Pedro Almeida Vieira
"Filipe Alves, ou a hipócrita solidariedade de um torpe homúnculo"

André Carvalho Ramos, pivot da CNN Portugal, anunciou que ia fazer media training num curso organizado pela empresa de comunicação (GCI) onde o filho de António Costa é director-geral. O jornal Eco noticiou. O PÁGINA UM escreveu depois que essas funções eram (e são) incompatíveis com o Estatuto do Jornalismo. A Entidade Reguladora para a Comunicação Social 'borrifou-se' para a promiscuidade e censurou o PÁGINA UM por não dar o 'contraditório' a uma evidência que o próprio visado confirmara no seu próprio perfil do LinkedIn. O mundo do jornalismo às avessas construído por fariseus...
Perante a polémica em torno do novo livro de Manuel Pinto Coelho sobre o colesterol, eis a pena cáustica do ‘nosso’ Brás Cubas.
Estava previsto para esta quinta-feira, no Campus de Justiça, que Henrique Gouveia e Melo prestasse declarações no julgamento movido contra o director do PÁGINA UM. Foi adiado. Mas a investigação documental do nosso jornal revela que, ao contrário da narrativa oficial, o então líder da 'task force' negociou mesmo a vacinação contra a covid-19 de quatro mil médicos não-prioritários, em articulação com o então bastonário e hoje deputado do PSD, Miguel Guimarães, sem base legal na norma da Direcção-Geral de Saúde nem competências para o fazer. O Ministério Público, em vez de investigar estas ilegalidades, decidiu acompanhar a acusação contra o PÁGINA UM.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
Na mesma semana em que decorria a Web Summit, e Lisboa se tornava por uns dias a capital da Inteligência Artificial, o PÁGINA UM visitou o antigo Casal Ventoso. Enquanto na zona oriental da cidade se falava de avanços tecnológicos, na outra ponta de Lisboa — na encosta ocidental da freguesia de Campo de Ourique — o cenário era de recuo histórico: toxicodependentes em tendas improvisadas, túneis ou edifícios em ruína, e seringas, dejectos humanos e lixo espalhado em qualquer ermo. Esta é a terceira reportagem do PÁGINA UM sobre os problemas da capital, desta feita acompanhado pelo psiquiatra Luís Patrício, uma “autoridade nacional” em matéria de prevenção e tratamento da toxicodependência.
Ao longo de mais de um ano, Brás Cubas — a célebre personagem de Machado de Assis — analisou, com mordacidade e sátira, a política e a sociedade portuguesas do século XXI. Cerca de cinquenta dessas crónicas, revistas e editadas, dão forma ao 'Correio Mercantil de Brás Cubas', onde enfim se revela o amanuense por detrás dos escritos: Pedro Almeida Vieira, que regressa à Literatura, com olhar sobre a realidade, quase uma década após a sua última obra. Contribua também aqui para o sucesso do PÁGINA UM, que manterá o preço de 15 euros por mais alguns dias.
A cisão promovida no ano passado para “salvar” o Jornal de Notícias e a TSF revela agora o seu verdadeiro rosto: a Notícias Ilimitadas afunda-se com prejuízos pesados, a Rádio Notícias está à beira do colapso e a Global Notícias entrou em falência técnica. A prometida ressurreição tornou-se um triplo desastre financeiro.
A opinião de Luís Gomes a propósito de uma recente entrevista de António Filipe, candidato presidencial apoiado pelo PCP, emitida pela CNN.
Brás Cubas aborda a epifania genealógica do Correio da Manhã: a partilha de genes entre CR7 e Gouveia e Melo.
Elisabete Tavares presta uma singela homenagem a Carlos Pontes, antigo jornalista da Reuters.
As datas importam para percebermos que, afinal, isto não está assim tão diferente.
Apesar dos alertas sobre a nova subclade K do vírus A(H3N2) e do desfasamento vacinal admitido pelo ECDC — a agência da União Europeia responsável pela vigilância epidemiológica —, os dados do último Inverno australiano mostram o contrário do alarmismo europeu: circulação estável, internamentos moderados e ausência de pressão estrutural nos hospitais. Não há sinais de um Inverno severo.
iras não perde tempo: mal assentou a poeira das autárquicas, Isaltino Morais abriu a temporada dos festins municipais, garantindo cocktails, tamboris e margaritas pagas pelos contribuintes. Com contratos de quase 1,5 milhões entregues a uma empresa recém-convertida à restauração, o município prepara-se para brindar, em grande, à custa do erário público.
Há 125 dias, 19 horas, 11 minutos, 21 segundos
que a Global Notícias devia ter as suas contas entregues.
Mas prefere perguntar pelas do PÁGINA UM.
Pedro Almeida Vieira

