IGAS ARQUIVA PROCESSO DISCIPLINAR À BEIRA DA PRESCRIÇÃO. PÁGINA UM LISTA TODAS AS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS

Filipe Froes & Farmacêuticas: a “isenção” de um médico com 324 contratos que valeram 453.635,37 euros

por Pedro Almeida Vieira // Agosto 19, 2023


Categoria: Exame

minuto/s restantes

Faltavam poucos dias para a prescrição do processo disciplinar a Filipe Froes, iniciado em Fevereiro do ano passado, mas para evitar eventuais acusações de “denegação de justiça”, a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde decidiu arquivá-lo esta semana, alegadamente por falta de provas, embora tudo esteja ainda no segredo dos deuses. O pneumologista diz que foi dado “um passo muito significativo na inexistência de qualquer dúvida sobre a fundamentação e isenção científica das minhas intervenções na comunicação social”. E o PÁGINA UM recorda algumas das polémicas acções de marketing do conhecido pneumologista, e lista todos os 324 eventos pagos por 24 farmacêuticas, que lhe permitiram levar para casa 453.635 euros para além do salário em regime de exclusividade como médico no Hospital Pulido Valente.


Era o desfecho esperado. A Inspecção-Geral das Actividades em Saúde (IGAS) terá arquivado, no início desta semana, o processo disciplinar contra o pneumologista Filipe Froes, que fora iniciado em 19 de Fevereiro do ano passado. A decisão – de cujos fundamentos nada se conhece – ocorreu a escassos dias da prescrição do processo disciplinar que, durante quase 18 meses esteve em “banho-maria”. Caso não tivesse sido arquivado, o processo iria prescrever hoje, como o PÁGINA UM já revelara em Julho passado.

Apesar das tentativas do PÁGINA UM junto do Tribunal Administrativo de Lisboa para aceder à informação inspectiva que levou à instauração deste processo –, apenas se sabe que em causa estavam as relações comerciais deste conhecido pneumologista, como médico do Serviço Nacional de Saúde, com diversas farmacêuticas, ignorando-se se aquilo que estaria em causa se circunscrevia a incompatibilidades decorrentes do volume de negócios ou se se estaria a investigar faltas injustificadas no hospital para acudir a eventos pagos pelas empresas.

Filipe Froes, pneumologista do Hospital Pulido Valente, consultor da DGS, consultor de farmacêuticas e influencer sanitário.

Ignora-se também se o arquivamento do processo se deveu efectivamente à conclusão, em fase de instrução, de que Froes não cometeu qualquer infracção ou se se constatou a impossibilidade de finalizar o processo disciplinar antes do dia de hoje, por perfazerem 18 meses e advir daí uma prescrição automática. Note-se que se a IGAS tivesse deixado simplesmente o processo prescrever em claro benefício de Filipe Froes (protegido pelo Ministério da Saúde) poderia vir a ser acusado de denegação de justiça, punida pelo Código Penal.

Em todo o caso, com o arquivamento do processo na IGAS, deixam agora de existir quaisquer desculpas ou impedimentos legais para a consulta de todos os documentos, estando o PÁGINA UM a aguardar um recurso do Tribunal Central Administrativo Sul sobre esta matéria. Também já foi solicitado, novamente, no final desta semana, a consulta à IGAS, que ainda não respondeu.

O alegado arquivamento “por não haver indícios de infração disciplinar imputável ao visado” foi já celebrado pelo próprio Filipe Froes. Numa mensagem na rede social Facebook, na passada quarta-feira, o pneumologista diz ter ficado “muito satisfeito porque foi dado um passo muito significativo na inexistência de qualquer dúvida sobre a fundamentação e a isenção científica das minhas intervenções na comunicação social, bem como da intervenção de todas as outras pessoas que defenderam e promoveram a ciência.” Froes acrescentou ainda que “o mais importante, na minha perspetiva, é o reconhecimento do valor da ciência e do conhecimento científico no combate à pandemia e na mitigação das suas consequências tão nefastas, que só em Portugal foi responsável pelo falecimento de cerca de 27 mil pessoas.”

Carlos Carapeto, inspector-geral das Actividades em Saúde: quase dois anos após o início das investigações a Filipe Froes, e de um jogo do rato e do gato a esconder as diligências tomadas desde Setembro de 2021, o processo disciplinar é arquivado em vésperas de prescrição.

Sem prejuízo de nunca terem estado em avaliação, no processo da IGAS, o rigor científico de Flipe Froes, por não ser matéria susceptível de análise por aquela entidade, convém, contudo, recordar que o pneumologista, mesmo sendo um dos membros da equipa nomeada pela Direcção-Geral da Saúde para definir as terapêuticas contra a covid-19, não se imiscuiu de promover explicitamente medicamentos de farmacêuticas com que colaborava.

Exemplo disso ocorreu com a Gilead. Enquanto, como consultor da DGS, Froes conseguiu introduzir nas terapêuticas anti-covid o remdesivir, um polémico fármaco da Gilead comprado pela Comissão Europeia num negócio nebuloso, ocupava também o seu tempo a ser consultor da empresa norte-americana exactamente para este fármaco. Recorde-se que, de acordo com dados da Agência Europeia do Medicamento, o uso de remdesivir está associado a mais de 900 mortes na Europa.

Além da promoção das vacinas das diferentes marcas, às quais tem ligações sólidas, Froes também promoveu antivirais, como o Lagevrio (Merck Sharpe & Dohme) e anticorpos monoclonais, como o Evusheld (AstraZeneca). No caso do primeiro medicamento, o pneumologista – que, desde 2013, recebeu oficialmente 119.291 euros da Merck Sharpe & Dohme –  considerou em declarações ao jornal Nascer do Sol, em Novembro de 2021, que seria “sem dúvida, (…) um game-changer”, que complementaria, garantindo que “a mais-valia é ser um medicamento que reduz a carga viral e reduz em 50% a gravidade da doença”. E concluía: “ao fim de dois, três dias, a pessoa já não é transmissora, o que diminui a capacidade de circulação do vírus”.

Afinal, este medicamento acabou por ser um fiasco ao nível da eficácia, e foi mesmo retirado do mercado pela própria farmacêutica. Mas sem antes ter arrecadado, a nível mundial, receitas da ordem dos 5,7 mil milhões de dólares só no ano passado, muito graças a influencers como Filipe Froes.

Arquivamento do processo disciplinar em vésperas da prescrição (ao fim de 18 meses) levou Filipe Froes a concluir que “foi dado um passo muito significativo na inexistência de qualquer dúvida sobre a fundamentação e isenção científica das minhas intervenções na comunicação social”.

