EDITORIAL DE PEDRO ALMEIDA VIEIRA

Esclarecimento preventivo e necessário

por Pedro Almeida Vieira // Outubro 23, 2023


Categoria: Opinião

minuto/s restantes


Tomei ontem conhecimento, por uma ocasional pesquisa no site da Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas (CCPJ), sem que outra informação prévia me tenha sido prestada, que Nuno André, um dos sócios do Página Um Lda. – a empresa gestora do PÁGINA UM –, com uma quota muito minoritária (5% do capital social), foi sujeito a um processo de contra-ordenação naquele órgão regulador por “prestação de falsas declarações sobre os requisitos legais à obtenção de um título de acreditação”, no caso, de jornalista-estagiário.

Foi-lhe aplicada, segundo informação constante na CCPJ, uma coima de 1.500 euros. O seu título terá sido cassado a partir da data da decisão, 21 de Junho passado, uma vez que o seu nome já não se encontra registado.

Gostaria de salientar, como director do PÁGINA UM e gerente do Página Um Lda., e para evitar eventuais especulações, que, embora Nuno André tenha publicado alguns textos e outros trabalhos neste jornal ao longo do ano passado, o processo em causa nada tem a ver com o PÁGINA UM. Refere-se sim à sua passagem pela rádio Mafra FM, tendo as alegadas falsas declarações sido cometidas em parceria com a jornalista Maria Moreira Rato, com o processo a ter tido ainda mais dois arguidos, cujos processos foram arquivados.

Em todo o caso, o último texto de Nuno André no PÁGINA UM foi publicado em 2 de Setembro de 2022. Desde essa data não mais o contactei, excepto para lhe comunicar a forte intenção de lhe (re)adquirir a quota (simbólica) de 5% no Página Um Lda., proposta que nunca obteve resposta, o que se lamenta, uma vez que pessoalmente preferia quebrar até a mais ténue ligação entre ele e este jornal. Mas a venda de quotas é um processo voluntário. Como é do conhecimento público, no sector da comunicação, Nuno André é agora comentador da CMTV.

Lisboa, 23 de Outubro de 2023

Pedro Almeida Vieira

Director do jornal PÁGINA UM Sócio maioritário (70%) e gerente da empresa Página Um Lda.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.