Tecnologias de informação: IBM factura 72,4 milhões à Autoridade Tributária e Aduaneira desde 2019

Recorde: Fisco vai gastar 35 milhões de euros por três anos de licenças e hardware

IBM logo

por Pedro Almeida Vieira // Março 27, 2024


Categoria: Res Publica, Exame

minuto/s restantes


A Autoridade Tributária e Aduaneira vai pagar 35,2 milhões de euros em licenças de software e manutenção de hardware para os seus serviços durante os próximos três anos. O montante a pagar está distribuído em dois contratos assinados este mês com a IBM e a Timestamp, depois de concurso público, e foram ontem divulgados no Portal Base.

No caso da sucursal portuguesa da IBM, o contrato agora celebrado, para vigorar até 2026, no valor total de quase 26,9 milhões de euros com IVA, vem no seguimento de um outro que decorreu entre 2021 e 2023, que incluía o licenciamento e manutenção do software usados pelos funcionários do Fisco. Tanto para a IBM como para a Autoridade Tributária e Aduaneira, este é o maior contrato público de sempre, ultrapassando o anterior para serviços quase similares estabelecido em Fevereiro de 2021 no valor de cerca de 21,4 milhões de euros.

IBM logo

Um segundo contrato, sobretudo para serviços de melhoria e manutenção do hardware, foi assinado com a Tiemestamp – uma empresa portuguesa de sistemas e tecnologias de informação com ligações comerciais à gigante tecnológica norte-americana Oracle – e o seu valor é consideravelmente mais baixo, embora num montante relevante: quase 8,4 milhões de euros. Esta empresa esteve associada ao caso das viagens pagas pela Oracle em 2017 a altos quadros do Estado.

Os encargos associados à informática e automatização de processos pela Autoridade Tributária e Aduaneira têm vindo a aumentando consideravelmente nos últimos anos, e os contratos públicos que celebra atingem montantes cada vez mais elevados.

Na lista ordenada dos 25 maiores contratos públicos da Autoridade Tributária Aduaneira – com valores que vão desde os 2,5 milhões até aos 21,9 milhões de euros (sem IVA), 19 são com empresas de tecnologia de informação, com a IBM a destacar-se, arrecadando os três maiores. Esta empresa tem ainda o 11º maior contrato. Nos últimos cinco anos, só com serviços ao Fisco, sobretudo venda de licenças de software, a gigante norte-americana facturou cerca de 72,4 milhões de euros desde 2019. Nos seis anos anteriores, apenas vendera ao Fisco pouco mais de 10,2 milhões de euros

Apesar de a IBM bater a concorrência na facturação, a Timestamp segue próxima, porque conta larga dezenas de contratos, umas vezes sozinha e outra integrada com outras empresas. Contabilizando somente os contratos sem parceria, a Timestamp tem sete contratos no top 25 da Autoridade Tributária e Aduaneira, e facturou a esta entidade pública cerca de 55 milhões de euros (IVA incluído) desde 2019.

Helena Borges, directora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Fora do sector informático, os contratos mais elevados abrangem os sectores das limpezas (dois) e energético (quatro), com a Endesa a atingir o acordo comercial mais elevado: quase 9,5 milhões de euros por fornecimento de electricidade em Abril do ano passado por um período de apenas um ano. Com a excepção do contrato que ocupa a 25ª posição – um ajuste directo com a Samsic no valor de 2,5 milhões de euros –, todos estes contratos foram celebrados ao abrigo de um acordo-quadro ou após um concurso público.

Os contratos celebrados entre a Autoridade Tributária e Aduaneira e a IBM e a Timestamp integra o Boletim P1 da Contratação Pública e Ajustes Directos que agrega os contratos divulgados nos dia 26 de Março de 2024. Desde Setembro de 2023, o PÁGINA UM apresenta uma análise diária aos contratos publicados no dia anterior (independentemente da data da assinatura) no Portal Base. De segunda a sexta-feira, o PÁGINA UM faz uma leitura do Portal Base para revelar os principais contratos públicos, destacando sobretudo aqueles que foram assumidos por ajuste directo.