No caso do medicamento da AstraZeneca – que este ano já entregou 12.425 euros a Froes –, também o pneumologista fez lobby. Chegou mesmo a fazer-se pagar apenas para estar presente no lançamento em Portugal deste fármaco, que teve retirada a sua autorização no mercado norte-americano no início deste ano, conforme revelou em Fevereiro a prestigiada revista científica BMJ.

Mas esta presença de Filipe Froes foi apenas um dos 11 eventos que lhe foram pagos pela AstraZeneca contabilizados só este ano no Portal da Transparência e Publicidade – uma plataforma gerida pelo Infarmed, mas cuja fiscalização é virtualmente inexistente, o que significa que se mostra muito falível para controlar todas as transacções financeiras envolvendo farmacêuticas.

De acordo com um levantamento exaustivo feito pelo PÁGINA UM, Filipe Froes já deu o corpo e seus talentos por 25 vezes este ano ao sector farmacêutico, embora esteja agora quase em dedicação exclusiva à AstraZeneca (11 eventos) e à Merck Sharpe & Dohme (12 eventos). Esta empresa norte-americana mostra, aliás, ser a preferida do pneumologista: desde 2013 já teve relações comerciais – em suma, contratos para prestação de serviços a troco de dinheiro ou géneros – em 83 ocasiões, das quais 46 apenas desde 2021.

Número de eventos (contratos), por ano, de Filipe Froes com farmacêuticas desde 2013 até 18 de Agosto de 2023. Fonte: Portal da Transparência e Publicidade do Infarmed.

A Pfizer, através de duas subsidiárias que operam em Portugal, também é uma das farmacêuticas com mais relações comerciais com Filipe Froes. No total estão contabilizados 69 contratos, embora grande parte tenham ocorrido antes da pandemia. Em todo o caso, 12 foram estabelecidos em 2021.

Também com relevo são as 40 relações comerciais tanto com a Sanofi como com a AstraZeneca, e ainda as 26 com a portuguesa BIAL e as 16 com a americana Gilead. Em todo o caso, Filipe Froes mostra não ser esquisito na hora de colaborar com as farmacêuticas que lhe batem à porta: desde 2013 já trabalhou para (ou com) 24 farmacêuticas e uma empresa de consultadoria na área da Saúde.

Desde 2020, o ano de início da pandemia da covid-19, Filipe Froes contabiliza 160 eventos pagos por farmacêuticas, enquanto mantinha a sua alegada exclusividade como coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Médico-Cirurgicos Respiratórios do Hospital Pulido Valente (e não como director do Serviço de Cuidados Intensivos, como erradamente a imprensa generalista a ele se refere), como consultor da DGS e ainda, durante algum tempo, líder do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos, instituído pelo ex-bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

Montantes recebidos por Flipe Froes pela participação em eventos e prestação de serviços (contratos), por farmacêutica, desde 2013 até 18 de Agosto de 2023. Fonte: Portal da Transparência e Publicidade do Infarmed.

Froes foi, aliás, um dos fiéis “peões de ataque” do Miguel Guimarães contra os médicos que tivessem opiniões contrárias à estratégia seguida pelo Governo no combate à pandemia. Chegou mesmo a encabeçar um grupo de médicos, com Carlos Robalo e Luís Varandas, todos ligados à Pfizer, que apresentaram queixa contra Jorge Amil Dias, presidente do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos, por ter recomendado prudência na vacinação generalizada de jovens saudáveis. O processo seria, mais tarde, arquivado, mas Froes conseguiu, mais uma vez, pelo menos indirectamente, difamar publicamente colegas de profissão e promover um negócio chorudo de uma farmacêutica.

Em termos monetários, e desde 2013, a caixa registadora de Froes – que recebe os proveitos tanto a nível individual como da sua empresa Terras & Froes – já encaixou 453.635 euros, o que significa um “salário” oficial de 3.572 euros. Repita-se, contudo, que o Infarmed não faz uma fiscalização eficaz das transacções, como aliás ficou patente no facto de o patrocínio da farmacêutica BIAL a um livro do pneumologista sobre a covid-19 nunca ter sido registado no Portal da Transparência e Publicidade.

Apesar de um aparente afastamento desde 2021, a Pfizer continua a ser a farmacêutica que mais retribuiu Froes por serviços prestados: 136.074 euros. Segue-se a Merck Sharpe & Dohme, com 119.291 euros, que desde 2020 passou a ser, de longe, a farmacêutica preferida para trabalhar pelo pneumologista.

Filipe Froes é um dos médicos com mais relações comerciais com farmacêuticas, mas os dados só começaram a ser registados em 2013. Mas antes dessa data já ele era presença assídua nos meios de comunicação social, promovendo o uso de fármacos.

Com montantes mais baixos, destacam-se ainda mais três farmacêuticas, que entregaram desde 2013 já montantes entre os 30 mil e os 50 mil euros: Bial (48.717 euros), AstraZeneca (39.908 euros) e Sanofi (38.433 euros). Ainda com montantes oficialmente acima de 10 mil euros encontra-se a Gilead (16.471 euros).

Por ser demasiado enfadonho – até por serem 324 colaborações entre Filipe Froes e as farmacêuticas, que vão desde consultadoria até eventos de marketing, passando por viagens a congressos –, o PÁGINA UM opta por não descrever a tipologia de eventos que estão em causa.

Na verdade, será muito mais didáctico – ou pedagógico – para se aquilatar das promiscuidades deste pneumologista, independentemente dos “empenhos” para lhe colocar uma imagem de isenção quando fala de temas de Saúde, olhar um a um todos os 324 eventos até agora contabilizados, tal e qual, na base de dados do Infarmed. Por isso, o PÁGINA UM decidiu apresentá-los todos, por serem públicos e se mostrar relevante do ponto de vista do interesse público.


