Que nos salves, São Francisco de Sales! – Pedro Almeida Vieira

14 de Maio de 2023 – Episódio 016

Epístola aos opinion makers (fumigados) sobre leis fascistas (criadas desde 2020)

Neste 16º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira faz uma resenha das críticas de jornalistas e opinion makers que zurziram nas medidas “fascistas” da nova lei do tabaco por ir contra o livre arbítrio e o direito de opções individuais. Mas onde estavam estas pessoas quando calaram ou até apoiaram medidas discriminatórias, segregacionistas, autoritárias e totalitaristas contra quem, legal e voluntariamente, optou por não se vacinar contra a covid-19, mesmo se tivesse imunidade natural garantida?

Onde estavam estes defensores da liberdade, que agora classificam a nova Lei do Tabaco como fascista, quando foi imposto um certificado digital sem razoabilidade epidemiológica, e quando os não-vacinados não podiam viajar, entrar em restaurantes, em espectáculos e em ginásios? Não andaram eles até a chamar negacionistas a torto e a direito? E afinal, tal como o fumador, o não-vacinado também, na pior das hipóteses, se prejudica a si próprio… e estava a exercer o livre arbítrio e o direito de escolha sem prejudicar os outros (porque nunca houve imunidade de grupo e o risco de transmissão era praticamente similar aos vacinados).

Esta gente que critica a Lei do Tabaco esteve calada antes porquê?

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


8 de Maio de 2023 – Episódio 015

Epístola ao Correio da Manhã sobre altercações & cenas de pancadaria

Neste 15º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira lamenta a abordagem noticiosa de índole criminosa, sob a forma de assassinato de caráter, em redor de supostas cenas de pancadaria e violência perpetradas pelo ex-assessor do ministro João Galamba, de seu nome Frederico Pinheiro, antes de 2017, quando estava na RTP. Lendo a notícia e sustentando as fontes (anónimas), eis o Correio da Manhã a ser Correio da Manhã. Nem de propósito, o chefe de redacção do Correio da Manhã, Miguel Alexandre Ganhão, é membro da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ). Lindo exemplo!

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


23 de Abril de 2023 – Episódio 014

Epístola ao SuperPolígrafo e ao IVA zero

Neste 14º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira fala das suas pesquisas ao Polígrafo para verificar se o verificador de factos tinha analisado as declarações (falsas) da bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados que afiançou existir margem de manobra para os restaurantes baixarem os preços por via da aplicação do IVA zero a determinados produtos. E verificou que não, o Polígrafo não fez “fact-checking” sobre estas declarações, mas nos últimos dias tem-se fartado de andar a verificar facturas: nos 14 últimos artigos, seis são sobre questões de preços nos supermercados.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


16 de Abril de 2023 – Episódio 013

Epístola aos jornalistas que lançam a Lancia

Neste 13º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira aborda a estranha concentração de três artigos no Público sobre a Lancia, incluindo uma longa entrevista ao CEO da marca italiana de automóveis, sempre pela mesma jornalista, sendo que um desses textos tem também uma cariz e estilo que se aproxima mais de marketing do que da informação. Ao mesmo tempo, o Público vende espaço comercial, constituído por textos, a outras marcas automóveis. Onde está o interesse noticioso e começam as parcerias comerciais? E como o leitor se posiciona nesta ambiguidade?

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


9 de Abril de 2023 – Episódio 012

Epístola aos jornalistas comerciais

Neste 12º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira aborda a polémica que envolve os jornalistas (e até directores) de órgãos de comunicação social que contribuem para a execução de contratos comerciais e também para a “execução” da credibilidade do jornalismo independente. A pretexto da deliberação da Entidade Reguladora para a Comunicação Social sobre os contratos comerciais do Porto Canal.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


3 de Abril de 2023 – Episódio 011

Epístola aos jornalistas (e ao ChatGPT) sobre cálculos de taxa de inflação

Neste 11º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira analisa um absurdo erro de um jornalista do Correio da Manhã sobre cálculos de taxa de inflação, onde em vez de usar uma divisão se foi a fazer uma subtracção. Mas não se critique muito alguns jornalistas que se metem a tocar rabecão; também o ChatGPT mostra algumas dificuldades em fazer cálculos correctos à primeira.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


19 de Março de 2023 – Episódio 010

Epístola sobre o direito à opinião (sobre leis de migração)

Neste 10º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, o padroeiro dos jornalistas, Pedro Almeida Vieira aborda a cobertura mediática da insubordinação de 13 marinheiros que recusaram uma missão do navio patrulha Mondego, por razões de segurança, para vigiar a passagem de uma embarcação russa ao largo da ilha de Porto Santo. Em causa não está apenas o uso frequente de fontes anónimas, mas também desta vez, o uso de “rumores de caserna” por parte de um jornalista do Correio da Manhã. O boato a chegar à imprensa mainstream.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


12 de Março de 2023 – Episódio 009

Epístola sobre o direito à opinião (sobre leis de migração)

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, neste 9º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira disserta sobre a polémica suspensão pela BBC do apresentador e ex-futebolista Gary Lineker por ter criticado a política de migração do Governo britânico e de como a imprensa não pode participar na perseguição de opiniões divergentes face ao poder, fazendo perguntas erradas às pessoas erradas. 

