MANDATO DE LICÍNIA GIRÃO MARCADO POR DESPESISMO
Em Outubro do ano passado, a saída de três membros da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) veio acompanhada de acusações de despesismo da presidente, Licínia Girão. As contas de 2024, entretanto reveladas, mostram uma gestão financeira desastrosa: a entidade de acreditação e disciplina dos jornalistas — que antes de Licínia Girão sempre apresentara lucros — registou o terceiro ano de prejuízos, mesmo com as receitas a subirem. Em apenas dois anos, os fundos patrimoniais desceram 45%, sobretudo por causa de honorários e senhas de presença dos membros da CCPJ. Se este ritmo se mantiver, bastam mais três anos para a entidade entrar em falência.
CORREIO MERCANTIL
Brás Cubas dá um piparote em Carlos Moedas, que troca jacarandás por um parque de estacionamento.
EDITORIAL DE PEDRO ALMEIDA VIEIRA
E-MAIL DA BASTONÁRIA INCENDEIA CAMPANHA
Uma mensagem da actual bastonária da Ordem dos Advogados fez estalar o verniz numa classe profissional que se arroga de ter classe. A poucos dias da segunda volta, que se realiza esta segunda-feira, Fernanda de Almeida Pinheiro acusou as listas de João Massano (seu adversário ao cargo) e de José Costa Pinto de serem "meros peões" da Associação das Sociedades de Advogados de Portugal.
BANDA BRITÂNICA JAMES APARECE DE SURPRESA E LEVA QUASE 200 MIL EUROS
Há duas semanas, o município de Vila Real, liderado pelo socialista Rui Santos, anunciou o programa de festas do centenário da elevação a cidade. Havia nomes sonantes da música portuguesa – Rui Veloso, Xutos & Pontapés ou a atracção do momento, Nininho Vaz Maia –, mas a autarquia "esqueceu-se" de revelar a banda britânica James, que vai receber um cachet de quase 200 mil euros. Sem ter sido anunciado um orçamento para a centena de eventos, a conta ultrapassará meio milhão de euros.
TRANSPARÊNCIA: PÁGINA UM APRESENTA 25.ª INTIMAÇÃO
Luís Montenegro é apenas um dos muitos sócios de sociedades de advogados que beneficiaram da liberalidade do Banco Português de Fomento (BPF), que distribuiu dezenas de ajustes directos para serviços jurídicos e de consultadoria. Perante a recusa do banco público em facultar provas da execução dos serviços, o PÁGINA UM intentou esta quinta-feira uma intimação junto do Tribunal Administrativo para apurar se existem ou não contratos fictícios com desvio de verbas públicas.
ARRANHADELAS
Aparentemente, as unhas do Serafim nem 'desfiam' ninguém, desta vez; na verdade, até estamos perante, 'provavelmente', um elogio à qualidade da edição em papel do Expresso.
AJUSTES DIRECTOS SEM RASTO DE TRABALHO
O Banco Português de Fomento recusa apresentar provas da execução de ajustes directos de consultoria e serviços jurídicos no valor de 2,3 milhões de euros, incluindo um que beneficiou a sociedade do actual primeiro-ministro.
ALTERAÇÕES MEDIÁTICAS
A Matemática pode não ser o forte de muitos jornalistas, mas na Lusa exagera-se e nem se consegue contar até 10 para imprimir rigor a uma notícia....
POLÍTICOS DE CENTRO-DIREITA EM PESO NUM MOVIMENTO QUE SE DIZ CÍVICO
A associação Honrar Portugal parece tudo menos espontânea. Em poucos dias, fez um site, tem agenda de presenças de Gouveia e Melo, e os estatutos mostram ter sido pensada para recolher apoios financeiros para o antigo líder da Marinha, embora tenha sede numa espécie de 'albergue espanhol' empresarial.
Jorge Amil Dias
Luís Gomes
Arthur Maximus
Pedro Almeida Vieira
Ruy Otero
Clara Pinto Correia
Tiago Salazar
REGULADOR DOS MEDIA 'ENSINA' A FAZER NOTÍCIAS PAGAS SEM PROBLEMAS
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) condenou a Impresa Publishing a uma coima de apenas 2.000 euros, mas dá 'dicas' aos media para continuaram a fazer publicidade travestida de notícias.
CRISE NA IMPRENSA
Foi a galinha de ovos de ouro, depois passou a ser a vaca que dava leite; agora mostra mais ser uma cabra vampirizada até à última gota de sangue – este pode bem ser um possível retrato alegórico da SIC, a empresa televisiva da Impresa, e a história de uma ‘mãe’ que está a matar a ‘filha’.
Antecipe as notícias que vão sair no P1.
32 MESES DE LUTA CONTRA O OBSCURANTISMO CIENTÍFICO
Foi preciso uma sentença, um acórdão e um pedido de aplicação de sanção pecuniária compulsória. O PÁGINA UM revela (e apresenta uma avaliação individual) dos 52 relatórios do Instituto Superior Técnico escondidos durante 32 meses pelo seu presidente, Rogério Colaço.
PÁGINA UM COLOCA NOVA INTIMAÇÃO NO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO
São centenas de dados eliminados em actas do Conselho Superior da Magistratura, segundo critérios incompreensíveis, usando, em muitos casos, o célebre 'XXX'. Nomes de juízes castigados, com más classificações ou com processos em atraso, são expurgados.
As unhas do Serafim 'desfiam', desta vez, em Filipe Froes que nem sequer sabe Matemática básica.
CONCERTO DE DARDUST
Crítica ao concerto de Dardust no Capitólio, em Lisboa, no dia 22 de Março de 2025.
NOVELAS IMPROVÁVEIS: ROMMEL EM JERUSALÉM
MENDO CASTRO HENRIQUES - Quinto episódio
REVÓLVER VACILANTE
Paulo Vero revisita memórias de uma infância e uma peculiar matrícula.
Pindorama
Um conto do escritor brasileiro Lourenço Cazarré, sempre aos domingos, quinzenalmente.
TEM DIAS
Um conto de Sílvia Quinteiro.