actual
Página Um analisa dados demográficos desde 1887
O saldo migratório de 2023 foi o terceiro maior de sempre, apenas ultrapassado pelos anos de 1975 e 1976, no decurso de processo de Descolonização no pós-25 de Abril, segundo uma análise do PÁGINA UM a partir de dados demográficos desde 1887 até 2023. Mas se este recente fluxo de entradas marca o terceiro ciclo de saldo migratório positivo - num país que desde finais do século XIX se tem mostrado um país mais 'convidativo' para sair do que para entrar -. tem características especiais: o fluxo de saída (emigração) encontra-se também a níveis elevados; menos de metade das entradas constituem regressos (de portugueses); e o crescimento populacional coincide com um saldo natural negativo. O impacto destes fenómenos demográficos, bons ou maus, será inédito em Portugal.
destaque
Análise de Pedro Almeida Vieira
O país é devastado por fogos inclementes. Porquê? Que deveria ser feito? Uma análise detalhada de Pedro Almeida Vieira, autor de 'Portrugal: o vermelho e o negro' e de uma dissertação de mestrado nesta área.
Chefe do Estado-Maior da Armada apresentou-se fardado e não recusou a 'cadeira de Belém'
Chefe do Estado-Maior da Armada apresentou-se fardado numa entrevista, não recusou a 'cadeira de Belém' e prestou declarações claramente políticas.
Dona da Visão nunca apareceu nas listas de devedores do Estado
Dona da Visão nunca apareceu nas listas de devedores do Estado nem foi revelado processo com sentença em primeira instância.
Dados do INE apontam para 470 óbitos em 2022. Em 2010 contam-se apenas 116
Dados do INE apontam para 470 óbitos em 2022. Em 2010 contam-se apenas 116.
Editorial
opinião
Tanto mar
Elon Musk vs. Alexandre de Moraes: uma visão brasileira
OPINIÃO
O SNS e um sapo encontram-se numa panela
Monte-Leste
Basaglia em Belo Horizonte
OPINIÃO
Gouveia e Melo tem razão. E depois?
Estátua da Liberdade
DA VARANDA DA LUZ: Época II
Santa Clara 4.1
correio mercantil
Correio Mercantil: o piparote de Brás Cubas, com o auxílio de Quincas Borba, vai para José Gabriel Quaresma, que se assume como jornalista & 'anchor' da CNN Portugal, 'media trainer'e promotor de uma clínica de podologia.
ARRANHADELAS
Arranhadelas: as unhas do Serafim 'desfiam', desta vez, o Polígrafo por considerar 'bastante partilhado' um post com uma partilha ao fim de mais de um mês.
cultura
folhetim: O improvável tio Fred (I)
De Praga a Paris
CARTAS DO VELHO DO RESTELO
O mais estranho almoço
Fique culto neste Verão
História de mais uma ideia de Darwin que não é de Darwin
Pindorama
Portugal e o escrivão Isaias Caminha
DESTARTE
O passo do tempo
WHITE BLACK MIRROR
Bill, o Profeta
outras notícias
Em Portugal, o secretismo é 'auxiliado' pela morosidade dos tribunais
Gestão da covid-19 escancarou portas à ganância e oportunismo. Em Portugal, o secretismo faz 'escola' com a morosidade dos tribunais administrativos a 'ajudar'.
Dona do Expresso e SIC ganha empréstimo do vendedor e desconto de 4,6 milhões
Edifício tinha sido comprado pelo Novo Banco, em 2018, por 24,2 milhões. Quatro anos depois, grupo de media fundado por Pinto Balsemão recomprou-o por 19,6 milhões com empréstimo do próprio vendedor.
Verba pública de 125 mil euros tem sido atribuída anualmente
Desde 2018, autarquia paga 125 mil euros por ano para receber evento nas suas praias. O município acha bom negócio ter de pagar porque tem boas ondas para o surf.
RUI ARAÚJO: CADERNO DOS MUNDOS
Na rubrica 'Caderno dos Mundos', uma reportagem de Rui Araújo, publicada na revista Grande Reportagem em Maio de 1985, sobre os 'caçadores' de ladrões de gado na Serra de Santo António, Alcanena.