LISTA DOS 324 EVENTOS COM FILIPE FROES PAGOS DESDE 2013 POR FARMACÊUTICAS (CONSUBSTANCIADOS EM CONTRATO QUE IMPLICARAM PAGAMENTOS MONETÁRIOS OU EM GÉNEROS)

Contrato nº 1 (2013)
AstraZeneca [Stand Alone Meeting (SAM) DPOC] – 1.722 €

Contrato nº 2 (2013)
AstraZeneca [XXIX Congresso de Pneumologia – Simpósio AstraZeneca] – 1.722 €

Contrato nº 3 (2013)
Bayer [Orador em Congresso da Soc Port Pneumologia] – 1.250 €

Contrato nº 4 (2013)
Pfizer [Palestra Resultados do Estudo PAC Retro 10- Hospital CUF Descobertas] – 1.230 €

Contrato nº 5 (2013)
Pfizer [Reunião Cross Meeting 2013-“Relações que Mudam Vidas” – Évora] – 1.000 €

Contrato nº 6 (2013)
Pfizer [Reunião Masters Meeting – “O Ritual de Uma Relação”-25 Maio 2013] – 1.000 €

Contrato nº 7 (2013)
Pfizer [Pagamento Fee Dr.Filipe Froes – Forum NOSOCOM] – 1.000 €

Contrato nº 8 (2013)
Pfizer [Reunião “CrossMeeting-Relações que Mudam Vidas”-13 Abril de 2013] – 1.000 €

Contrato nº 9 (2013)
Pfizer [Palestra Dr. Filipe Froes-VI Encontro Nacional Pfizer] – 1.000 €

Contrato nº 10 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Funchal] – 809,67 €

Contrato nº 11 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Guarda] – 775,28 €

Contrato nº 12 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Porto] – 633,73 €

Contrato nº 13 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Lisboa] – 500 €

Contrato nº 14 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Faro] – 500 €

Contrato nº 15 (2013)
Sanofi [Reunião “Vacinação Antigripal: das orientações técnicas à prática clínica” – Coimbra] – 500 €

Contrato nº 16 (2014)
Astellas Farma [ACE] – 496 €

Contrato nº 17 (2014)
AstraZeneca [13º Congresso Nacional de Dermatologia – Apresentação do estudo REACH (dados locais)] – 1.722 €

Contrato nº 18 (2014)
AstraZeneca [Reunião não promocional] – 25,87 €

Contrato nº 19 (2014)
AstraZeneca [Reunião não promocional] – 25,87 €

Contrato nº 20 (2014)
Bayer [Chest World Congress] – 1.291,11 €

Contrato nº 21 (2014)
Bayer [Chest World Congress] – 1.291,11 €

Contrato nº 22 (2014)
BIAL [Congresso ATS 2014, American Thoracic Society, International Conference, San Diego EUA] – 4.845,23 €

Contrato nº 23 (2014)
BIAL [Congresso ATS 2014, American Thoracic Society, International Conference, San Diego EUA] – 4.845,23 €

Contrato nº 24 (2014)
BIAL [Forum Bial Respirar – Fundação de Serralves/Porto] – 158,08 €

Contrato nº 25 (2014)
BIAL [Forum Bial Respirar – Fundação de Serralves/Porto] – 158,08 €

Contrato nº 26 (2014)
Merck Sharp & Dohme [Palestra, MSD Launch Symposium Angola] – 4.920 €

Contrato nº 27 (2014)
Merck Sharp & Dohme [ICAAC 2014] – 3.290 €

Contrato nº 28 (2014)
Novartis Farma [Palestra] – 922,5 €

Contrato nº 29 (2014)
Pfizer [Palestra de dia 10 de Maio de 2014] – 2.460 €

Contrato nº 30 (2014)
Pfizer [Palestra de dia 10 de Maio de 2014] – 2.460 €

Contrato nº 31 (2014)
Pfizer [4 Palestras] – 2.300 €

Contrato nº 32 (2014)
Pfizer [VII Encontro Nacional Pfizer Vacinas] – 1.230 €

Contrato nº 33 (2014)
Pfizer [Advisory Board] – 1.000 €

Contrato nº 34 (2014)
Pfizer [Advisory Board] – 1.000 €

Contrato nº 35 (2014)
Pfizer [Fees Palestra Hospital Braga e H. Pulido Valente] – 1.000 €

Contrato nº 36 (2014)
Pfizer [Fees Palestra Hospital CUF Descobertas] – 1.000 €

Contrato nº 37 (2014)
Pfizer [Reunião de trabalho] – 42,5 €

Contrato nº 38 (2014)
Pfizer [Reunião de trabalho] – 32,3 €

Contrato nº 39 (2014)
Pfizer [Reunião Trabalho] – 30,4 €

Contrato nº 40 (2014)
Pfizer [Reunião Trabalho] – 26 €

Contrato nº 41 (2014)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Funchal] – 1.365,13 €

Contrato nº 42 (2014)
Sanofi [IV Reunião de Atualizações em Pediatria] – 1.281,2 €

Contrato nº 43 (2014)
Sanofi [XXX Congresso de Pneumologia, Albufeira 06/08 de novembro de 2014] – 750 €

Contrato nº 44 (2014)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Porto] – 730,4 €

Contrato nº 45 (2014)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Porto] – 724,64 €

Contrato nº 46 (2014)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Espinho] – 717,44 €

Contrato nº 47 (2014)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Coimbra] – 658,4 €

Contrato nº 48 (2014)
Sanofi [IV Reunião de Atualizações em Pediatria] – 244,36 €

Contrato nº 49 (2014)
Teva Pharma [FORUM TEVA RESP -Lisboa 26 a 28 Junho 2014] – 50 €

Contrato nº 50 (2015)
AstraZeneca [Moderador no “SIMPOSIO AZ- XXX SPP 14”] – 1.000 €

Contrato nº 51 (2015)
Bayer [ERS International Congress 2015, Amesterdão] – 2.916,71 €

Contrato nº 52 (2015)
Bayer [ERS International Congress 2015, Amesterdão] – 2.916,71 €

Contrato nº 53 (2015)
BIAL [ATS – American Torax Society] – 5.132,26 €

Contrato nº 54 (2015)
BIAL [ATS – American Torax Society] – 5.132,26 €

Contrato nº 55 (2015)
Merck Sharp & Dohme [35th International Symposium on Intensive Care and Emergency Medicine] – 2.028,03 €

Contrato nº 56 (2015)
Merck Sharp & Dohme [Reunião Infeção e antibioterapia] – 984 €

Contrato nº 57 (2015)
Novartis Farma [Prestação de serviços] – 750 €

Contrato nº 58 (2015)
Pfizer [8 Palestras Unidades e Centros Saúde-Dr. Filipe Froes] – 4.000 €

Contrato nº 59 (2015)
Pfizer [Palestras 4 Reuniões de Enfermeiras-Dr. Filipe Froes] – 4.000 €

Contrato nº 60 (2015)
Pfizer [Palestra Dr. Filipe Froes Encontro Pfizer Vacinas 2015] – 1.000 €

Contrato nº 61 (2015)
Pfizer [Palestra Pfizer Summit Vaccines-Dr. Filipe Froes] – 1.000 €

