Novidades Literárias

Estante P1: Setembro de 2023

view of floating open book from stacked books in library

por Redacção PÁGINA UM // Outubro 4, 2023


Categoria: Cultura

minuto/s restantes

Título

A casa de Pineapple Street

Autora

Jenny Jackson

Editora

Asa

Sinopse

A família Stockton é um ícone da alta sociedade nova-iorquina. As suas vidas são pontuadas por celebrações no clube de golfe, acordos pré-nupciais e jantares temáticos, organizados pela matriarca, Tilda. Mas, por detrás do dinheiro antigo e da educação Ivy League, os laços que os unem parecem ser os mesmos que os separam.

Darley, a filha mais velha, sacrifica a herança e a carreira por amor. Uma decisão polémica que a lança em território desconhecido.
Georgiana, a filha mais nova, envolve-se num romance proibido que ameaça arruinar todos os seus planos para o futuro.
E há Sasha, que entra para a família ao casar com Cord. Independente e obstinada, é a eterna intrusa, e mal consegue compreender as estranhas regras, cultura e rituais que regem o clã.

Uma rota de colisão para três mulheres que desejam ser definidas por algo mais do que a sua relação com o dinheiro. Pois há a que nasceu com ele, a que casou com ele e a que quer, acima de tudo, ver-se livre dele.

Título

A Tília / Aniversário

Autor

César Aira

Editora

Cavalo de Ferro

Sinopse

Volume que reúne duas das mais conhecidas obras de César Aira. Uma porta de entrada para um universo literário único de um autor de culto.

No princípio era o chá de tília que o pai, vítima de insónia, preparava. Rumava de bicicleta até à Praça de Pringles, onde numa fileira destas árvores, cujas florzinhas colhia para o seu chá, se destacava um exemplar, admirável e grandioso, a Tília Monstra. Consigo levava o seu único filho, ainda pequenino, aquele que mais tarde contaria esta e tantas outras histórias para recuperar o seu velho eu e compreender a sua vida: a dos seus pais e do quarto apertado onde todos viviam, a das primeiras amizades e espantos, a da descoberta da vírgula.

Em Aniversário, encontramos a personagem de um célebre escritor que, ao cumprir os cinquenta anos, época de balanços e de recomeços, aproveita a surpreendente descoberta da sua ignorância sobre as fases da Lua para reflectir, com ilimitada fantasia e humor desarmante, acerca de «todas as coisas que julgava saber e que na verdade não sabia».

Título

O caminho do Zen

Autor

Alan Watts

Editora

Albatroz

Sinopse 

Se abrirmos os olhos e virmos com clareza, torna-se óbvio que não há outro tempo senão este instante.
Esta obra inspiradora apresenta de uma forma abrangente e acessível a filosofia e a prática do budismo zen, explicando os seus principais ensinamentos, enquanto explora as suas implicações mais amplas para a espiritualidade e a existência humanas.

Alan Watts, um pioneiro na divulgação da sabedoria do Oriente no mundo ocidental, convida-o a abraçar um modo de viver plenamente no presente, aceitando o que não se pode mudar e sendo feliz com as coisas como elas são. A prática desta filosofia vai ajudá-lo a alcançar um profundo sentido de libertação e de paz interior.

Sabedoria budista para vencer a ansiedade e alcançar a paz.

Um clássico sobre o pensamento oriental.

Título

Glória

Autora

NoViolet Bulawayo

Editora

Dom Quixote

Sinopse

É uma história contada por um coro de vozes animais, através do qual, nós, humanos, nos vemos com mais clareza.
É a história do mundo e da sua frágil e esmagadora beleza.

Há muito tempo, numa terra abundante, os animais viviam felizes... E então chegaram os colonizadores e, com eles, uma sangrenta guerra. Do caos, porém, surgiu uma nova esperança. Um cavalo carismático tomou as rédeas do poder. Governou durante quarenta anos com a ajuda do seu grupo de Eleitos. Até que um dia, enquanto se sentava para tomar um chá Earl Grey e ouvir o seu programa de rádio favorito, chegou um novo líder, um novo regime. E mais uma vez os animais se encheram de esperança.

Glória conta a história de um país fictício, preso num ciclo tão antigo quanto o tempo. No centro do tumulto está Destino, uma jovem cabra que regressa à sua terra natal para testemunhar a revolução. A chegada de Destino desencadeia uma sucessão de acontecimentos que lembra aos habitantes - e a nós - que a glória da tirania só dura enquanto as suas vítimas o permitem. E que essa história pode ser interrompida a qualquer momento. 

