a embaixada inglesa, enviada para ratificar a paz entre as duas nações. Quem o irá salvar?

Na senda do seu romance de estreia – A demanda de Dom Fuas Bragatela, aplaudido entusiasticamente pelo público e pela crítica –, Paulo Moreiras regressa ao género pícaro, em que é mestre, para nos oferecer uma obra-prima de rigor e divertimento que já fazia falta à nossa literatura. Sublime.

Título

As enviadas especiais

Autora

Judith Mackrell

Editora

Casa das Letras

Sinopse

Enquanto a Segunda Guerra Mundial lançava o caos na Europa, os jornalistas cobriam os acontecimentos no teatro das operações e as poucas mulheres entre eles travavam também a sua própria batalha. Lutavam pelo direito a trabalhar em igualdade de condições com os homens e serviam-se de doses invulgares de bravura, determinação e criatividade para vencer restrições e combater preconceitos.

As enviadas especiais conta-nos as histórias heroicas e recheadas de peripécias de seis dessas extraordinárias pioneiras: Clare Hollingworth, autora do "furo do século" depois de noticiar em primeira mão o início da guerra na fronteira da Alemanha com a Polónia; Martha Gellhorn que, entre outras façanhas, desembarcou nas praias da Normandia disfarçada de enfermeira da Cruz Vermelha e foi dos primeiros jornalistas a entrar num campo de extermínio nazi; Lee Miller, uma deslumbrante modelo da Vogue que se tornou correspondente de guerra e fez questão de conhecer o apartamento de Hitler em Munique após a derrota germânica; Sigrid Schultz, uma judia que escondeu as suas origens para fazer reportagens na Alemanha e denunciar ao mundo os planos do III Reich; Virginia Cowles, que trocou o jornalismo cor-de-rosa pelos campos de batalha da Guerra Civil de Espanha e da catástrofe ainda maior que se seguiu; e Helen Kirkpatrick, que esteve nos bombardeamentos de Londres, na invasão de Itália e na libertação de Paris, tendo sido a primeira repórter a conseguir os mesmos direitos que os homens numa zona de combate controlada pelos Aliados.

Entre relatos de uma época trágica e episódios mundanos, envolvendo paixões amorosas, encontros com celebridades e outros reflexos da normalidade possível numa Europa virada do avesso, este é um retrato simultaneamente dramático e colorido de seis mulheres corajosas que, contra todas as convenções, arriscaram a vida para testemunhar o conflito mais devastador do século XX.

Título

Como educar crianças desafiantes

Autora

Laura Sanches

Editora

Manuscrito

Sinopse

Nunca ouvem, raramente obedecem e têm uma necessidade extrema de negociar tudo. Consegue identificar os seus filhos nesta descrição? Já perdeu a conta aos castigos e às ameaças a que tem de recorrer para se fazer ouvir? Então, este livro é para si e para todos os que, perante crianças "mandonas ou mimadas", se sentem desorientados e a falhar.

Educar não tem de ser um fardo e muito menos uma luta constante, mesmo quando estamos perante uma criança controladora e que não se deixa cuidar. Neste livro, a psicóloga clínica Laura Sanches desconstrói o mito dos miúdos com "mau feitio", a quem chama crianças alfa, e apresenta uma série de estratégias de empoderamento para que pais e cuidadores reclamem o papel de adultos responsáveis e capazes, em todas as fases da vida, desde a infância até à adolescência.

Aprender a gerir birras intermináveis, lidar com a frustração e encontrar a calma e a disponibilidade para acolher os sentimentos e as emoções das crianças são algumas das ferramentas que a autora se propõe partilhar. Acima de tudo, é preciso que os pais confiem que é no seu coração que encontram todas as respostas para a educação dos filhos… e que os filhos, por sua vez, sejam capazes de "descansar no amor dos pais".

Um livro indispensável para pais e cuidadores adquirirem ferramentas de compreensão, gestão e acolhimento das necessidades, sentimentos e emoções das crianças difíceis de educar. 

Título

Finanças pessoais: tudo o que precisa de saber

Autor

Alfred Mill

Editora

Marcador

Sinopse

Com muita frequência, os guias de finanças pessoais obscurecem as informações que realmente procuramos com pormenores tão complicados e entediantes que até um contabilista teria dúvidas. Finanças pessoais: tudo o que precisa de saber é um guia financeiro abrangente, acessível e fácil de entender, que elimina o jargão desnecessário e as explicações aborrecidas.

Desde a gestão de cartões de crédito até ao planeamento da reforma, este livro está repleto de dicas financeiras, listas de planeamento informativas e planos fáceis de seguir para que tenha tudo aquilo que precisa de saber para maximizar as suas economias.

Então, se procura contrair um empréstimo ou calcular o seu património líquido, este livro tem todas as respostas, mesmo aquelas que não sabia que procurava.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

Caminhar à beira-mar ao início da manhã. É a maneira mais natural de começar muitos dos meus dias. Olho distraído, sem ...

Diziam que o poeta vivia num mundo só dele. Não era verdade. O poeta trabalhava, tinha prazos, contas para pagar, e ...