Contrato nº 62 (2015)
Pfizer [Palestra Simpósio C.Nacional Pneumologia-Dr. Filipe Froes] – 1.000 €

Contrato nº 63 (2015)
Pfizer [Palestra dia 15 de outubro de 2015] – 922,5 €

Contrato nº 64 (2015)
Pfizer [Palestra dia 15 de outubro de 2015] – 922,5 €

Contrato nº 65 (2015)
Sanofi [IV Simpósio da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, Póvoa de varzim] – 1.019,28 €

Contrato nº 66 (2015)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Guarda] – 841,8 €

Contrato nº 67 (2015)
Sanofi [36º Congresso Português de Geriatria e 17º Congresso Port. de Gerontologia Social] – 750 €

Contrato nº 68 (2015)
Sanofi [XXXI Congresso de Pneumologia, Albufeira 05/08 de novembro de 2015] – 750 €

Contrato nº 69 (2015)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Leiria] – 652,06 €

Contrato nº 70 (2015)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Matosinhos] – 577 €

Contrato nº 71 (2015)
Sanofi [Reunião “A vacinação no adulto” – Coimbra] – 532,5 €

Contrato nº 72 (2015)
Sanofi [3rd ESCMID Conference on Vaccines] – 350 €

Contrato nº 73 (2015)
Teva Pharma [Teva Respiratory Forum] – 635 €

Contrato nº 74 (2016)
AstraZeneca [Congresso: American Thoracic Society 2016] – 3.912,59 €

Contrato nº 75 (2016)
AstraZeneca [Palestra “”DIA D NA DPOC] – 1.000 €

Contrato nº 76 (2016)
Merck Sharp & Dohme [Expert Input Forum Antibióticos] – 880 €

Contrato nº 77 (2016)
Merck Sharp & Dohme [Consultoria Expert Input Forum Antibióticos] – 800 €

Contrato nº 78 (2016)
Pfizer [Palestra e Moderação Dr. Filipe Froes] – 15.000 €

Contrato nº 79 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes] – 8.118 €

Contrato nº 80 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes, Fev e Março] – 5.781 €

Contrato nº 81 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes mês de Junho] – 4.870,8 €

Contrato nº 82 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes, IPR, APFH e Setúbal] – 3.690 €

Contrato nº 83 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes] – 3.690 €

Contrato nº 84 (2016)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes, èvora, Faro, Almada e Seixal] – 3.247,2 €

Contrato nº 85 (2016)
Pfizer [Palestra Dr. Filipe Froes, Congresso Nacional Pneumologia] – 1.230 €

Contrato nº 86 (2016)
Pfizer [Palestra Dr. Filipe Froes, Webinar] – 1.230 €

Contrato nº 87 (2016)
Pfizer [IX Encontro Nacional Pfizer Vaccines, Hotel Real Santa Eulália, Albufeira] – 361 €

Contrato nº 88 (2016)
Pfizer [Viagem, Palestra Reuniões Madeira] – 326,31 €

Contrato nº 89 (2016)
Teva Pharma [European Respiratory Society] – 2.500 €

Contrato nº 90 (2017)
A. Menarini [Boston Barcelona Lung Conference] – 1.008,2 €

Contrato nº 91 (2017)
A. Menarini [Air for All] – 77,4 €

Contrato nº 92 (2017)
Angelini Pharma [ATS 2017 International Conference] – 3.820 €

Contrato nº 93 (2017)
Astellas Farma [Formação Científica Micafungina] – 750 €

Contrato nº 94 (2017)
CTI Clinical Trial [Advisory Board – Bacterian Infection ESBL] – 1.050 €

Contrato nº 95 (2017)
Merck Sharp & Dohme [30th Annual Congress of the European Society of Intensive Care Medicine] – 2.051,34 €

Contrato nº 96 (2017)
Merck Sharp & Dohme [Gram-negative bacterial infections,05/05] – 990 €

Contrato nº 97 (2017)
Merck Sharp & Dohme [Reunião de Investigadores do ensaio clínico “”MK7655A-014″”, que decorreu em Budapeste (Hungria) de 15 a 17 de Novembro de 2016.] – 954,61 €

Contrato nº 98 (2017)
Merck Sharp & Dohme [EIF Antibióticos, Paço de Arcos] – 880 €

Contrato nº 99 (2017)
Pfizer [Palestras Dr. Filipe Froes, Évora, Lisboa, Porto e Braga] – 6.888 €

Contrato nº 100 (2017)
Pfizer [3 Palestras Dr. Filipe Froes, Porto, Pfizer e Lisboa] – 2.583 €

Contrato nº 101 (2017)
Pfizer [3 palestras Dr. Filipe Froes] – 2.583 €

Contrato nº 102 (2017)
Pfizer [X Encontro Nacional Pfizer, Real Santa Eulália Algarve, 12 a 14 Maio 2017] – 423 €

Contrato nº 103 (2017)
Teva Pharma [SC – DPOC, definição e tratamento] – 500 €

Contrato nº 104 (2017)
Teva Pharma [Sessão Clínica – DPOC, definição e tratamento] – 500 €

Contrato nº 105 (2017)
Teva Pharma [Sessão Clínica – “ACOS – Síndrome de Sobreposição Asma e DPOC”] – 500 €

Contrato nº 106 (2018)
BIAL [ACAAI 2018 – American College of Allergy Asthma & Immunology] – 3.501,21 €

Contrato nº 107 (2018)
BIAL [ACAAI 2018 – American College of Allergy Asthma & Immunology] – 3.501,21 €

Contrato nº 108 (2018)
Exigo Consultores [Painel de Peritos] – 1.000 €

Contrato nº 109 (2018)
Exigo Consultores [Painel de Peritos] – 1.000 €

Contrato nº 110 (2018)
Janssen Cilag [Gestão de infeções do trato respiratório do doente hematológico] – 1.230 €

Contrato nº 111 (2018)
Janssen Cilag [Gestão de infeções do trato respiratório do doente hematológico] – 1.230 €

Contrato nº 112 (2018)
Merck Sharp & Dohme [2018-RADB-104877 European Vaccines Advisory Board] – 3.250 €

Contrato nº 113 (2018)
Merck Sharp & Dohme [Program#/CAW 2017-RADB-104197, França] – 3.250 €

Contrato nº 114 (2018)
Merck Sharp & Dohme [2018-RCSA-104602_Vacc. Dig. Found. Project] – 2.970 €

Contrato nº 115 (2018)
Merck Sharp & Dohme [2018-RCSA-104602_Vacc. Dig. Found. Project] – 2.970 €