Finalista do Booker Prize e do Rathbone Folio Prize, e nomeado para o Women’s Prize for Fiction, Glória é o romance da consagração definitiva de NoViolet Bulawyao como pensadora e contadora de histórias.

Título

O povo é imortal

Autor

Vassili Grossman

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Vassili Grossman escreveu três romances sobre a Segunda Guerra Mundial, cada um deles oferecendo uma visão distinta do que pode ser um romance de guerra, e cada um deles extraordinário.

Um conjunto comum de personagens liga Stalinegrado e Vida e destino, mas Stalinegrado não é apenas uma história comovente e emocionante sobre a crueldade do totalitarismo, é também um monumental memorial aos inúmeros mortos de guerra. Vida e destino, por outro lado, mais do que um romance é uma obra de filosofia moral e política, e a questão profunda que explora é se é ou não possível comportarmo-nos eticamente perante uma violência avassaladora. 

O povo é imortal é algo completamente diferente. Passado durante os catastróficos primeiros meses da invasão alemã da União Soviética, esta é a história de um batalhão do exército enviado para travar o avanço do inimigo a qualquer custo, com o cerco e a aniquilação como fim prometido. 

Uma estimulante história de resistência, O povo é imortal é o romance como uma arma na mão.

Título

Shy

Autor

Max Porter

Editora

Elsinore

Sinopse

Shy tem no seu currículo mais de onze chumbos e a expulsão de duas escolas. Agora está a fugir de Last Chance, o lar de acolhimento para «alguns dos mais perturbados e violentos jovens delinquentes» do país, a sua nova casa. Consigo leva apenas uma mochila carregada de pedras e o seu inseparável walkman. É noite funda, o caminho é solitário e assombroso, momento propício para puxar a cassete da sua curta vida para trás e ouvir dentro da sua cabeça as vozes dos seus professores, as súplicas da sua mãe e de todas as pessoas que magoou sem saber porquê.

Título

Autobiografia do doutor Oliveira Salazar

Autor

Carlos Ademar

Editora

Parsifal

Sinopse

Sentindo que o fim da vida se aproxima, perdido entre a lucidez e a perturbação e afastado do poder, um velho ditador dedica os dias que lhe restam a olhar para a história do país que governou com mão de ferro durante décadas, enquanto interpela a consciência sobre a sua pessoa e a justeza da sua conduta.

Que obra social construiu ou em que estado deixa as finanças públicas? Como defendeu o Império num mundo em mudança ou acalmou os militares, sempre ávidos de poder? Como teve de fingir amizades ou moderar uma Igreja sem ofender a Deus? Como combateu os inimigos ou quem poderia ameaçar o seu poder ou o seu prestígio? E qual o lugar que ocupará nos futuros manuais de História? 

Resultado de uma exaustiva pesquisa e de um sólido conhecimento da História Contemporânea de Portugal, esta obra sintetiza o século XX e recria, em simultâneo, o mundo psicológico de um governante que durante quarenta anos foi habilmente modelando à sua imagem uma sociedade opressora e anacrónica, marcada por vícios privados e públicas virtudes.

Título

Lisboa maldita

Autor

Sérgio Luís de Carvalho

Editora

Parsifal

Sinopse

Este livro empreende uma viagem de mais de 500 anos ao lado mais desconhecido e trágico da cidade, ao longo da qual ficamos a conhecer os lugares de crimes e as suas formas de execução e desvendamos as histórias das vítimas, dos seus assassinos e dos seus carrascos. 

Simultaneamente, analisaremos a evolução da aplicação da Justiça no seu combate contra o crime. Uma luta feita de avanços e de recuos, uma luta na qual a evolução das mentalidades - e da iluminação pública! - tiveram papel de relevo. 

As histórias que aqui são contadas fazem parte da memória coletiva de todos nós, desde as derradeiras palavras que Sidónio Pais (certamente nunca) proferiu até aos assassinatos de D. Carlos e do Príncipe Herdeiro ou à conhecida execução do infame conde Andeiro. Afinal, o que há de verdade em muitos destes casos? 

Uma longa viagem pelos homicídios mais marcantes da história de Lisboa, que tenta lançar alguma luz e algum esclarecimento em tantos crimes que ainda hoje causam espanto, rejeição e polémica.

