O V Congresso dos Jornalistas teve hoje o seu segundo dia de trabalhos, dedicado ao âmbito do jornalismo (local e global) e sobretudo às formas de financiamento do jornalismo, destacando-se debates com directores editoriais e também um debate com deputados da Assembleia da República. Este congresso é um evento duplamente público: teve inscrições para jornalistas e não-jornalistas, realizando-se num espaço (Cinema São Jorge, em Lisboa) pertencente à Câmara Municipal de Lisboa desde 2001. A organização exigiu um pagamento para ser realizada a cobertura noticiosa, uma decisão inédita num evento público, com a anuência do regulador dos media. Perante um evento onde a organização coloca condições monetárias para acesso às fontes de informação, o PÁGINA UM decidiu divulgar, em texto e imagem, aquilo que de mais relevante considera dever ser noticiado sobre os temas agendados.
Sobre a sessão ‘Do local ao universal‘
Sobre o painel dedicado ao financiamento do jornalismo audiovisual
Sobre o painel dedicado ao financiamento do jornalismo de imprensa e online
Sobre o painel dedicado ao papel do Estado no financiamento do jornalismo, em debate com deputados da Assembleia da República
PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.