Contrato nº 116 (2018)
Merck Sharp & Dohme [38th International Symposium Intensive Care Emergency Medicine (ISICEM)] – 1.863,26 €

Contrato nº 117 (2018)
Merck Sharp & Dohme [Formacao Zerbaxa] – 770 €

Contrato nº 118 (2018)
Merck Sharp & Dohme [Formacao Zerbaxa] – 770 €

Contrato nº 119 (2018)
Merck Sharp & Dohme [Vaccines Academy] – 750 €

Contrato nº 120 (2018)
Merck Sharp & Dohme [Revisao do Guiao AMR para Jornalistas – 11/12/17] – 90 €

Contrato nº 121 (2018)
Pfizer [19 Palestras Dr. Filipe Froes] – 17.527,5 €

Contrato nº 122 (2018)
Pfizer [Congresso ERS 2018, Paris] – 1.667,22 €

Contrato nº 123 (2018)
Pfizer [Anti-infectives Meeting] – 1.230 €

Contrato nº 124 (2018)
Pfizer [11º Encontro Nacional Pfizer Vacinas] – 406 €

Contrato nº 125 (2018)
Pfizer [Anti-infectives Meeting] – 228,33 €

Contrato nº 126 (2018)
Pfizer [Reunião Regional de Enfermeiras Norte] – 167 €

Contrato nº 127 (2018)
Pfizer [Reunião Enfermeiras Centro] – 121,5 €

Contrato nº 128 (2018)
Pfizer [Reunião Regional de Enfermeiras SUL] – 106,5 €

Contrato nº 129 (2018)
Sanofi [ECCMID – The 28th European Congress of Clinical Microbiology and Infectious Diseases] – 2.006,58 €

Contrato nº 130 (2018)
Sanofi [Flu Summit] – 1.907,73 €

Contrato nº 131 (2018)
Sanofi [VaxigripTetra Speaker Bureau] – 1.600 €

Contrato nº 132 (2019)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 133 (2019)
AstraZeneca [Reunião lançamento FASENRA – Bio-“”logic”” New Era, Centro de Congressos Convento S. Francisco – Coimbra] – 176,58 €

Contrato nº 134 (2019)
AstraZeneca [Reunião lançamento FASENRA – Bio-“”logic”” New Era, Centro de Congressos Convento S. Francisco – Coimbra] – 176,58 €

Contrato nº 135 (2019)
BIAL [CHEST Annual Meeting] – 4.980,25 €

Contrato nº 136 (2019)
BIAL [CHEST Annual Meeting] – 4.980,25 €

Contrato nº 137 (2019)
BIAL [Do Diagnóstico à terapêutica Palestra] – 922,5 €

Contrato nº 138 (2019)
BIAL [Do Diagnóstico à terapêutica Palestra] – 922,5 €

Contrato nº 139 (2019)
GlaxoSmithKline [Lançamento Trelegy – Treino de visita] – 1.230 €

Contrato nº 140 (2019)
GlaxoSmithKline [Lançamento Trelegy – Treino de visita] – 1.230 €

Contrato nº 141 (2019)
Janssen Cilag [Patrocínio] – 1.000 €

Contrato nº 142 (2019)
Merck Sharp & Dohme [2019-RADB-105397_ European Vaccines Advisory Board] – 3.250 €

Contrato nº 143 (2019)
Merck Sharp & Dohme [2019-EIF-105748_UCC/RCC Global EIF] – 2.500 €

Contrato nº 144 (2019)
Merck Sharp & Dohme [2019-EIF-105888_Global Critical Care EIF] – 2.500 €

Contrato nº 145 (2019)
Merck Sharp & Dohme [2019-EIF-105748_UCC/RCC Global EIF] – 2.500 €

Contrato nº 146 (2019)
Merck Sharp & Dohme [2019-EIF-105888_Global Critical Care EIF] – 2.500 €

Contrato nº 147 (2019)
Merck Sharp & Dohme [39th ISICEM] – 1.745,51 €

Contrato nº 148 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Expert Input Forum Medical Affairs] – 1.100 €

Contrato nº 149 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Expert Input Forum na área do Ceftolozano-Tazobact] – 1.100 €

Contrato nº 150 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Expert Input Forum na área do Ceftolozano-Tazobact] – 1.100 €

Contrato nº 151 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Simposio MSd -Cong.Nac.Medicina Intensiva] – 990 €

Contrato nº 152 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Simposio MSd -Cong.Nac.Medicina Intensiva] – 990 €

Contrato nº 153 (2019)
Merck Sharp & Dohme [C2C_II Virtual Cong. Vacc webex 23 JAN 2019] – 750 €

Contrato nº 154 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Vaccines Academy 2019] – 750 €

Contrato nº 155 (2019)
Merck Sharp & Dohme [Consultoria antibióticos] – 220 €

Contrato nº 156 (2019)
Pfizer [3 Palestras Dr. Filipe Froes, Junho e Setembro 2019] – 2.767,5 €

Contrato nº 157 (2019)
Pfizer [3 Palestras Dr. Filipe Froes] – 2.767,5 €

Contrato nº 158 (2019)
Pfizer [24th Infection and Sepsis Symposium, Porto – Ipanema Park Hotel, 7 março 2019] – 1.230 €

Contrato nº 159 (2019)
Pfizer [ERS 2019, Madrid 28 de Setembro a 2 de Outubro 2019] – 1.213,75 €

Contrato nº 160 (2019)
Pfizer [Video Doença Pneumocócica Dr. Filipe Froes] – 615 €

Contrato nº 161 (2019)
Pfizer [Estadias Norte Dr. Filipe Froes] – 259,87 €

Contrato nº 162 (2019)
Pfizer [Estadia Dr. Filipe Froes, Congresso Porto] – 248 €

Contrato nº 163 (2019)
Pfizer [Estadia Dr. Filipe Froes Congresso de Obesidade] – 145,06 €

Contrato nº 164 (2019)
Sanofi [Evento Expresso – Vacinas – Inovar, Financiar e Prevenir] – 891,75 €

Contrato nº 165 (2020)
AbbVie [PANDEMIA DA COVID-19] – 1.371,45 €

Contrato nº 166 (2020)
AbbVie [PANDEMIA DA COVID-19] – 1.371,45 €

Contrato nº 167 (2020)
AstraZeneca [Webinar Gestão da Doença Respiratória à Distância] – 1.000 €

Contrato nº 168 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 169 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 170 (2020)
AstraZeneca [PANDEMIC MEDICAL UPDATE] – 750 €