Título

A verdadeira guerra

Autor

Nuno Rogeiro

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Uma visão panorâmica da invasão da Ucrânia e uma reflexão profunda sobre as suas consequências na defesa nacional portuguesa. A análise geopolítica, estratégica, tática e de Direito Internacional, a descrição pormenorizada dos aspectos técnicos da guerra, a revelação de factos desconhecidos a partir de documentos e testemunhos até agora confidenciais, o traçar dos cenários de evolução mais plausíveis, e o comentário detalhado sobre protagonistas, visíveis ou discretos

O primeiro livro sobre o conflito que engloba todas as evoluções e subterrâneos recentes.

Título

O Monte do Silêncio

Autor

Francisco Camacho

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Diogo vive atormentado por duas tragédias, uma na infância e outra na adolescência, numa família da alta burguesia reconstruída por um tio que cultiva o segredo e a mentira. Os traumas do passado empurram-no para uma existência desregrada e sem rumo, em que os problemas de memória e os sentimentos de culpa o afastam cada vez mais da verdade acerca de si próprio e daqueles que o rodeiam.

Até que, numa manhã de setembro em que o sol brilha intensamente mas um horizonte negro anuncia a tempestade, o cadáver de Norma, a afilhada do tio sobre a qual pouco se sabe, é encontrado no cenário majestoso da Praia do Eco. Ao ver-se envolvido na morte de Norma, depois de um telefonema inesperado que o faz recuar aos tempos da juventude, Diogo inicia uma jornada de descoberta que o levará a pôr em causa a sua própria história e a desfazer os equívocos de toda uma vida.

Passado entre a Lisboa dos anos oitenta e os dias de hoje, em ambientes que ilustram um país feito de desigualdades e satirizam uma certa elite portuguesa ciosa das aparências, O Monte do Silêncio é um romance profundamente visual, com uma atmosfera de thriller psicológico e um enredo sinuoso que prende o leitor até à última página.

Título

Gabo e Mercedes: Uma despedida

Autor

Rodrigo García

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Em Março de 2014, Gabriel García Márquez, um dos mais aclamados escritores do século XX, já velho e doente, apanhou uma constipação. «Desta não escapamos», disse Mercedes Barcha, a sua esposa de há mais de cinquenta anos, a Rodrigo, um dos seus filhos.

Estas páginas são a crónica mais íntima e honesta dos últimos dias de um génio, escrita com a espantosa precisão e o justo distanciamento de uma testemunha de exceção: o próprio Rodrigo. Vemos assim o lado mais humano de uma personagem universal e da mulher na qual reparou quando eram ainda crianças, que o acompanhou toda a vida e que apenas lhe sobreviveu uns anos, entremeado com recordações de uma vida irrepetível. A mais bela despedida ao filho do telegrafista e à sua esposa.

Agridoce e perspicaz, comovente e poderoso, Gabo e Mercedes - Uma despedida celebra o formidável legado dos pais de Rodrigo, oferecendo um olhar inédito sobre a vida familiar privada de um gigante literário. É, ao mesmo tempo, um presente para os leitores de Gabriel García Márquez e uma grande homenagem de um escritor que o conheceu bem.

Título

O próximo és tu

Autor

Arne Dahl

Editora

Dom Quixote

Sinopse

O terceiro volume da série Berger & Blom, um novo thriller, emocionante e sombrio, do multipremiado escritor sueco Arne Dahl. A vida do ex-inspetor Sam Berger ficou virada do avesso. É suspeito de assassínio e a sua colega Molly Blom, agente dos serviços secretos, encontra-se em coma.

Entretanto, uma ameaça terrorista impende sobre Estocolmo, e um assassino procurado está em liberdade.

Berger foge para o arquipélago de Estocolmo, onde aguarda por ordens do chefe da Unidade de Inteligência da Polícia de Segurança da Suécia.

Mas será ele a solução ou parte do problema?

Título

SAS: Heróis fora da lei

Autor

Ben Macintyre

Editora

Dom Quixote

Sinopse

No verão de 1941, no auge da Segunda Guerra Mundial, em África, no Deserto Ocidental, David Stirling, um jovem oficial aristocrata, entediado e excêntrico, apareceu com um plano radical e inteiramente contrário às regras: uma pequena unidade clandestina capaz de criar o caos na retaguarda das linhas inimigas.

Apesar de uma intensa oposição, Winston Churchill deu pessoalmente autorização a Stirling para recrutar os soldados mais duros, brilhantes e implacáveis que conseguisse encontrar.
Assim começou o regimento militar mais celebrado e misterioso do mundo: o SAS.

