Indonésia: um paraíso a descobrir

Author avatar
Raquel Rodrigues|17/10/2024

Raquel Rodrigues regressa ao PÁGINA UM. Nesta edição, partilha mais uma viagem de sonho, num formato de fotorreportagem. Destino: Indonésia.


É talvez o destino mais sonhado por viajantes. No meu caso, já viajei muito e contabilizo muitos destinos já ‘carimbados no passaporte’. Mas este é um destino verdadeiramente único e há muito sonhado por mim.

Conto pelos dedos de uma mão os países longínquos que gostaria de voltar a visitar. A Indonésia é, sem dúvida, um deles. Assim que cheguei ao aeroporto de Bali, senti o calor e o aroma que me deixaram aquela sensação que adoro, de pertença aos lugares.

Bali

A mais famosa ilha na Indonésia é também chamada Ilha dos Deuses. A conjugação entre o animismo e o hinduísmo antigos de Bali cria uma cultura distinta que permeia todos os aspectos da vida na ilha.

Senti que estava definitivamente pronta (a ansiar, mesmo) para ver e experienciar tudo o que a ilha tinha para me oferecer.

A paisagem única da ilha está replecta de cascatas imponentes, vegetação que nos assombra e uma espiritualidade que é palpável e que nos acolhe. São milhares de templos, majestosos terraços de arroz, património histórico e cultural riquíssimo e praias paradisíacas de águas quentes. A gastronomia é maravilhosa e o povo é muito simpático.

Percebi o porquê de os deuses escolherem Bali para viver.

Depois de Bali, e para quem quer sair do caos de Ubud e Bali e procura os postais paradisíacos, não se pode perder as ilhas Gilli, o snorkling com tartarugas, mantas e estátuas.

Sem carros, nem trânsito. Tudo é bom. Os finais de tarde, os amanheceres, o peixe e marisco e as pizzas da mãe Mamma Pizza Gilli Air.

Aqui, o tempo pára.

 Ilha Gilli Meno

Imperdível é também a ilha de Java, com os seus vulcões e a paisagem que nos esmaga.

A ‘cereja no topo do bolo’ da viagem foi o templo Candi Borobudur, o maior e mais complexo templo budista. Situado na ilha de Java, o templo é considerado a maior atracção para visitantes em toda a Indonésia.

Obrigada por tudo e por tanto, Indonésia.

Estamos de coração cheio.

Voltaremos! Uma viagem com esta qualidade, em pleno Inverno… Já só sonhará com uma próxima. Deixo o aviso.

Sugestão de roteiro:

  • 6 dias em Bali (Ubud, Templos Unesco, Rota do Chá e do café, Uluwato, Baía de Jimbaran)
  • 4 dias nas ilhas: Gilli Air e Gilli Meno
  • 2 dias em Lombok
  • 3 dias em Java

Dicas de viagem:

  • Quando ir: entre Junho e Outubro
  • Convém comprar a viagem de avião em Janeiro
  • A três meses da viagem, deve comprar bilhetes de avião entre ilhas: Bali – Java – Bali
  • A um mês da viagem, deve comprar bilhetes para o ‘fast ferry’: Bali – Gilli Air
  • Para fazer ’tours’, sugiro que alugue um carro com motorista: 50 euros/por dia (inclui carro, motorista, combustível e portagens)
  • Para se deslocar do hotel para o centro ou para as praias, aconselho ir de Uber

Raquel Rodrigues é gestora, viajante e criadora da página R.R. Around the World no Facebook.


N.D. Os textos de opinião expressam apenas as posições dos seus autores, e podem até estar, em alguns casos, nos antípodas das análises, pensamentos e avaliações do director do PÁGINA UM.


Partilhe esta notícia nas redes sociais.