Na oitava sessão de BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira conversa com o escritor e crítico literário José Riço Direitinho.
Enquanto estudava Agronomia, José Riço Direitinho ‘nasceu’ para a arte da escrita na ‘escola’ do suplemento DN Jovem, que lhe abriu portas para uma auspiciosa estreia com o livro de contos ‘A casa do fim’, em 1992, a que se seguiram os muito aclamados ‘Breviário das más inclinações’ (1994) e ‘Relógio do cárcere’ (1997).
Embora a sua produção literária tenha ‘acalmado’ durante alguns anos, passou nesse interregno a olhar mais para os livros dos outros, tornando-se um prestigiado crítico literário, acabando mesmo por ser uma espécie de ‘embaixador’ da literatura nórdica em Portugal, sobretudo de romances noruegueses.
Em 2018 surpreendeu com um regresso numa temática ousada – o erotismo – com ‘O escuro que te ilumina’.
Numa conversa descontraída com Pedro Almeida Vieira, José Riço Direitinho fala do seu percurso como engenheiro, como escritor e como crítico literário, e sobre como tudo isto se ligou (ou não), bem como sobre os novos autores portugueses e a sua paixão pela literatura nórdica, e como a Noruega aposta na promoção da sua Literatura.
De entre as obras patentes na BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, José Riço Direitinho escolheu ‘A voz dos deuses, de João Aguiar, publicado em 1984, e ‘Um deus passeando pela brisa da tarde’, com primeira edição em 1994.
PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.
APOIOS PONTUAIS
IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1
MBWAY: 961696930 ou 935600604
FUNDO JURÍDICO: https://www.mightycause.com/story/90n0ff
BTC (BITCOIN): bc1q63l9vjurzsdng28fz6cpk85fp6mqtd65pumwua
Em caso de dúvida ou para informações, escreva para subscritores@paginaum.pt ou geral@paginaum.pt.
Caso seja uma empresa e pretende conceder um donativo (máximo 500 euros por semestre), contacte subscritores@paginaum.pt, após a leitura do Código de Princípios.