actual
‘Batalha judicial’ de três anos do PÁGINA UM acaba em condenação histórica
Inédito, mas penoso. Mais de três anos depois de um requerimento, feito em Dezembro de 2021, o PÁGINA UM alcançou uma vitória histórica contra o Conselho Superior da Magistratura (CSM), mas reveladora das fragilidades do sistema democrático em Portugal. Apesar de a lei do acesso aos documentos administrativos contar mais de três décadas, a cúpula dos magistrados judiciais recusou, como um Golias, que o PÁGINA UM consultasse na íntegra, e fotografasse, o famigerado relatório do inquérito à distribuição da Operação Marques, que envolve o antigo primeiro-ministro. Para o CSM, não bastou uma sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa em 2022, nem um acórdão do Tribunal Central Administrativo do Sul no ano seguinte. Foi necessária uma execução de sentença. Caso não cumpra agora a lei, João Cura Mariano, presidente do Supremo Tribunal de Justiça e por inerência líder do CSM, pagará uma multa diária de 50 euros. Do próprio bolso, até cumprir a lei, como um cidadão comum.
destaque
De reforço até à 'exautoração' foi um passo
De reforço até à 'exautoração' foi um passo. Antigo Chefe do Estado-Maior da Armada foi descartado dos horários depois de perguntas do PÁGINA UM.
Salário (incompatível) como gerente privado ascendeu a 6.800 euros por mês
Demissão do director do SNS revela incompatibilidades graves quando ocupou cargo de director da Delegação do Norte do INEM: acumulou funções públicas com salários de gerente nas suas empresas privadas de 6.800 euros por mês.
Paz Ferreira: marido da ex-ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, 'colecciona' 19 ajustes directos em absurdo conflito
Sociedade de advogados liderado por Eduardo Paz Ferreira, marido da ex-ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, 'colecciona' 19 ajustes directos em absurdo conflito.
PÁGINA UM define critérios de avaliação do suplemento Fugas
Com recurso à inteligência artificial, usando métodos de processamento de linguagem natural (NLP) e análise quantitativa, o PÁGINA UM criou e aplicou uma ferramenta de análise crítica do jornalismo.
Editorial
opinião
Conversas improváveis
Chicken meets Trump
No palco improvável da política global e das fortunas instáveis, desenrola-se um encontro peculiar. Donald Trump, o carismático e controverso (renovado) presidente dos Estados Unidos, recebe Marco Galinha, magnata lusitano de media com um pé no imobiliário, outro nas máquinas de vending e um olho fixo na auto-promoção.
correio mercantil
Correio Mercantil: o piparote de Brás Cubas segue para o subdirector do Expresso, que anunciou que o dia de amanhã será diferente do dia de ontem. Tudo por culpa do Trump.
Opinião do epidemiologista Martin Kulldorff
Robert F. Kennedy Jr. e a cura para a hesitação vacinal
a deriva dos continentes
Ignorância não
CARTAS DO VELHO DO RESTELO
O ocaso de Fábio Fausto
Tanto mar
Estátua da Liberdade
John Locke: o pai do liberalismo?
Da Varanda do Varandas
Conto de Natal da Segunda Circular
cultura
Ajuste directo de 265 mil euros para cartaz com o filho e o 'veterano' José Cid
Ajuste directo de 265 mil euros para cartaz com o filho e o 'veterano' José Cid, cujos 'cachets', no conjunto, não ultrapassam os 80 mil euros mesmo nesta época.
A HISTÓRIA POSSÍVEL DE BENGUELA: uma novela (III)
Um cemitério de ilusões
Sopros lígures
Fala um agave
TEM DIAS
O poema
Revólver Vacilante
Território de proclamação
Novelas improváveis: Rommel em Jerusalém
Sh’ma Israel
outras notícias
Margem de lucro do restaurante é sete vezes superior à média do sector
Margem de lucro do icónico restaurante de Lisboa é sete vezes superior à média do sector, mas salário médio desceu entre 2019 e 2023.
Novo contrato foi assinado em Dezembro
Novo contrato de manutenção dos espaços verdes de herdade de 22 hectares às portas de Lisboa, feito em Dezembro, envolve despesa de 715 mil euros.
André Luiz Gomez, que defendeu Joe Berardo, é o 'feliz contemplado'
André Luiz Gomez, que defendeu Joe Berardo, é o 'feliz contemplado' com sucessivos contratos de 'mão-beijada' desde 2017. O último foi em Dezembro passado.
ORDENS HONORÍFICAS MILITARES DÃO DIREITOS ESPECIAIS
Ordens honoríficas concedem direitos especiais a militares mesmo quando estão na reserva.