Esta manhã, na rubrica Contra-Corrente da Rádio Observador, José Manuel Fernandes – publisher do Observador – teceu considerações profundamente mentirosas sobre o PÁGINA UM.
Disse José Manuel Fernandes a partir da 1h32m11s – alto e bom som – o seguinte: “(..) É o caso, por exemplo, de uma publicação que é promovida por um jornalista com carteira, que é o Pedro Almeida Vieira, que a Entidade Reguladora [para a Comunicação Social] não quer, aparentemente, reconhecer como sendo uma publicação jornalística, precisamente porque ele é (ou talvez, não sei se é precisamente; é talvez) por Pedro Almeida Vieira ser muito visto como negacionista (…)”.
NUNCA, repito: NUNCA o PÁGINA UM – e eu, em particular – teve qualquer problema com a aprovação do registo na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC)
O pedido de registo do PÁGINA UM na ERC deu entrada no dia 5 de Novembro de 2021. E foi naturalmente deferido no dia 11 de Novembro de 2021, tendo o número 127661. Demorou, portanto, 6 dias a ser concedida autorização.
De igual modo, não tive qualquer problema pessoal para recuperar a minha carteira profissional de jornalista junto da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista, a qual tinha sido suspensa a meu pedido em 2011. Fiz o pedido em 16 de Setembro de 2021; foi deferido no dia 30 de Setembro de 2021. Demorou, portanto, 14 dias a ser concedida a carteira profissional.
Lamento profundamente que José Manuel Fernandes – que conhece o meu trabalho jornalístico há mais de duas décadas – contribua também para alimentar a ideia de eu ser um “negacionista”, mesmo que de forma velada, atribuindo isso a outros.
Lamento profundamente que o publisher do Observador tenha descartado responsabilidade pela publicação, no passado dia 23 de Dezembro, de um artigo infame do Observador que fazia referências implícitas ao PÁGINA UM como sendo um “site de um negacionista da Covid-19”. Aliás, seguiu esta semana uma queixa exactamente para a ERC sobre esta matéria contra o Observador e outros órgãos de comunicação social.
Lamento que o PÁGINA UM esteja a incomodar muitos jornalistas… E eu lamento-os, e digo mais: vou continuar. Talvez para lamento de muitos “Josés Manuéis Fernandes”. Compreendo o seu nervosismo por aquilo que o PÁGINA UM (já) tem feito e mostrado contra muitos dos jornalistas que, nos últimos anos, “negam” os princípios do jornalismo.