Os Economistas do Diabo – Luís Gomes e Pedro Almeida Vieira
8 de Agosto de 2024 – Episódio 030
Nervosimo dos mercados & Eleições na Venezuela & Prejuízos nos media
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o irregular Os economistas do diabo, no 30º episódio.
Desta vez, em cima da mesa, o nervosimo dos mercados financeiros (que se estendeu ao mundo das criptomoedas), as eleições (?) na Venezuela e, também, uma longa (talvez demasiada longa discussão sobre o estado dos media em Portugal, e se é lícito (e se sim, como) haver apoios do Estado ou dos contribuintes.
Na rubrica Memória de Elefante, recorda-se o estudo prometido pelo Governo socialista em 2022 sobre o excesso de mortalidade em Portugal, nunca concluído.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se, depois de algumas semanas de afastamento, para o 29º episódio de Os economistas do diabo.
Desta vez, em cima da mesa, e a pretexto de “os turcos não são propriamente conhecidos por serem o povo mais trabalhador do Mundo” (Ventura, dixit), fala-se-se sobre o que é a produtividade e o que faz um povo tornar-se mais ou menos produtivo, e se isso tem a ver com o ser-se (um bom ou mau) trabalhador.
Em seguida, Luís Gomes tenta, mais uma vez (os ouvintes dirão se com sucesso), ‘vender’ o seu modelo libertário em alternativa a um suposto ‘Estado ladrão’.
Por fim, fala-se de decência, a pretexto de um artigo científico na BMJ Public Health sobre o excesso de mortalidade durante a pandemia e a necessidade de se estudar com honestidade as causas de morte.
Novo Governo & dinheiros públicos & cartão de cidadão
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se, após algumas semanas de ‘afastamento’, para o 28º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começou com a rubrica Memórias de elefante, desta vez sobre a ‘lembrança’ quase afastada das eleições dos efeitos da gestão da pandemia, agora que o Chega quer forçar um inquérito parlamentar.
A seguir, partiu-se para o debate sobre três centrais, com ‘derivações’: o futuro (económico e não só) do Governo de Montenegro; mais escândalos com o uso de dinheiros públicos e fundos comunitários, tendo como contexto a Operação Maestro; e os perigos das novas funcionalidades do cartão de cidadão.
Também se fizeram umas notas finais sobre a quase certa não eleição de Augusto Santos Silva, presidente cessante da Assembleia da República.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 27º episódio de Os economistas do diabo, não com muito espírito natalício porque a discussão foi muita. A conversa começou com a rubrica Memórias de elefante, desta vez recordando o “esquecimento” do Pedro Almeida Vieira em debater as alterações climáticas. Depois dessa “discussão”, avançou-se para o estudo da Causa Pública dedicado à carga fiscal, seguindo-se o debate sobre o estado financeiro da imprensa em Portugal varrida por demissões de responsáveis editoriais. Por fim, uma breve abordagem sobre as primeiras medidas de Javier Milei na Argentina.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 26º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, desta vez dedicada às máscaras que afinal todos querem esquecer que (pelo menos para as crianças) fizeram mais mal do que bem. A conversa prossegue para uma breve análise ao 8 anos de Governo Costa (ou do país), seguindo-se a análise sobre a queda das cotações da Pfizer (que foi demasiado ao “pote” durante a pandemia), para depois se falar sobre o anunciado (e espera-se que malogrado) Tratado Pandémico, terminando-se com uma breve abordagem sobre o ilusório crescimento económico dos Estados Unidos.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 25º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, desta vez dedicada a Marcelo Rebelo de Sousa e ao caso das gémeas tratadas no Hospital de Santa Maria, alegadamente graças a uma “cunha” do Presidente da República. A conversa prossegue com o tema do novo aeroporto de Lisboa. O segundo tema é a Bitcoin e, por fim, os economistas debatem a Farfetch e o descalabro das suas acções em bolsa, o que não é nada um bom sinal.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 24º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada à venda da TAP, ou melhor dizendo, das “caravelas do século XXI” segundo António Costa versão 2015. Depois, como temas em cima da messa, a crise na habitação mais os “naturais” empurrões aos deputados do Chega, seguindo-se as factura das vacinas contra a covid-19, ainda a proposta do 15º mês da CIP e, por fim, a crise do sector bancário nos Estados Unidos decorrentes da subida das taxas de juro.