Contrato nº 171 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 172 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 173 (2020)
AstraZeneca [PANDEMIC MEDICAL UPDATE] – 750 €

Contrato nº 174 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 175 (2020)
AstraZeneca [Serviço de Palestrante] – 750 €

Contrato nº 176 (2020)
BIAL [Do diagnóstico à terapêutica -Speaker/Palestrante] – 1.230 €

Contrato nº 177 (2020)
BIAL [Reunião virtual – Nova evidência e beneficio da dupla broncodilatação-Speaker/Palestrante (Evento BIAL)] – 922,5 €

Contrato nº 178 (2020)
BIAL [Reunião virtual – Nova evidência e beneficio da dupla broncodilatação-Speaker/Palestrante (Evento BIAL)] – 922,5 €

Contrato nº 179 (2020)
BIAL [CHEST 2020 – The American College of Chest Physicians Annual Meeting] – 270 €

Contrato nº 180 (2020)
BIAL [CHEST 2020 – The American College of Chest Physicians Annual Meeting] – 270 €

Contrato nº 181 (2020)
BIAL [Workshop RX Tórax] – 145,2 €

Contrato nº 182 (2020)
BIAL [Workshop RX Tórax] – 145,2 €

Contrato nº 183 (2020)
Boehringer Ingelheim [Sessão de esclarecimento interno sobre a COVID-19 | BI] – 1.080 €

Contrato nº 184 (2020)
Daiichi Sankyo [WEBINAR ¿ Doente de Risco Cardiovascular e a COVID-19] – 2.000 €

Contrato nº 185 (2020)
Gilead Sciences [Webinar “”Avanços no tratamento antiviral da COVID-19 Parte II””, Plataforma Virtual, 29 out] – 1.230 €

Contrato nº 186 (2020)
Gilead Sciences [Webinar “”Avanços no tratamento antiviral da COVID-19: Remdesivir, o primeiro tratamento aprovado”” – 16 jul] – 1.230 €

Contrato nº 187 (2020)
Gilead Sciences [Webinar “”Avanços no tratamento antiviral da COVID-19 Parte II””, Plataforma Virtual, 29 out] – 1.230 €

Contrato nº 188 (2020)
Gilead Sciences [Advisory Board COVID-19 & Remdesivir; 24 de junho de 2020; virtual] – 1.082,4 €

Contrato nº 189 (2020)
Gilead Sciences [Advisory Board COVID-19 & Remdesivir; 4 de junho de 2020; virtual] – 1.082,4 €

Contrato nº 190 (2020)
Gilead Sciences [Advisory Board COVID-19 & Remdesivir; 4 de junho de 2020; virtual] – 1.082,4 €

Contrato nº 191 (2020)
Gilead Sciences [Advisory Board COVID-19 & Remdesivir; 24 de junho de 2020; virtual] – 1.082,4 €

Contrato nº 192 (2020)
GlaxoSmithKline [Workshop Relvar – Funchal – 19 novembro 2019] – 1.454,51 €

Contrato nº 193 (2020)
GlaxoSmithKline [ATS 2020] – 142 €

Contrato nº 194 (2020)
GlaxoSmithKline [ATS 2020] – 142 €

Contrato nº 195 (2020)
Lundbeck [Formação Interna COVID 19] – 923 €

Contrato nº 196 (2020)
Lundbeck [Formação Interna COVID 19] – 923 €

Contrato nº 197 (2020)
Merck Sharp & Dohme [Vaccines Advisory Board 2019-RADB-105486] – 2.500 €

Contrato nº 198 (2020)
Merck Sharp & Dohme [EMEAC Regional Vaccines – 2020-RADB-106915] – 1.320 €

Contrato nº 199 (2020)
Merck Sharp & Dohme [EMEAC Regional Vaccines – 2020-RADB-106915] – 1.320 €

Contrato nº 200 (2020)
Merck Sharp & Dohme [EIF Vacinacao] – 1.100 €

Contrato nº 201 (2020)
Sanofi [Towards Improvement of Seasonal Influenza Vaccination: Rationale and Impact of Quadrivalent Influenza Vaccine Implementation – QIV Masterclass Meeting] – 1.664,28 €

Contrato nº 202 (2020)
Sanofi [Projeto Epidemiologia e carga da gripe em Portugal] – 1.599 €

Contrato nº 203 (2020)
Sanofi [Congresso Português de Cardiologia] – 1.338,24 €

Contrato nº 204 (2020)
Sanofi [III Simpósio do GESCAT (Grupo de Estudos de Trombose Associada ao Cancro)] – 1.070,1 €

Contrato nº 205 (2020)
Tecnifar [Prestação de Serviços] – 1.230 €

Contrato nº 206 (2021)
AstraZeneca [LAAB Advisory Board] – 1.000 €

Contrato nº 207 (2021)
AstraZeneca [LAAB Advisory Board] – 1.000 €

Contrato nº 208 (2021)
Bayer [Covidado à conversa com sobre pandemia e vacinas] – 750 €

Contrato nº 209 (2021)
BIAL [Workshop RX Tórax Palestra] – 922,5 €

Contrato nº 210 (2021)
BIAL [Nova abordagem no tratamento dos doentes com DPOC sintomático Palestra] – 922,5 €

Contrato nº 211 (2021)
BIAL [CHEST Annual Meeting] – 755 €

Contrato nº 212 (2021)
BIAL [CHEST Annual Meeting] – 755 €

Contrato nº 213 (2021)
BIAL [Descontinuação de ICS na DPOC?] – 500 €

Contrato nº 214 (2021)
BIAL [Descontinuação de ICS na DPOC?] – 500 €

Contrato nº 215 (2021)
Boehringer Ingelheim [Palestra 2.º Fórum Respiratório do Sul] – 1.080 €

Contrato nº 216 (2021)
Boehringer Ingelheim [Palestra 2.º Fórum Respiratório do Sul] – 1.080 €

Contrato nº 217 (2021)
Boehringer Ingelheim [ATS 2021] – 773,14 €

Contrato nº 218 (2021)
Gilead Sciences [Webinar ¿Avanços no tratamento antiviral da COVID-19 Parte III, Virtual – 4 fev] – 1.845 €

Contrato nº 219 (2021)
Gilead Sciences [Meet the expert: insights from clinical practice] – 676,5 €

Contrato nº 220 (2021)
Gilead Sciences [Conversations on COVID-19: what’s next on COVID-19?, 13 de outubro] – 676,5 €

Contrato nº 221 (2021)
Gilead Sciences [Conversations on COVID-19: what’s next on COVID-19?, 13 de outubro] – 676,5 €