Só 75 anos mais tarde decidiu o SAS contar a sua assombrosa história. Abriu pela primeira vez os arquivos, concedendo ao aclamado historiador Ben Macintyre acesso total a um valioso acervo de relatórios, memorandos, diários, cartas, mapas e fotografias nunca vistos, bem como carta-branca para entrevistar os envolvidos ainda vivos e aqueles que os conheceram.

O resultado é este livro universalmente aclamado: um relato empolgante de temeridade e heroísmo, ousadia e tragédia. A história de um grupo de renegados que assumiu riscos monumentais.

Título

O navio negreiro

Autor

Marcus Rediker

Editora

Saída de Emergência

Sinopse

Durante três séculos, os navios negreiros transportaram milhões de pessoas das costas de África até à América. Apesar do muito que já se conhece sobre a escravatura, pouco se sabe sobre estas embarcações e os seus passageiros. Através de uma investigação detalhada, Markus Rediker recria com pormenores assustadores a vida, a morte e o terror dos escravos - mas também das tripulações -, bem como o dia a dia nos navios e as doenças, motins e violência.

Apresentando histórias reais - como a do jovem raptado da sua aldeia e vendido como escravo por uma tribo vizinha, ou a do capitão que nutria um prazer sádico em manter o seu inferno particular -, Rediker relata a tragédia e o desespero, mas igualmente a coragem e resiliência de pessoas despojadas das suas vidas e dispostas a tudo pela sua liberdade.

Título

Milionários nazis

Autor

David de Jong

Editora

Saída de Emergência

Sinopse

Em 1946, Günther Quandt — patriarca do mais icónico império industrial da Alemanha — foi detido por colaborar com o regime nazi. Os tribunais absolveram-no, apesar da sua mentira ao afi rmar que teria sido forçado por Goebbels. Durante as gerações seguintes, os herdeiros de Quandt, e de outros milionários nazis, viram as suas fortunas crescer e os seus impérios expandir-se na economia globalizada, enquanto o ajuste de contas com esse passado negro permanece incompleto.

Nesta notável investigação, David de Jong revela a verdadeira história de como as dinastias empresariais mais ricas da Alemanha acumularam incalculável poder ao serem cúmplices nas atrocidades do Terceiro Reich. Utilizando fontes inéditas, o autor mostra como esses magnatas se apropriaram de negócios judeus, utilizaram prisoneiros de campos de concentração nas suas fábricas e produziram armamento para equipar o exército de Hitler enquanto a Europa era destruída ao seu redor. Mais chocante, como o oportunismo político da América permitiu que escapassem impunes dos seus crimes.

Título

50 códigos que mudaram o mundo

Autor

Sinclair McKay

Editora

Saída de Emergência

Sinopse

Desde os tempos mais remotos que os códigos secretos fazem parte das civilizações. Quase em simultâneo com a invenção da escrita, foram igualmente criadas formas dissimuladas de esconder mensagens e de as manter em segredo.

Nesta obra fascinante, Sinclar McKay explora códigos indecifráveis, mensagens ocultas e cifras secretas para narrar uma nova história do mundo. Dos templos da Grécia Antiga à corte de Isabel I, de manuscritos antigos cujos códigos labirínticos contêm profecias de perdição ao campo moderno da mecânica quântica, prepare-se para descobrir como algumas palavras escondidas podem mudar tudo: ajudar a vencer guerras, desencadear revoluções e até transformar a face de nações.

Para além de ser um guia completo sobre o mundo fascinante da criptografia, também lhe dá a oportunidade de testar as suas competências na descodificação de alguns dos enigmas mais complexos alguma vez criados.

Título

Caro idiota

Autora

Virginie Despentes

Editora

Elsinore

Sinopse

Da autora mais provocadora da literatura francesa, um romance atual sobre a violência das relações humanas.