Marcelo na Ucrânia & casa de estudantes & ajustes directos
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 23º episódio de Os economistas do diabo, com uma regularidade mais incerta por via do período de férias (do Luís). A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada ao esquecimento do relatório do excesso de mortalidade prometido pelo Ministério da Saúde. Depois, como temas em cima da messa, a visita do Presidente da República à Ucrânia, a crónica crise de alojamento para os estudantes universitários (e o papel do Estado), e por fim, a situação da contratação pública que levou o PÁGINA UM dar prioridade à denúncia dos incessantes ajustes directos.
O Economia do Francisco & rublo & livro de Sócrates
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se para o 22º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada à coerência de duas conhecidas comentadoras sobre sobre a inclusão.
Em seguida, a conversa segue para o rescaldo da Jornada Mundial da Juventude e para as propostas do Papa Francisco da implementação de uma suposta nova Economia. Ainda tempo para analisar a evolução (em queda) do rublo e se esta situação tem qualquer relação com a guerra na Ucrânia. Por fim, saibam que José Sócrates lançou um livro de crónicas no Brasil…
O adeus ao pássaro & os escândalos na imprensa & a Arte & as jornadas
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se, depois de um interregno de férias, no 21º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada à Tesla (que parece que não faliu), como ponto de partida para se falar do fim do Twitter e da operação de marketing nada ortodoxa que deu origem ao X.
Em seguida a conversa segue para os casos revelados pelo PÁGINA UM em redor da imprensa mainstream, e por fim falamos de Arte, de política e, claro, da Jornada Mundial da Juventude. E muito mais, nem sempre (ou quase nunca) concordando.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 20º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada à supersónica escala de António Costa à Hungria para ver a bola, e que foi rapidamente esquecida pelos media depois de mal explicadas justificações.
Nos temas em análise, começa por um debate em torno das consequências da inteligência artificial, dos impactes no emprego, e sobre se é lícito o Estado intervir para “moderar” os efeitos sobre aqueles que tenham dificuldades de adaptação.
E depois ainda se faz uma visita às (várias) declarações de Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, aquando da sua visita a Sintra.
Juros (e suas lições), Escola pública (e Estado) & Estados Unidos
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 19º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada ao (inicial) esquecimento oficial da inauguração do memorial às vítimas dos incêndios rurais de Pedrógão Grande e de outras regiões durante 2017, e também ao esquecimento do Governo em matéria de política florestal.
Nos temas em análise, propriamente ditos, em cima da mesa o constante crescimento das taxas de juro, das suas causas e consequência, e ainda o ranking das escolas e o seu significado como indicador do falhanço do Estado Social. Para terminar, uma breve passagem pelos preparativos para as eleições presidenciais norte-americanas. E houve mais assuntos. E mais divergência…
Certificados (digitais & de aforro) & perguntas para a TAP
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 18º episódio de Os economistas do diabo. A conversa começa com a rubrica Memórias de elefante, dedicada ao esquecimento oficial sobre as causas do excesso de mortalidade, acabando por descambar numa discussão em torno do conceito de crise sanitária.
Nos temas em análise, propriamente ditos, falam dos certificados de aforro (e de como a discussão se mostra sempre enviesada), depois de “atravessarem” os famigerados certificados digitais, agora adoptados pela Organização Mundial da Saúde. Por fim, regressaram à incontornável TAP, sem falar já (muito) das tropelias no Ministério das Infraestruturas. Em causa, sim, as perguntas ainda não feitas pela comissão parlamentar.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 17º episódio de Os economistas do diabo. Em cima da mesa, além de muitos assuntos paralelos, as “bolhas” das farmacêuticas no mercado de capitais, seguindo-se os últimos acontecimentos (violentos) em redor da TAP e, por fim, o regresso de Cavaco Silva à cena política.
