Na segunda sessão de BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira conversa com o escritor Valério Romão.
Quase a chegar aos 50 anos, Valério Romão é uma das vozes (e mãos) literárias mais inovadoras da Literatura portuguesa deste século, dominando o romance, a dramaturgia e a poesia, além de ser também tradutor e o vocalista do projecto Mao Mao.
Mas a escolha de Valério Romão como primeiro escritor português a visitar a BIBLIOTECA DO PÁGINA UM é mais subjectiva: partilha há anos com Pedro Almieda Vieira, com quem conversa, o mesmo bairro (Santa Catarina, em Lisboa), o mesmo amor aos gatos e uma (agora perdida) paixão ao Benfica.
Uma conversa descontraída sobre os diferentes processos de escrita e também sobre a acção (ou resignação) dos escritores como agentes sociais, e o que mais houver.
De entre as obras patentes na BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Valério Romão escolheu, para sugerir a leitura, o romance ‘Adoecer’, de Hélia Correia, um original de 2010.
PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.