Recensão: Como ter tempo para tudo

O segredo por detrás de uma vida equilibrada

por Ernesto S. Sousa // Setembro 5, 2024


Categoria: Cultura

minuto/s restantes

Título

Como ter tempo para tudo

Autora

SOFIA PEREIRA 

Editora

Manuscrito (Fevereiro de 2023)

Cotação

19/20

Recensão

Ajudar o leitor a equilibrar a vida pessoal, familiar e profissional é o que propõe este livro de Sofia Pereira, especialista em gestão consciente do tempo.

Curiosamente, uma das propostas é que, se ainda não o faz, deve começar a tirar tempo para si, todos os dias!

O livro conta com perguntas, em cada capítulo, que ajudam o leitor a observar o seu dia-a-dia e a verificar para onde ‘voa’ o seu tempo, diariamente. Um exemplo de questão no domínio do propósito de vida é: “o que o motiva a levantar-se todos os dias da cama e viver mais um dia?”

A autora também propõe, por exemplo, uma análise às conquistas pessoais, aos talentos e aptidões (e como estão a ser ‘monetizadas’ em termos de valorização pessoal e profissional). Como não podia deixar de ser, uma das ferramentas propostas pela autora é dizer “não”, mas de forma “gentil e firme”. A especialista também apresenta múltiplas estratégias práticas e específicas, designadamente para “não deslizar em interrupções”, incluindo na gestão de correio electrónico, por exemplo.

Na obra, há ainda espaço para saber como lidar com os “sabotadores internos” e os intrusivos “pensamentos excessivos”, além do grande papão que é a “procrastinação”. O leitor também encontra exercícios para se pôr à prova e integrar melhor as ferramentas propostas pela autora. Um dos capítulos, “o sexto passo” numa mudança na gestão de tempo, propõe um planeamento consciente, com a sugestão de “práticas conscientes a manter”.

No fundo, um resumo da obra poderia ser o de sugerir a implementação de uma estratégia para desligar o ‘piloto automático’ que tem conduzido o leitor por uma vida em que o tempo é um bem escasso e não chega para tudo, uma vida assoberbada de tarefas e desgastante. Mas, para desligar esse ‘piloto automático, é preciso estar atento à condução e saber para onde vai. Este livro pode servir de guia para definir (e avançar por) esse novo rumo em direcção a um dia-a-dia mais organizado e a uma vida mais tranquila e feliz.  

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

Caminhar à beira-mar ao início da manhã. É a maneira mais natural de começar muitos dos meus dias. Olho distraído, sem ...

Diziam que o poeta vivia num mundo só dele. Não era verdade. O poeta trabalhava, tinha prazos, contas para pagar, e ...