Contrato nº 222 (2021)
Gilead Sciences [Meet the expert: insights from clinical practice] – 676,5 €

Contrato nº 223 (2021)
Gilead Sciences [ECCMID 2021 – 09/07/2021 – 12/07/2021 – VIRTUAL] – 459 €

Contrato nº 224 (2021)
Gilead Sciences [ECCMID 2021 – 09/07/2021 – 12/07/2021 – VIRTUAL] – 459 €

Contrato nº 225 (2021)
GlaxoSmithKline [GSK Led Meeting] – 1.033,2 €

Contrato nº 226 (2021)
GlaxoSmithKline [Formação para staff GSK – 12JAN2021] – 774,9 €

Contrato nº 227 (2021)
Lilly [Portugal TownHall Q2] – 738 €

Contrato nº 228 (2021)
Merck Sharp & Dohme [ID Clinical Cases – Inf Bact Gram-Negativo] – 1.540 €

Contrato nº 229 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-REIF-107753 – EIF] – 1.320 €

Contrato nº 230 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-REIF-107753 – EIF] – 1.320 €

Contrato nº 231 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-RADB-108200 PneumoVacAdBoard] – 1.155 €

Contrato nº 232 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-REIF-108357 EUCAN Chronic Cough] – 1.155 €

Contrato nº 233 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2020-RADB-106869 EU Pneumococcal Vaccines AdBd] – 1.155 €

Contrato nº 234 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-RADB-108200 PneumoVacAdBoard] – 1.155 €

Contrato nº 235 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-REIF-108357 EUCAN Chronic Cough] – 1.155 €

Contrato nº 236 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF Pneumo no Adulto] – 1.100 €

Contrato nº 237 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF Tosse Cronica] – 1.100 €

Contrato nº 238 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF COVID 19] – 1.100 €

Contrato nº 239 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF Pneumo EM2101-0016408 18/01/2021] – 1.100 €

Contrato nº 240 (2021)
Merck Sharp & Dohme [Health4Us] – 1.100 €

Contrato nº 241 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF Gram-Negativos] – 1.100 €

Contrato nº 242 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF eVAP] – 1.100 €

Contrato nº 243 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF Pneumo no Adulto] – 1.100 €

Contrato nº 244 (2021)
Merck Sharp & Dohme [EIF eVAP] – 1.100 €

Contrato nº 245 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-RADB-108131 RegVacAdBd 7e8-06-2021] – 990 €

Contrato nº 246 (2021)
Merck Sharp & Dohme [Acute Care Virtual Congress – Pneumonia Nosocomial] – 990 €

Contrato nº 247 (2021)
Merck Sharp & Dohme [2021-RADB-108131 RegVacAdBd 7e8-06-2021] – 990 €

Contrato nº 248 (2021)
Novartis Farma [Prestação de serviços] – 704,18 €

Contrato nº 249 (2021)
Pfizer [webinar Desafios na Gestão Clínica da Antibioterapia] – 1.537,5 €

Contrato nº 250 (2021)
Pfizer [Palestras Prof Filipe Froes, 14 º Encontro Pfizer Vacinas] – 1.500 €

Contrato nº 251 (2021)
Pfizer [Impact of the Global Pandemic] – 1.500 €

Contrato nº 252 (2021)
Pfizer [Palestras Prof Filipe Froes, 14 º Encontro Pfizer Vacinas] – 1.500 €

Contrato nº 253 (2021)
Pfizer [Webinar Pfizer “Gestão das Infecções Fúngicas Invasivas”] – 1.250 €

Contrato nº 254 (2021)
Pfizer [Palestra Prof Filipe Froes 7º Congresso Beira Interior] – 750 €

Contrato nº 255 (2021)
Pfizer [Palestra Prof. Filipe Froes, 14º Congresso Nacional do Idoso] – 750 €

Contrato nº 256 (2021)
Pfizer [Palestra Prof Filipe Froes 7º Congresso Beira Interior] – 750 €

Contrato nº 257 (2021)
Pfizer [Palestra Prof. Filipe Froes, 14º Congresso Nacional do Idoso] – 750 €

Contrato nº 258 (2021)
Pfizer [Asia Meeting] – 724,43 €

Contrato nº 259 (2021)
Pfizer [14º Encontro Nacional Pfizer Vacinas] – 592 €

Contrato nº 260 (2021)
Pfizer [14º Encontro Nacional Pfizer Vacinas] – 592 €

Contrato nº 261 (2021)
Sanofi [Estudo de carga de doença I] – 1.248,45 €

Contrato nº 262 (2021)
Sanofi [Light on Vax Ibéria – 4º Edição] – 535,05 €

Contrato nº 263 (2021)
Sanofi [Light on Vax Ibéria – 4º Edição] – 535,05 €

Contrato nº 264 (2022)
AstraZeneca [Advisory Board LAAB Infectious Disease Portugal] – 1.000 €

Contrato nº 265 (2022)
AstraZeneca [V&I Scientific Internal Training May/Jun 2022] – 1.000 €

Contrato nº 266 (2022)
AstraZeneca [Advisory Board LAAB Nephro Portugal] – 1.000 €

Contrato nº 267 (2022)
AstraZeneca [V&I Scientific Internal Training May/Jun 2022] – 1.000 €

Contrato nº 268 (2022)
AstraZeneca [Advisory Board LAAB Infectious Disease Portugal] – 1.000 €

Contrato nº 269 (2022)
AstraZeneca [Advisory Board LAAB Nephro Portugal] – 1.000 €

Contrato nº 270 (2022)
AstraZeneca [Gravação Vídeo] – 250 €

Contrato nº 271 (2022)
Bayer [Reunião Interna] – 922,5 €

Contrato nº 272 (2022)
Ferraz Lynce [Sessão Científica Meet the Experts / Morrer de Asma] – 850 €

Contrato nº 273 (2022)
Gilead Sciences [Reuniões de Consultoria RDV] – 1.832,7 €

Contrato nº 274 (2022)
Gilead Sciences [Webinar Avanços no tratamento antiviral da COVID-19 – Veklury pelos especialistas, 17 fev 2022] – 1.150,05 €

Contrato nº 275 (2022)
GlaxoSmithKline [Mesa Redonda – Lisboa- 25 Nov 2021] – 552,2 €

Contrato nº 276 (2022)
Merck Sharp & Dohme [ISPPD – 12th International Symposium on Pneumococci and Pneumococcal Diseases] – 3.924,36 €

Contrato nº 277 (2022)
Merck Sharp & Dohme [ISPPD – 12th International Symposium on Pneumococci and Pneumococcal Diseases] – 3.924,36 €

