CANCELAMENTO DE ENCONTRO DA CANDIDATA DO PARTIDO SOCIALISTA, DO LIVRE E DO BLOCVO DE ESQUERDA APÓS NOTÍCIA DO PÁGINA UM

Debate de Alexandra Leitão no clube de elite JNcQUOI ficou em ‘águas de bacalhau’

Author avatar
Pedro Almeida Vieira|22/09/2025

Aquilo que ontem era dado como certo — um encontro privado com Alexandra Leitão, promovido pelo exclusivo JNcQUOI Club e moderado por António Costa, director do Eco —, hoje já não existe, e amanhã, dia previsto para o evento, muito menos: ficou tudo em ‘águas de bacalhau’.

Sem qualquer aviso público, o evento que colocava a candidata do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda e do Livre a debater os problemas da cidade de Lisboa com membros do selecto clube privado dinamizado por Paula Amorim, CEO da Galp Energia, foi cancelado discretamente e as referências apagadas do site oficial do clube, como se nunca tivesse sido anunciado. Apenas o registo feito pelo PÁGINA UM, ontem às 15h59m50s, através da plataforma Archive.ph, comprova a sua divulgação até ontem de um evento que estava previsto para as 19 horas desta terça-feira.

Alexandra Leitão, candidata do Partido Socialista, do Livre (com Rui Tavares, ao fundo) e do Bloco de Esquerda.

Intitulado “Lisbon Decides – Encontro com Alexandra Leitão”, o evento colocaria a ex-ministra e candidata da coligação “Viver Lisboa” — que junta PS, Bloco de Esquerda e Livre — perante os sócios de um dos clubes mais restritos e elitistas de Lisboa.

O jornalismo independente (só) depende dos leitores.

Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.

A escolha do palco já levantava contradições políticas evidentes: uma candidata apoiada por partidos que se reivindicam da proximidade ao cidadão comum aceitava expor o seu programa perante uma plateia de acesso vedado à generalidade da população, mediante quotas anuais de 2.750 euros e regras de exclusividade que incluem dress code e proibição de fotografias.

Agora, o súbito apagamento da agenda deixa novas interrogações. O PÁGINA UM tentou esclarecer os motivos deste repentino cancelamento, imediatamente após a nossa notícia deste domingo, junto da campanha de Alexandra Leitão, da direcção do JNcQUOI Club e do próprio jornal Eco, cujo director iria moderar e promover a sessão. Até ao momento, não houve qualquer resposta. Sabe-se, porém, que amanhã, pelas 22 horas, se realizará um debate entre Alexandra Leitão e Carlos Moedas na CNN Portugal, mas esse horário era compatível com o evento no clube que deveria terminar pelas 20 horas.

Evento foi apagado do site do JNcQUOI, mas não da memória digital.

A raridade de eventos políticos no clube de Paula Amorim reforça a estranheza. Para 2025, apenas se realizou um encontro desta natureza, em Abril, com o candidato presidencial Gouveia e Melo. A ausência de qualquer justificação pública para o cancelamento e a eliminação digital do registo da iniciativa — em contraste com outras actividades do clube, que permanecem visíveis na agenda — alimentam a suspeita de um recuo estratégico.

Aquilo que agora que resta é o silêncio: de Alexandra Leitão, dos partidos que a apoiam, do clube de elites da Avenida da Liberdade e do jornal cujo director se preparava para moderar o encontro. A tentativa de aproximação à finança lisboeta, que ontem parecia clara, foi hoje riscada do mapa — mas não da memória digital.

Partilhe esta notícia nas redes sociais.