Como sucedeu com todos os outros 16 cabeças-de-lista dos partidos que concorrem às eleições para o Parlamento Europeu, o Partido Socialista (PS) foi convidado a participar na rubrica HORA POLÍTICA, uma iniciativa única na imprensa em Portugal, que visa contribuir para uma democracia com maior pluralismo e diversidade, concedendo espaço para uma entrevista em pé de igualdade. Apesar das inúmeras insistências, Marta Temido, de 50 anos, número um da lista do PS nestas eleições europeias, não mostrou disponibilidade, sendo por isso a segunda ausência no meio de 13 entrevistas (já publicadas), que incluíram partidos sem e com assento parlamentar (Chega, Iniciativa Liberal, Livre e PAN). No total, contamos já com 14 entrevistas gravadas. O PÁGINA UM dedica assim uma ‘hora de silêncio’ ao PS, e aproveita para divulgar as 13 entrevistas que já publicámos anteriormente. Todas as entrevistas são divulgadas na íntegra em áudio, através de podcast, no PÁGINA UM e no Spotify.
A antiga ministra da Saúde do governo de António Costa, Marta Temido, de 50 anos, foi a escolhida para cabeça-de-lista do Partido Socialista (PS) nas eleições para o Parlamento Europeu. Com um doutoramento em Políticas de Saúde, a antiga administradora hospitalar e actual deputada do PS irá em breve passar a ser eurodeputada. Nas europeias de 2019, o PS elegeu nove deputados para o Parlamento Europeu.
A presidente da concelhia do PS de Lisboa ficou mais conhecida pelo facto de ser ministra aquando da pandemia de covid-19, período que foi presença assídua nas televisões e na imprensa, em geral. Apesar dos media e alguns comentadores classificarem como um “sucesso” a gestão da pandemia em Portugal, os dados mostram uma realidade diferente, incluindo o nível de mortalidade em excesso em valores máximos e os efeitos drásticos nas crianças e jovens, nas empresas, nas famílias e na economia. Ao contrário, na Suécia, o país seguiu o protocolo habitual, mantendo escolas e negócios abertos, em geral, e a sociedade a funcionar normalmente, sem uso de máscara nem confinamentos, com pequenas exceções. Os resultados foram um nível de mortalidade em excesso residual, crianças e jovens mais saudáveis e sem perdas nos estudos, e uma economia menos penalizada.
Perante a indisponibilidade da candidata do PS, o PÁGINA UM aproveita para divulgar as 13 entrevistas já publicadas com os líderes das listas dos partidos que vão a votos a 9 de Junho.
Segue a lista de entrevistas, do partido mais jovem, ao mais antigo:
Ossanda Líber, Nova Direita
Duarte Costa, Volt Portugal
Márcia Henriques, RIR
António Tânger Corrêa, Chega
João Cotrim de Figueiredo, Iniciativa Liberal
Pedro Ladeira, Nós Cidadãos
Joana Amaral Dias, Alternativa Democrática Nacional (ADN)
Francisco Paupério, Livre
Gil Garcia, Movimento Alternativa Socialista (MAS)
Pedro Fidalgo Marques, Pessoas Animais Natureza (PAN)
José Manuel Coelho, Partido Trabalhista Português (PTP)
Manuel Carreira, MPT-Partido da Terra
Rui Fonseca e Castro, Ergue-te
PÁGINA UM – O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Nascemos em Dezembro de 2021. Acreditamos que a qualidade e independência são valores reconhecidos pelos leitores. Fazemos jornalismo sem medos nem concessões. Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não temos publicidade. Não temos dívidas. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro. Apoie AQUI, de forma regular ou pontual.