Contrato nº 278 (2022)
Merck Sharp & Dohme [2022-RGIM-109672 EMEAC Chronic Cough Group Input M] – 2.500 €

Contrato nº 279 (2022)
Merck Sharp & Dohme [2022-RGIM-109274] – 2.500 €

Contrato nº 280 (2022)
Merck Sharp & Dohme [2022-RGIM-109274] – 2.500 €

Contrato nº 281 (2022)
Merck Sharp & Dohme [EIF Covid-19] – 1.100 €

Contrato nº 282 (2022)
Merck Sharp & Dohme [EIF Covid-19] – 1.100 €

Contrato nº 283 (2022)
Merck Sharp & Dohme [EIF Pneumo Adulto] – 1.100 €

Contrato nº 284 (2022)
Merck Sharp & Dohme [Webinar Vaxneuvance] – 990 €

Contrato nº 285 (2022)
Merck Sharp & Dohme [Consultoria ID Clinical Cases e reunião de votação IDCC] – 880 €

Contrato nº 286 (2022)
Merck Sharp & Dohme [Consultoria ID Clinical Cases e reunião de votação IDCC] – 880 €

Contrato nº 287 (2022)
Merck Sharp & Dohme [27º Simpósio de Infecção e Sepsis] – 282 €

Contrato nº 288 (2022)
Merck Sharp & Dohme [27º Simpósio de Infecção e Sepsis] – 282 €

Contrato nº 289 (2022)
Merck Sharp & Dohme [38º Congresso Pneumologia] – 67,39 €

Contrato nº 290 (2022)
Novartis Farma [Symmetry Session I] – 1.100 €

Contrato nº 291 (2022)
Pfizer [2 Palestras Prof. Filipe Froes, GRESP e SPP] – 1.500 €

Contrato nº 292 (2022)
Roche [Evento Internacional] – 1.600 €

Contrato nº 293 (2022)
Sanofi [Fluzone HD Flublok Medical Payer Advisory Board] – 2.514 €

Contrato nº 294 (2022)
Sanofi [17as. Jornadas de Pneumologia em MF dos Açores e Continente – Simpósio FLU] – 1.248,45 €

Contrato nº 295 (2022)
Sanofi [15ªs. Jornadas de Prevenção do Risco Cardiovascular para MF – Simpósio] – 1.177,11 €

Contrato nº 296 (2022)
Sanofi [14º CONGRESSO NACIONAL DO IDOSO, GERIATRIA 2021] – 1.070,1 €

Contrato nº 297 (2022)
Sanofi [32ªs Jornadas de Medicina Familiar da Madeira e Continente] – 848,09 €

Contrato nº 298 (2022)
Sanofi [12as Jornadas de Pneumologia do Algarve para Medicina Familiar] – 803,19 €

Contrato nº 299 (2022)
Sanofi [41º Congresso Português de Geriatria e Gerontologia] – 713,4 €

Contrato nº 300 (2023)
AstraZeneca [Congresso ECCMID 2023] – 2.561,28 €

Contrato nº 301 (2023)
AstraZeneca [Congresso ECCMID 2023] – 2.561,28 €

Contrato nº 302 (2023)
AstraZeneca [Scientific ExChange Meeting at ECCMID 2023] – 1.200 €

Contrato nº 303 (2023)
AstraZeneca [Scientific ExChange Meeting at ECCMID 2023] – 1.200 €

Contrato nº 304 (2023)
AstraZeneca [AZ COPD Forum on the Road – Reunião Lisboa] – 1.000 €

Contrato nº 305 (2023)
AstraZeneca [Simpósio Patient Care 2023] – 1.000 €

Contrato nº 306 (2023)
AstraZeneca [Simpósio Patient Care 2023] – 1.000 €

Contrato nº 307 (2023)
AstraZeneca [AZ COPD Forum on the Road – Reunião Lisboa] – 1.000 €

Contrato nº 308 (2023)
AstraZeneca [Sessão lançamento Evusheld – Tixagevimab/Cilgavimab Internal Scientific Training] – 750 €

Contrato nº 309 (2023)
AstraZeneca [Reunião ECCMID 2023: COVID19 Unmet Need] – 76,22 €

Contrato nº 310 (2023)
AstraZeneca [Reunião ECCMID 2023: COVID19 Unmet Need] – 76,22 €

Contrato nº 311 (2023)
BIAL [Congresso Pneumologia do Norte 2023-Palestra Dr. Filipe Froes Simpósio Meet the Professor 10 março 2023] – 1.377,6 €

Contrato nº 312 (2023)
LEO Farmacêuticos [Webinar Otimização da Tromboprofilaxia com HBPM em doentes com pneumonia COVID-19] – 1.000 €

Contrato nº 313 (2023)
Merck Sharp & Dohme [42st ISICEM – International Symposium on Intensive Care Emergency Medicine] – 2.112,53 €

Contrato nº 314 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Reunioes Doenca Pneumococica] – 1.980 €

Contrato nº 315 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Reunioes Doenca Pneumococica Lisboa e Coimbra 2023] – 1.980 €

Contrato nº 316 (2023)
Merck Sharp & Dohme [COVID-19 EUCAN MER Expert Input Forum] – 1.100 €

Contrato nº 317 (2023)
Merck Sharp & Dohme [14º Congresso de Pneumologia do Centro-Ib.] – 990 €

Contrato nº 318 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Revisão dos casos clínicos, Junho 2023] – 990 €

Contrato nº 319 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Simposio CongPneumoNorte] – 990 €

Contrato nº 320 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Reunião Vaxneuvance Braga – Prevenção da Doença Pneumocócica] – 609,58 €

Contrato nº 321 (2023)
Merck Sharp & Dohme [ID Clinical Cases] – 550 €

Contrato nº 322 (2023)
Merck Sharp & Dohme [XXX Congresso de Pneumologia do Norte] – 180 €

Contrato nº 323 (2023)
Merck Sharp & Dohme [Reunião Vaxneuvance Porto – Prevenção da Doença Pneumocócica] – 133,1 €

Contrato nº 324 (2023)
Merck Sharp & Dohme [14º Congresso de Pneumologia Centro Ibérico 2023] – 123,5 €

N.D. A descrição, entre aspas, é aquela que consta no Portal da Transparência e Publicidade. No caso de empresas subsidiárias de farmacêuticas, optou-se por as agregar e atribuir o apoio (e relação comercial) à empresa-mãe.

O jornalismo independente DEPENDE dos leitores

Gostou do artigo? 

Leia mais artigos em baixo.