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


26 de Fevereiro de 2023 – Episódio 008

Epístola aos jornalistas estremunhados

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, neste 8º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira elogia o Expresso e o Correio da Manhã que, este ano, já denunciaram a recusa de entidades públicas em acatar pareceres da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA). Mas recordemo-nos que o Página Um requereu 18 pareceres da CADA durante o ano passado, quase todos não acatados, o que obrigou ao recurso aos tribunais. E a comunicação social nunca pareceu chocada. Talvez a imprensa mainstream esteja finalmente a acordar de uma letargia que, nos últimos anos, alimentou uma cultura de obscurantismo na Administração Pública. Acreditemos que tenha sido por intercessão de São Francisco de Sales. 

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


18 de Fevereiro de 2023 – Episódio 007

Epístola à propaganda política

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, neste 7º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira evoca o anterior episódio sobre a banalização do termo “perito”, para destacar uma notícia da Visão desta semana que denuncia, e muito bem, que afinal os 144 peritos enviados pelo Governo para o Chile não levaram equipamentos de protecção e alguns nem sequer tinham formação para combater fogos de grande dimensão. Talvez São Francisco de Sales tenha de ensinar, a muitos jornalistas, a distinção entre jornalismo e propaganda política. 

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


11 de Fevereiro de 2023 – Episódio 006

Epístola aos peritos

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no 6º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira critica os jornalistas que usam e abusam, sem ponderação, do termo “perito”, banalizando-o. Isto a pretexto, mas não só, dos 144 “peritos” enviados por Portugal para ajudar os chilenos no combate aos incêndios florestais.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


4 de Fevereiro de 2023 – Episódio 005

Epístola à esquecida corrupção ucraniana

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no 4º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira apela ao santo para que relembre os jornalistas da imprensa mainstream de que fica mal a omissão à Ucrânia quando, a pretexto da divulgação do Índice da Percepção da Corrupção da Transparência Internacional, falam de tantos outros países e dão um destaque especial à Rússia. De fecto, a Rússia não é país que se cheire em termos de corrupção e democracia (está em 137º lugar entre 180 países) e está agora a invadir um país; mas o país de Zelensky (quase santificado pela imprensa mainstream como o paladino da democracia) está ao nível da Angola, no 116º posto. E não estava melhor antes do conflito. E provavelmente não ficará melhor se continuarem as promessas de se jorrar dinheiro sem sim e sem controlo.apela ao santo e para tentar elucidar a imprensa mainstream sobre os conceitos de prisão, detenção, detenção breve e mera condução para identificação, a pretexto de uma manifestação na Alemanha onde esteve a jovem activista sueca Greta Thunberg.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


28 de Janeiro de 2023 – Episódio 004

Epístola aos Jornalistas do Pode (ou não)

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no 4º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira apela ao santo e para tentar elucidar a imprensa mainstream sobre os conceitos de prisão, detenção, detenção breve e mera condução para identificação, a pretexto de uma manifestação na Alemanha onde esteve a jovem activista sueca Greta Thunberg.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


21 de Janeiro de 2023 – Episódio 003

Epístola aos Jornalistas do Pode (ou não)

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no 3º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira apela ao santo e comenta as sistemáticas notícias que, no título e no conteúdo, usam e abusam do verbo “poder”. Pode isto e pode aquilo foi o pão-nosso-de-cada-dia das “notícias” durante a pandemia. Repete-se agora com a China. Pode haver jornalistas assim?

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


14 de Janeiro de 2023 – Episódio 002

Epístola sobre o Ronaldo, a Kraken e a Aritmética

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no 2º episódio de Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira comenta as “notícias” (falsas) sobre os 200 milhões de euros que Cristiano Ronaldo ia receber (para trair Portugal) mas afinal não vai receber; demonstra como afinal a “montanha” sensacionalista do Público em redor da subvariante Kraken (da Ómicron) é um “rato” quando se olha para os verdadeiros números dos Estados Unidos; e por finaliza com notas sobre os títulos absurdos do Diário de Notícias e do Observador (a partir de um take da Lusa) que “inflacionam” o peso da covid-19 na mortalidade total em Portugal durante 2022, e que revela que nem copiar (nem corrigir) sabem.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.


8 de Janeiro de 2023 – Episódio 001

Epístola aos pangolins sobre variantes

São Francisco de Sales é o padroeiro dos jornalistas; por isso, no podcast Que nos salves, São Francisco de Sales, Pedro Almeida Vieira destacará sobretudo os absurdos do nosso jornalismo mainstream. Neste episódios inaugural aborda os constantes anúncios pela imprensa de novas variantes do SARS-CoV, sempre (supostamente) mais perigosas do que a anterior, omitindo que, durante a pandemia, foram identificadas mais de 2.200 variantes. Ou seja, as novas variantes sempre foram o pão-nosso-de-cada-dia. Para demonstrar isso mesmo, Pedro Almeida Vieira acaba a ditar, uma a uma, as 891 variantes actualmente activas listadas no PANGOLIN (acrónimo de base de dados Phylogenetic Assignment of Named Global Outbreak Lineages), das quais 459 identificadas no ano de 2022. Por isso, este podcast tem 48 minutos, em vez da meia dúzia de minutos, porque quase 40minutos são “gastos” a ditar as denominações das 891 variantes actualmente activas.

Acesso: LIVRE

Subscreva o P1 PODCAST para garantir a ampliação do trabalho do PÁGINA UM.