Pedro Almeida Vieira

Elisabete Tavares

Pedro Almeida Vieira

Luís Gomes

Paulo Casaca

Foram três ministros da Saúde — Marta Temido, Manuel Pizarro e Ana Paula Martins — a recusar o acesso público à maior base de dados de internamentos hospitalares do país. Mas, após uma sentença, dois acórdãos e a ameaça de coimas diárias ao Conselho Directivo da ACSS, o organismo capitulou e entregou mais de 38 milhões de registos. O PÁGINA UM avançará agora com uma equipa multidisciplinar para radiografar 25 anos de Serviço Nacional de Saúde.
O PÁGINA UM revela hoje como o Centro de Estudos Judiciários ignorou o Código dos Contratos Públicos na escolha da empresa que realizou a primeira avaliação psicológica dos candidatos a magistrados — e como a Ordem dos Psicólogos decidiu os peritos da segunda avaliação através de um sorteio que colocou o mérito de lado. Depois disto, poucos estranharão que a Justiça em Portugal ande pelas ruas da amargura; ou, melhor dizendo, por sendeiros esburacados — veredas esventradas — por onde apenas passam sendeiros escanzelados: cavalgaduras velhas e ruins.
O PÁGINA UM revela, na íntegra, o polémico inquérito psicológico aplicado pelo Centro de Estudos Judiciários aos candidatos a juízes e magistrados do Ministério Público — um questionário com perguntas absurdas e potencialmente discriminatórias. Entretanto, a editora Hogrefe, que afirma deter licença exclusiva do teste PAI, adaptado pelo gerente da Think About, pressionou o PÁGINA UM para não revelar o inquérito, dizendo não corresponder ao usado, mas não mostra o oficial.
Os municípios da área do Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra podem considerar-se privilegiados: recebem agora a juíza Telma Nogueira, que em Lisboa conseguiu a proeza de conduzir ao longo de 34 meses um processo de intimação do PÁGINA UM contra o Ministério da Saúde — relativo ao acesso aos contratos das vacinas contra a covid-19 — sem jamais decidir. Produziu 31 despachos, prolongou sucessivos prazos, pediu traduções desnecessárias e expurgos, mas nunca proferiu sentença.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
O Ministério Público arquivou o processo-crime por difamação movido pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins, pelo deputado Miguel Guimarães, por Eurico Castro Alves, duas ordens profissionais e pela indústria farmacêutica contra o director do PÁGINA UM. Num despacho de 72 páginas, o MP concluiu que a investigação jornalística sobre a campanha "Todos por Quem Cuida" — que envolveu 1,4 milhões de euros e está pejada de ilegalidades e irregularidades — não cometeu qualquer crime, mas apenas cumpriu o dever de escrutínio público.
A pretexto da reacção de Luís Ribeiro sobre a escrita de artigos noticiosos em cumprimentos de contratos de marketing.
Foi preciso uma sentença, um acórdão e um pedido de aplicação de sanção pecuniária compulsória. O PÁGINA UM revela (e apresenta uma avaliação individual) dos 52 relatórios do Instituto Superior Técnico escondidos durante 32 meses pelo seu presidente, Rogério Colaço.
Um juiz recém-nomeado no Tribunal Administrativo de Lisboa fez uma interpretação temerária da lei ao tentar isentar o Conselho Superior da Magistratura do cumprimento da Lei de Acesso aos Documentos Administrativos. O Tribunal Central Administrativo Sul travou a decisão, lembrando que nem mesmo o órgão máximo da magistratura pode escapar às regras da transparência e do escrutínio público.
O escritor Paulo Moreiras, colaborador do PÁGINA UM nas recensões literárias, venceu o Prémio PEN de Ficção Narrativa com 'A Vida Airada de Dom Perdigote'.
UUm jovem etéreo, entre a inocência e a sedução, encarna o anjo que não morre — apenas cai, suavemente, do olhar de quem o contempla. Um conto de Sílvia Quinteiro.
O jornalismo independente (só) depende dos leitores.
Não dependemos de grupos económicos nem do Estado. Não fazemos fretes. Fazemos jornalismo para os leitores, mas só sobreviveremos com o seu apoio financeiro.
Lourenço Cazarré, confesso profano nas lides do futebol, desmonta com ironia o velho mito nacional: o Brasil já não é o país do futebol.
Se há coisa sobre o fado que é controversa, é a sua origem. Sérgio Luís de Carvalho, colaborador pontual do PÁGINA UM, abre o livro sobre esse enigma em 'Lisboa Fadista', cujo primeiro capítulo mostramos em pré-publicação.