Rebecca tem 50 anos, é uma atriz famosa e, embora se ache mais atraente do que nunca, começa a sentir na sua própria pele a discriminação da indústria cinematográfica. Oscar é um escritor só um pouco mais novo do que ela, cuja vida pessoal e carreira se encontram num caos ao descobrir-se no centro do mais recente escândalo MeToo. Zoé Katana, feminista e bloguista, é a jovem vítima que regressou do passado para finalmente ajustar contas com ele. Os três irão iniciar um diálogo tenso, por meio de chat, e descobrir como uma amizade improvável pode nascer entre pessoas que, à primeira vista, nada têm que ver umas com as outras, e como essa força desconhecida as pode ajudar a lidar melhor com as suas ansiedades, neuroses, vícios, complexos, vergonhas e medos

Regresso aguardado e festejado de Virginie Despentes, Caro idiota é um romance epistolar dos nossos tempos que aborda temas e episódios atuais, um livro de raiva e consolo sobre a violência das relações humanas e sobre as posturas ideológicas às quais estamos agarrados, mesmo quando há muito deixaram de nos fazer compreender não só a realidade mas também a velocidade e irreversibilidade da mudança.

Título

A voz das mulheres

Autora

Miriam Toews

Editora

Alfaguara

Sinopse

Inspirado em factos reais, o livro que deu origem ao filme homónimo, vencedor do Óscar de Melhor Argumento.

Certa noite, oito mulheres menonitas reúnem-se num celeiro para um encontro secreto. Nos últimos anos, mais de uma centena de mulheres pertencentes à mesma comunidade foram repetidamente violadas durante a noite por demónios que as castigavam pelos seus pecados. A terrível verdade, contudo, é que os abusos eram perpetrados a partir de dentro, da sua própria colónia. Depois desta descoberta, decidem proteger-se, e às suas filhas, e pôr fim aos abusos.

Quando os homens se ausentam da colónia, estas mulheres, todas iletradas e incapazes sequer de falar a língua do país onde vivem, terão de fazer a escolha mais difícil: permanecer no único mundo que conhecem ou arriscar a fuga para o desconhecido e a liberdade.

Miriam Toews, baseando-se num episódio verídico, conta-nos uma história plena de aspereza e comoção: uma fortíssima experiência de superação e fraternidade, de combate pelo poder de decidir o próprio destino e de afirmação do lugar próprio das mulheres.

Título

Zuckerman libertado

Autor

Philip Roth

Editora

Dom Quixote

Sinopse

O segundo romance da trilogia e epílogo, Zuckerman acorrentado, quatro narrativas distintas - O Escritor Fantasma, Zuckerman libertado, A lição de anatomia e a orgia de Praga - ligadas por um fio condutor: o escritor Nathan Zuckerman.

Em Zuckerman libertado, Nathan Zuckerman, um pretenso eremita apesar da sua fama recentemente conquistada como escritor de sucesso, afasta-se dos seus amigos mais antigos, rompe o seu casamento com uma mulher virtuosa e compromete, de forma talvez irreparável, a sua afetuosa relação com o irmão mais novo... e tudo isto por causa da sua grande sorte.

Título

Cidade da Vitória

Autor

Salman Rushdie

Editora

Dom Quixote

Sinopse

Na sequência de uma batalha menor entre dois reinos do Sul da Índia do século XIV, há muito esquecidos, uma rapariga de nove anos tem um encontro divino que irá alterar o curso da história. Depois de assistir à morte da mãe, Pampa Kampana, torna-se o veículo de uma deusa, que começa a falar pela boca da rapariga. Concedendo-lhe poderes que estão para lá da compreensão de Pampa Kampana, a deusa diz-lhe que ela será determinante no surgimento de uma grande cidade chamada Bisnaga - a cidade da vitória -, a maravilha do mundo.

Ao longo dos 250 anos subsequentes, a vida de Pampa Kampana virá a estar profundamente interligada à de Bisnaga. Conferindo existência a Bisnaga e aos seus cidadãos por meio de sussurros, Pampa Kampana tenta levar a cabo a tarefa que a deusa lhe confiou: dar igual representação às mulheres num mundo patriarcal. Mas todas as histórias têm tendência para fugir ao seu criador, e Bisnaga não é exceção.

À medida que os anos passam, que os governantes surgem e desaparecem, que as batalhas são perdidas e ganhas e as fidelidades mudam, o próprio tecido de Bisnaga torna-se uma tapeçaria cada vez mais complexa, com Pampa Kampana no centro.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

Entro pela noite. Gato pardo, deslizo pela cidade. Contorno-a. Esgueiro-me pelas estradas que a cintam. A hora vazia convoca os sentidos. ...

Que imagem ficará de repente, se o passado se perder no presente, e te esfumares da minha mente? Bruno Rama é ...

Mora cá em casa um espelho a que poderia chamar antigo, vintage, relíquia. Mas que, na verdade, é apenas um espelho ...