biblioteca do página um

Pedro Almeida Vieira conversa com Filipa Fonseca Silva

por Pedro Almeida Vieira // Setembro 19, 2024


Categoria: Entrevista P1

minuto/s restantes

Na décima sessão de BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Pedro Almeida Vieira conversa com a escritora Filipa Fonseca Silva



A licenciatura em Comunicação Social e Cultural na Universidade Católica quase a ‘chamou’ para o jornalismo, mas Filipa Fonseca Silva, nascida no Barreiro em 1979, acabou ‘puxada’ pela publicidade, onde desenvolveu intensa actividade profissional até 2017.

Entretanto, em 2011 estreou-se no mundo literário com o romance ‘Os 30 – nada é como sonhámos’, cuja versão inglesa a levou ao Top 100 da Amazon, sendo a única autora portuguesa a alcançar essa posição.

Depois, não parou: publicou mais seis obras de ficção e dois livros de humor, além de crónicas, contos e ensaios, tendo publicado recentemente o romance distópico ‘Admirável mundo verde’.

Filipa Fonseca Silva fotografada na Biblioteca do PÁGINA UM.

Numa conversa descontraída com Pedro Almeida Vieira, Filipa Fonseca Silva debruça-se sobre o seu percurso profissional, pessoal e literário, mas também sobre um dos seus maiores ‘desafios’: o Clube das Mulheres Escritoras, que congrega já cerca de duas dezenas de autoras (com obra feita), com o qual pretende dinamizar mais a promoção da escrita no feminino.

Entre as obras patentes na BIBLIOTECA DO PÁGINA UM, Filipa Fonseca Silva escolheu um romance (não histórico) de Miguel Real, ‘O último minuto da vida de Saramago’, e também o romance ‘Os olhos de Tirésias’, de Cristina Drios, publicado em 2013, e a tetralogia ‘Uma História Privada’, de Luísa Beltrão, constituída pelos romances ‘Os pioneiros’, ‘Os impetuosos’, ‘Os bem-aventurados’ e ‘Os mal-amados’, publicados entre 1994 e 1999.

Pormenor da biblioteca ‘caseira’ de Filipa Fonseca Silva.

PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.

Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.

APOIOS PONTUAIS

IBAN: PT50 0018 0003 5564 8737 0201 1

MBWAY: 961696930 ou 935600604

FUNDO JURÍDICO: https://www.mightycause.com/story/90n0ff

BTC (BITCOIN): bc1q63l9vjurzsdng28fz6cpk85fp6mqtd65pumwua

Em caso de dúvida ou para informações, escreva para subscritores@paginaum.pt ou geral@paginaum.pt.

Caso seja uma empresa e pretende conceder um donativo (máximo 500 euros por semestre), contacte subscritores@paginaum.pt, após a leitura do Código de Princípios.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.