Na rubrica Memórias de elefante, recordamos os tanques Leopard e que há uns meses supostamente iriam ter um contributo relevante no conflito da Ucrânia, enquanto agora se apresentam os aviões F-16 como o novo trunfo para a guerra.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 16º episódio de Os economistas do diabo. Como habitualmente, não debatem apenas os temas que colocam em cima da mesa, mas estes são sempre os pontos de partida. Esta semana, a Justiça (e os seus casos, incluindo os processos do PÁGINA UM no Tribunal Administrativo) e as novas medidas anti-tabaco do Governo são os assuntos escalpelizados.
Na rubrica Memórias de elefante destacamos o pacote “Mais Habitação”, aparentemente esquecido pelo Governo, mas cujas ondas de instabilidade no mercado já se fazem sentir sem que haja ainda um diploma sequer aprovado.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 15º episódio de Os economistas do diabo. A demissão (e não-demissão) de João Galamba e o estado do (des)Governo são o assunto central, mas rapidamente a conversa “descamba” na carga fiscal (excessiva?) e no papel do Estado Social, tendo como contexto a proposta da Iniciativa Liberal para a aplicação do sistema de flat tax.
Na rubrica Memórias de elefante destacamos como a imprensa tem estado a passar uma esponja sobre a pandemia, esquecendo os alertas falhados dos especialistas (sobre a “prometida” tripla pandemia de Inverno), dos contratos milionários das vacinas e dos seus efeitos secundários.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 14º episódio de Os economistas do diabo. O prato forte é, obviamente, a Revolução dos Cravos, mas o debate não se faz de uma forma convencional.
Na rubrica Memórias de elefante recordamos o ex-ministro Pedro Nuno Santos, “desaparecido em combate” há longas semanas, enquanto a TAP continua a dar que falar.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes reencontram-se no 13º episódio de Os economistas do diabo sobre a contínua crise política e sobre o Estado da Nação em vésperas de mais um aniversário do regime democrático em Portugal. E ainda há tempo para conversas paralelas e até para se falar da candidatura de Robert Kennedy Jr às primárias das eleições norte-americanas.
Na rubrica Memórias de elefante recordamos o debate, que se esfumou, sobre a famigerada revisão constitucional.
Crise bancária & os ardentes confinamentos rurais (em época de fogos)
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se no 12º episódio de Os economistas do diabo para falar sobre a crise do Silicon Valley Bank e debatem as razões para os “ecos” (leia-se, hecatombe) terem atingido o Credit Suisse. E escalpelizam também o “confinamento rural”, uma ideia peregrina do Governo para a época dos fogos florestais.
Na rubrica Memórias de elefante recordamos os Leopard 2 (e também a oferta dos Kamov), que supostamente (mais uma vez) iriam mudar o rumo da Guerra da Ucrânia. E há mais, muito mais para ouvir.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se no 11º episódio de Os economistas do diabo, começando por debater as demissões da CEO e do chairman da TAP e seguindo depois para os novos desenvolvimentos do Plano de Habitação do Governo.
Na rubrica Memórias de elefante recordamos o papel da imprensa mainstream portuguesa durante a pandemia, a pretexto da “recordação” do jornalista Ricardo Costa sobre o suposto confinamento “voluntário” de 2020.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se no 10º episódio de Os economistas do diabo, começando por debater o início do colapso da narrativa da pandemia, com as revelações da falta de eficácia das máscaras e da origem provável do SARS-CoV-2, e passando pela necessidade de não esquecer o que se passou e o que se torna fundamental ainda conhecer. Na segunda parte, em debate está a “cobiça” dos Governos ocidentais pela propriedade privada.