PAV


PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.

Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.


Ontem, dia 26 de Março, no Portal Base foram divulgados 1179 contratos públicos, com preços entre os 4,90 euros – para aquisição de papel térmico, pelo Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, através de ajuste directo – e os 21.845.466,00 euros – para aquisição de modelo de licenciamento empresarial, pela Autoridade Tributária e Aduaneira, através de concurso público.

Com preço contratual acima de 500.000 euros, foram publicados 25 contratos, dos quais 15 por concurso público, oito ao abrigo de acordo-quadro e dois por ajuste-directo.

Por ajuste directo, com preço contratual superior a 100.000 euros, foram publicados 10 contratos, pelas seguintes entidades adjudicantes: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (com a Novartis Farma, no valor de 3.905.560,00 euros); Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (com a Alexion Pharma Spain, no valor de 819.523,20 euros); três da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (um com a Medtronic Portugal, no valor de 202.292,00 euros, outro com a Johnson & Johnson, no valor de 135.908,44 euros, e outro com a Biotronik Portugal, no valor de 104.532,90 euros); Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (com a Kyowa Kirinfarmacêutica, no valor de 151.845,00 euros); Município de Caldas da Rainha (com a GIS – Segurança Privada, no valor de 147.019,65 euros); Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (com a Siemens Healthcare, no valor de 113.840,43 euros); Agência Nacional para a Gestão do Programa Erasmus+ Educação e Formação (com a SoftwareOne Denmark Aps, no valor de 108.000,00 euros); e a Infraestruturas de Portugal (com a Efacec Energia – Máquinas e Equipamentos Eléctricos, no valor de 105.860,00 euros).


TOP 5 dos contratos públicos divulgados no dia 26 de Março

1Aquisição de modelo de licenciamento empresarial

Adjudicante: Autoridade Tributária e Aduaneira

Adjudicatário: Companhia I.B.M. Portuguesa

Preço contratual: 21.845.466,00 euros

Tipo de procedimento: Concurso público


2Execução de empreitada denominada “Variante a Aljustrel na EN 263”

Adjudicante: Infraestruturas de Portugal

Adjudicatário: Tecnovia – Sociedade de Empreitadas

Preço contratual: 8.496.000,00 euros

Tipo de procedimento: Concurso público


3Aquisição de modelo de licenciamento empresarial

Adjudicante: Autoridade Tributária e Aduaneira

Adjudicatário: Timestamp – Sistemas de Informação

Preço contratual: 6.811.753,00 euros

Tipo de procedimento: Concurso público


4Aquisição de serviços de disponibilização e locação de meios aéreos (DECIR 2024) – Lote 3

Adjudicante: Estado Maior da Força Aérea

Adjudicatário: Gestifly, S.A.

Preço contratual: 5.519.778,00 euros

Tipo de procedimento: Concurso público


5Aquisição de medicamentos

Adjudicante: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Adjudicatário: Novartis Farma

Preço contratual: 3.905.560,00 euros

Tipo de procedimento: Ajuste directo


TOP 5 dos contratos públicos por ajuste directo divulgados no dia 26 de Março

1 Aquisição de medicamentos

Adjudicante: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

Adjudicatário: Novartis Farma

Preço contratual: 3.905.560,00 euros


2Aquisição de medicamentos

Adjudicante: Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

Adjudicatário: Alexion Pharma Spain

Preço contratual: 819.523,20 euros


3Aquisição de consumíveis de pacing e próteses intracoronárias

Adjudicante: Unidade Local de Saúde de Santa Maria

Adjudicatário: Medtronic Portugal

Preço contratual: 202.292,00 euros


4Aquisição de medicamentos

Adjudicante: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte

Adjudicatário: Kyowa Kirinfarmacêutica

Preço contratual: 151.845,00 euros


5Prestação de serviços de segurança e vigilância de instalações municipais

Adjudicante: Município de Caldas da Rainha

Adjudicatário: GIS – Segurança Privada

Preço contratual: 147.019,65 euros


MAP

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.