Tinta de Bisturi

A formiga não pode carregar o leão às costas

stainless steel scissor

por Diogo Cabrita // Junho 4, 2023


Categoria: Opinião

minuto/s restantes


O valor total dos meus rendimentos consiste na soma de todos os salários que recebo, todas as rendas que me pagam por aluguéis, da venda de produtos que fabrico, dos arrendamentos que fizer de casas, quartos ou carros. Também posso ter um terreno que produz bens alimentares ou outros e a sua venda junta-se aos meus rendimentos.

O meu rendimento anual é o meu Produto Interno Bruto (PIB). Mas agora vamos tirar daqui os salários de empregada, a escola dos filhos, a gasolina, os seguros, a água, a luz, as comunicações, as taxas aos bancos, os impostos ao Estado e temos o valor que fica para brilhar, para as festas, para investir.

red ant on white mushroom

Peguemos agora no caso português. Dos cerca de 10,4 milhões de habitantes, 2,4 milhões de são idosos e temos ainda 1,5 milhões de pessoas com menos de 15 anos. Ficamos assim com um potencial de 6,5 milhões de pessoas, mas desce para pouco mais de 4,9 milhões de trabalhadores, se considerarmos os estudantes, os desempregados e outra população inactiva.

Com isto se constrói o PIB do país, com os que trabalham, com os impostos que todos pagamos e muito do que se descreveu no início. Os funcionários da máquina do Estado Central são mais de meio milhão, e na Administração Pública local e regional estão 160 mil. Além destes, há os das empresas de capital do Estado, com gestão “privada”.

Eles, na realidade, recebem dinheiro do PIB e não são contribuintes a não ser que paguem muito IVA, paguem muito IMI ou sejam empreendedores agrícolas, lojistas, vendedores, etc. O salário dos funcionários sai do bolo que se constrói dos impostos e daquilo que o Estado deveria produzir ou vender.

10 and 5 euro banknotes

Se o dinheiro não chegar ao fim do ano, posso emitir títulos de dívida que os amigos compram se confiarem. A confiança está controlada pelas agências de rating, ou pelos vizinhos no bairro das formigas. É o caso dos Títulos do Tesouro do Estado. Isto, para o meu PIB, tem agora um custo, que é o juro que pagarei ao meu cliente. Tem a vantagem de me disponibilizar capital em tempo útil que me pode fazer ganhar dinheiro, se bem utilizado. Tem o custo de ter de pagar juros sobre o valor que me adianta.

Portugal, sob o ruído da TAP e do galambismo teve um ataque ao bolso das poupanças reduzindo a taxa de juro dos Títulos de Tesouro de 3,5% para 2,5%. Mais, converteu numa dificuldade a libertação dos títulos por herdeiros, ou seja, atacou a liquidez das famílias.

Num país muito estranho, onde a pobreza é das mais importantes da Europa, o povo não liga às questões financeiras, e paga. Paga o que não pagam outros europeus por um carro, por uma casa, por taxas de luz e água. 

Há até quem não repare que o petróleo está a preços mais baixos que antes do início da guerra da Ucrânia. Portugal é cego e gosta de ser enganado. Quando a Banca, cheia de lucros, pede que acabem os produtos de poupança do Estado, não se ouvem gritos nas ruas. Talvez porque os portugueses coloquem mais dinheiro na raspadinha que nas poupanças. Veja-se: 1,5 mil milhões de euros são só para raspar encostados às mesas dos cafés. Outro tanto é para jogar no Euromilhões e no Totoloto.

O desinteresse na poupança vem de uma mentalidade pobre que não se importa de conseguir reformas abaixo de 500 euros mensais.

Esta realidade que nos coloca nas mãos de João Moreira Rato e outros gestores que detestam os contribuintes, amam os grandes investidores e nunca valorizam o esforço da formiga, preocupa-me há muitos anos.

Houve dezenas de Prémios Nobel da Economia que aconselhavam uma aposta no microcrédito, um crédito para o empreendedor pequeno e cuidadoso, que defendiam a libertação de dinheiro para a iniciativa das pequenas e médias empresas. A construção da sociedade sem soluços, sem crises, obriga a uma estrutura onde a poupança serve de almofada e garante a estabilidade das famílias.

pink pig coin bank on brown wooden table

O Mundo não pode ser apenas dos predadores, como parece ser o novo Estado, que dilapida a saúde, o ensino, que nos consome os direitos básicos, como a energia, a água, e a comunicação.

A formiga não pode carregar o leão às costas. O PIB não comporta devaneios extravagantes, subidas inesperadas de taxas, inflação nos alimentos que ninguém consegue explicar. Se o valor total do PIB não comporta os gastos da família temos de nos vender aos juros agiotas dos predadores. Esse cenário já nos colocou nas garras do FMI mais que duas vezes.   

Diogo Cabrita é médico


N.D. Os textos de opinião expressam apenas as posições dos seus autores, e podem até estar, em alguns casos, nos antípodas das análises, pensamentos e avaliações do director do PÁGINA UM.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.

É qualquer coisa como uma calma natural – não diria paz, diria harmonia. O motor segue, trabalhando, naquele compasso próprio, e ...