Na rubrica Memórias de elefante dissertam brevemente, desta vez, sobre o rápido esquecimento pelos media dos casos (cada vez mais frequentes) que envolvem membros do Governo, como os do ministro das Finanças, Fernando Medina, do ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.
O inferno das boas intenções do pacote da habitação
Num episódio especial de Os economistas do diabo, Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se para dissecar os 10 pontos principais do pacote legislativo anunciado ontem pelo Governo, concluindo que, entre tudo, só vão aumentar os esquemas e os custos para quem, na verdade, tem falta de casa em Portugal. Na rubrica Memórias de Elefante, aborda-se a audição de ontem na Assembleia da República dos peticionários que propõem um referendo sobre o tratado pandémico proposto pela Organização Mundial da Saúde.
Os lucros das petrolíferas (mais extras) & os emolumentos dos jornalistas
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se, desta vez, no 8º episódio de Os economistas do diabo, para debater aos lucros (excessivos) da Galp, mas enquadrando no contexto das outras petrolíferas, e a celeuma causada no meio pelo aumento dos emolumentos aplicados pela Comissão da Carteira Profissional de Jornalista. O debate acabou por resvalar por outros assuntos. Na rubrica Memórias de elefante falamos das previsões em Novembro do ano passado do Dr. Filipe Froes da iminência de uma tripla pandemia. E que aconteceu? Nada. E tudo ficou esquecido.
Convergência económica (ou nem por isso) & TAP, a “bancarroteira”
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se, desta vez, no 7º episódio de Os economistas do diabo, para debater as falácias da suposta convergência portuguesa durante a pandemia, e abordar o processo de sucção dos dinheiros públicos pela TAP. Na rubrica Memórias de elefante temos o “garantido” colapso da Tesla anunciado pela imprensa mainstream em Dezembro, por causa de Elon Musk e o Twitter. Afinal, desde o início de 2023 as acções da Tesla subiram 86%.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes juntam-se novamente, pela segunda nesta semana para novo episódio de Os economistas do diabo, para descascar as propostas da deputada Mariana Mortágua sobre a obrigatoriedade de colocar casas a alugar (e com tecto… o valor da renda); para analisar as razões dos lucros dos bancos; e para falar das Jornadas Mundiais da Juventude e da arte de gastar dinheiros públicos. E há ainda a primeira rubrica Memórias de Elefante, que relembra assuntos ”on fire” que, passado pouco tempo, se ”esvaziam” nos media.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes sentam-se para debater a perda de confiança do dólar no teatro da guerra da Ucrânia e seguem depois para a discussão em torno do papel da regulação (para melhor ou para acabar) dos novos fármacos… sim, também delas… Eis o 5º episódio, sem papas na língua, destes Economistas do Diabo…
Depois de ultrapassados problemas técnicos, Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes sentam-se novamente para conversar (e gravar) sobre o World Economic Forum em Davos (e que acaba por se desviar para as alterações climáticas), e também sobre os casos políticos recentes e o papel do Estado (ou se ele é pior ou melhor do que o mercado). Uma conversa ziguezagueante, mas nunca monótona, sem papas na língua, destes Economistas do Diabo…
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes sentam-se para conversar sobre a inflação, as consequências da subida da taxa Euribor e a evolução dos mercados financeiros. Caminharemos em 2023 para uma tempestade perfeita?
Sinecuras, Graça Frreitas & China, e ainda IVA em Espanha
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes sentam-se para conversar sobre sinecuras (e ainda o caso Alexandra Reis & Pedro Nuno Santos), Graça Freitas (e a China também) e eliminação do IVA em Espanha.
Pedro Almeida Vieira e Luís Gomes sentam-se para conversar e desconversar sobre temas de Economia, Política, Sociedade e o que mais aparecer. Promete-se tudo, incluindo ausência de palavrões…