biblioteca do página um

Pedro Almeida Vieira conversa com Raquel Ochoa

por Pedro Almeida Vieira // Julho 25, 2024


Categoria: Entrevista P1

minuto/s restantes

Na terceira sessão de BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira conversa com a escritora Raquel Ochoa.



Jurista ‘acidental’, que nunca quis percorrer os labirintos das leis e dos tribunais, Raquel Ochoa cedo abriu o seu mundo, não apenas percorrendo Mundo (e mostrando-o através de livros de viagens), mas abrindo o mundo dos outros, através de (já vários) romances que mostram, mais do que História e estórias, como foi sendo a presença portuguesa nos quatro cantos da Terra & Mar.

Uma conversa descontraída com uma escritora que se estreou na ficção ainda antes dos 30 anos, com ‘Casa-Comboio’ (Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2009), e que acaba de lançar novo romance (‘Coração-Castelo’).

Raquel Ochoa fotografada na Biblioteca do PÁGINA UM.

Uma conversa descontraída sobre os diferentes processos de escrita e também sobre a acção (ou resignação) dos escritores como agentes sociais, e o que mais houver.

De entre as obras patentes na BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Raquel Ochoa escolheu, para sugerir a leitura, o romance ‘O Bobo, de Alexandre Herculano (um original publicado em fascículos na revista Panorama em 1843 e ampliado em volume numa edição póstuma em 1878) e também ‘O Instituto Supremo’, de Ferreira de Castro, publicado em 1968.

[por razões técnicas, a entrevista tem pequenos cortes de gravação, para os quais pedimos desculpa]

Pormenor da biblioteca ‘caseira’ de Raquel Ochoa.

PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.

Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.